1 ANO DE BLOG- A FASE INTERMEDIÁRIA

Continuando a nossa retrospectiva do primeiro aniversário do blog, vamos relembrar a fase intermediária do blog, que vai de 1º de fevereiro, quando o blog passou a se chamar Josivandro Avelar (antes se chamava Diário do Josi) até 24 de abril, quando as postagens do blog passaram a ser escritas no Live Writer.

O mês de fevereiro começa com a mudança de nome e endereço do blog, que de Diário do Josi passa a ter o meu nome. A matéria Em meu nome explica porque o blog assumiu a minha identidade.

Com a mudança vieram várias outras mudanças: a estreia das tags lyceu, atual e interessante e em linha, esta última que estreou com uma notícia que durou só cinco dias. Notícias do dia, tema com o maior número de posts do blog (63 até agora), estreou como um post, virou tema do blog somente no mês seguinte.

Em fevereiro o blog noticiou a troca de governador da Paraíba e o início da transformação do Viaduto Damásio Franca em túnel. A folia do carnaval tomando conta dos bairros. O decorrer da turbulência política em que a Paraíba passava. Matéria sobre a falta de moedas no comércio. A ressaca pós-carnaval. E ainda a histórica matéria Para a menina dos meus sonhos, que nada mais era do que uma simples e singela mensagem de aniversário para uma ex-colega. Na noite do dia da publicação da matéria, o blog enfrentou problemas técnicos provavelmente gerados pelo grande número de visualizações da mesma matéria.

O difícil mês de março foi marcado por problemas de ordem pessoal (perda da minha tia e, no mês seguinte, da minha avó). Aos poucos superando as dificuldades das perdas, era hora de mudar mais uma vez.

No mês de março o blog passou por importantes alterações em sua estrutura. O número de postagens na home do blog passou de 10 para 20 (no início eram sete). O blog ainda passou a adotar o visual stretch em sua página: antes, o blog tinha dois espaços laterais em branco, fazendo com que o blog em si se resumisse a um espaço estreito, e hoje as postagens e tudo mais que tem do lado estão distribuídos em todo o espaço da tela.

Foram ainda lançadas no Orkut as comunidades Blog Josivandro Avelar e Eu conheço Hallison, esta última criada em referência ao colega de classe Hallison Fernan. A matéria sobre Hallison é a primeira a disponibilizar links no texto, que são sinalizados pelas palavras grifadas em azul. Hallison ainda tem uma página oficial, mas que não é atualizada desde agosto do ano passado (antes mesmo deste blog nascer). O blog foi ainda 100: entre março e abril, chegou aos 100 dias, fez uma postagem em 100 palavras, e alcançou a marca de 100 postagens.

Foi ainda lançado o blog de desenhos, o Josivandro Avelar 2, que tem um visual parecido com este blog, sendo que em vez do azul, predomina a cor verde. As cores também deram o ar da graça na postagem Ultravioleta.

Já que estava falando nele, o mês de abril foi o mês em que o blog chegou a 100 postagens. E foi o mês dos pontos facultativos, representados num infográfico postado junto com a matéria Semanas Incompletas, infográfico esse que ficou conhecido como “Calendário dos dias parados”. E falando em 100 em abril o blog ainda chegou novamente a marca de 100 postagens, só que de todo o ano de 2009, sem contar as 18 de 2008.

A partir do dia 24 de abril, as postagens passaram a ser editadas em um programa chamado Windows Live Writer. E a última postagem escrita em fonte Verdana foi sobre dois erros cometidos por mim em duas postagens, citando que a matemática era mesmo uma matéria exata. A partir daí, as matérias passaram a ser escritas com fonte Candara. E é da fase Candara que falaremos na próxima postagem da retrospectiva do primeiro aniversário do blog. É só aguardar.

Compartilhe este post