Quem é Josivandro Avelar?

O que mais queria foi correr atrás daquilo que eu quero realizar. E correr atrás dos sonhos não é fácil. Por isso, resolvi começar por aqui.

Quem sou eu?

Meu nome é Josivandro Fernandes de Avelar. Nasci no dia 24 de setembro de 1988 em João Pessoa, Paraíba, onde moro até hoje. Sou o filho caçula de José Freire de Avelar e Arivanda Fernandes de Avelar. O meu nome, Josivandro, vem da mistura dos nomes dos meus pais, José e Vanda. Tenho três irmãos.

Aos nove meses de idade já falava minhas primeiras palavras. Aos três anos, já desenhava na areia da minha rua, que na época não era calçada. Já consideraram à época que eu era superinteligente, que eu lia com facilidade tudo que aparecia pela frente e até mesmo palavras em inglês. Até apareci em programas de televisão por isso. Comecei a minha vida escolar diretamente da alfabetização, sem ter passado pelo jardim de infância.

Aos poucos o estudo foi abrindo novas possibilidades e novos sonhos. Já estudei nos colégios Eco (metade da alfabetização), Monteiro Lobato (outra metade da alfabetização), El Shaddai (1ª até 3ª série), Gustavo Amorim (4ª série) e Escola Municipal Santa Ângela (5ª a 8ª série). Fiz o Ensino Médio no Lyceu Paraibano, um dos maiores e mais concorridos colégios da Paraíba. Fiz também cursos de pintura e desenho no Centro Estadual de Arte, entre 2003 e 2006. Sou formado em Publicidade e Propaganda no IESP – Instituto de Educação Superior da Paraíba (hoje Uniesp Centro Universitário), curso que fiz entre 2010 e 2013.

Meu objetivo é seguir pelo caminho da comunicação. Construir uma comunicação realmente plural. Expressar ideias de forma livre. Já tinha em mente a ideia de construir um canal de comunicação onde pudesse expressar minhas ideias. Pretendia fazer jornalismo, porém apareceu a oportunidade de fazer Publicidade e Propaganda. E quando fiz gostei muito, já que podia soltar a imaginação e expressar na minha integralidade todas as possibilidades de expressar as minhas ideias, com palavras, ilustrações, som, imagem, movimento, todas as formas de expressão, coisas que sempre fazia aqui nos blogs.

Talvez achasse naquela ocasião que o jornalismo não me oferecesse essas possibilidades, mas quando se nasce para uma missão, você segue com o coração. Acredito que contar histórias, observar a cidade e vivenciar experiências através do jornalismo é a minha missão e logo partirei para ela. Sempre há de aparecer experiências, afinal uma experiência nunca substitui outra experiência, ela a complementa e tudo vira uma grande experiência. O segredo disso é nunca deixar de aprender. Aprender algo novo todos os dias.

No dia 23 de dezembro de 2008, nasceu o meu blog. O primeiro nome dado a minha página era Diário do Josi, mas em fevereiro de 2009 o blog passou a ter o meu nome.

No ano de 2009 tive alegrias e tristezas. Perdi a minha tia e a minha avó. Mas depois dos momentos difíceis veio a alegria: no dia 3 de novembro, nasceu meu primeiro sobrinho, Gustavo.

No dia 23 de setembro de 2011, o Blog Josivandro Avelar ganha endereço próprio, passando a ser josivandroavelar.com. Essa mudança consolidou a autoafirmação e a credibilidade do blog.

Em 2013, passei a tratar de uma característica minha – não sei se posso considerar isso um problema. Tenho o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, e por conta dele, desenvolvi manias as quais me incomodavam e volta e meia me incomodam, bem como me incomodo com algumas coisas sem ter uma razão concreta e aparente para tal. Percebendo que isso incomodava muito a mim e poderia me atrapalhar como pessoa, tive coragem e procurei ajuda. O problema – ou seria característica – começou na infância, e pode estar associada a outras coisas as quais ainda estão para ser realmente confirmadas. Da necessidade de expor o problema e não se esconder, passei a mudar muito o meu modo de ver o mundo.

É a partir de desafios visando ocupar a mente e esquecer os problemas, bem como aceitar os erros e tentar fazer tudo de uma vez sem repetir nem revisar, que surgem ideias como o #48folhas e o #96folhas, onde a partir deles faço desenhos em cadernos com o objetivo de não arrancar nenhuma página. Por isso não poderia desanimar. Daí surge o lema #naodesanime.

Em 9 de agosto de 2014, o Blog Josivandro Avelar migra para um novo servidor e muda de plataforma. Após 5 anos e 8 meses na plataforma Blogger e partindo da necessidade de uma maior autonomia e profissionalismo para as páginas, o blog – e seu então projeto auxiliar, o All types & Fotoartes, criado em 2012, passam para a plataforma WordPress.org. A partir de 12 de agosto de 2015, após 3 anos e 11 meses no domínio josivandroavelar.com, o Blog Josivandro Avelar passa a ser acessado num novo endereço: josivandroavelar.com.br. O antigo domínio foi recuperado em 14 de julho de 2020, desse modo, o blog pode ser acessado nos dois endereços.

Em 9 de junho de 2016, ganhei o meu segundo sobrinho, Gabriel.

Desde 12 de julho de 2017, este blog passou a ter uma luneta como marca, assim como ganhou o lema de ser a “Luneta de um planeta”, uma referência a agência que criei junto com minha amiga Anne Aline, a 612 Comunicação. A agência foi lançada no dia 16 de abril de 2017 – um domingo de Páscoa. A 612 ficou com esta página após sua criação, como um patrimônio e uma espécie de “cobaia”.

Em 23 de setembro de 2020 foi publicada a primeira web story, experiência imersiva de publicação do qual este blog é pioneiro no estado da Paraíba e um dos primeiros a adotar o formato no país, dando um impulso significativo ao blog.

Em 24 de fevereiro de 2021 foi lançado o podcast do blog, o Luneta Sonora, definido como “um podcast que fala sobre tudo e nada ao mesmo tempo”. O nome é uma referência ao símbolo do blog e sua característica de se fazer ouvir da mesma maneira que é lido, que é visto.

Atualmente, o meu foco total está na redação e na criação de sites e estratégias de conteúdo e mídias sociais, diante da vocação em comunicar e contar histórias que falou mais alto.

Aos 32 anos, esta pequena biografia ainda pode crescer, pois há muita estrada pela frente.

O que você mais gosta de fazer, Josivandro Avelar?

Gosto de ler e escrever sobre tudo, e expressar minhas ideias. Ou seja, criar e transformar isso em textos.

Na área de criação, já fiz vários desenhos e miniaturas de automóveis quando criança até a adolescência. Desde criança, gostava de desenhar na areia vários ônibus que via nas ruas. Depois evoluí para o papel ofício, onde comecei a construir miniaturas. Pude expor vários dos trabalhos que fiz nesse período, como também obras recentes, como a série “Paisagens na Janela”, de desenhos feitos no computador. Criei all types (cartazes que usam apenas tipologias), e principalmente, fotoartes, usando imagens minhas ou de amigos e atribuindo a elas frases, ideias, pensamentos, sentimentos e o que mais viesse à cabeça. 

Com uma dessas imagens fui muito longe. A fotoarte Chega Jorge é até hoje a minha criação mais difundida. Alcançou mais de 900 compartilhamentos no Facebook. Por ocasião desses trabalhos terem repercutido tão bem, em 28 de dezembro de 2012 o antigo Blog de Desenhos foi substituído pelo All types & Fotoartes, um blog exclusivo para essas criações. E com a expansão dessas criações para mais além e com uma necessidade maior de focar na redação de textos, o All types & Fotoartes foi extinto e hoje toda a parte de criação está concentrada aqui no blog e na agência.

Na área da mídia, quero fazer diferente e olhar diferente. Ver que as coisas mudaram e precisam evoluir assim como as opiniões. Elas continuam as mesmas de 25 anos atrás mesmo que as mídias e as empresas tenham mudado, para melhor ou para pior. O meu objetivo é mostrar que se pode fazer diferente e que a mudança como querem propor em nada irá ajudar a real democratização da mídia.

O meu trabalho é e será com pessoas. Cada uma tem a sua linha de pensamento, e quero fazer o possível para que todas as linhas de pensamento tenham o seu espaço. Somar ao invés de dividir.

Nenhuma folha arrancada, nenhum post fora do ar, nenhuma ideia descartada.

Entendendo os algoritmos do Instagram WhatsApp não irá limitar quem não aceitar nova política de privacidade Truques para ativar a função de pagamentos do WhatsApp Como exibir o número de curtidas no seu Instagram WhatsApp libera função de acelerar áudios Storytelling da Luneta Novos recursos de áudio do Facebook E se eu não aceitar os novos termos de uso do WhatsApp? Visualizando o número de curtidas no Instagram Pagamentos pelo WhatsApp: aprenda como configurar Função de pagamentos do WhatsApp é liberada Recursos da integração do Instagram com o Messenger