1 ANO DE BLOG- A FASE PRIMITIVA (OU A FASE DIÁRIO)

Às 20 horas e 45 minutos do dia 23 de dezembro de 2008, entrava no ar o Diário do Josi, que em fevereiro foi rebatizado de Josivandro Avelar (o nome do que vos escreve).

O nome Diário do Josi não era dos melhores, mas era o que veio na minha cabeça. A ideia do blog veio da inesquecível turma 2º 30 de 2008 e um de seus integrantes, que na verdade reacendeu uma ideia que já tinha antes. Só faltava alguém adivinhar. Depois foi meu irmão que também adivinhou meu pensamento. Isso tudo depois que me decidi definitivamente pela Comunicação Social como carreira, sonho que se tornará realidade se eu fizer uma boa prova no PSS 3 na próxima semana.

Mas vamos voltar a 2008. Como começou minha incursão na blogosfera: pesquisando sobre o que é um blog e como se faz, decidi que iria finalmente criar o Diário. Iria fazer isso na manhã daquela terça-feira, mas depois de tanto pensar decidi que iria me aventurar sim, na noite daquele dia. E deu tudo certo: blog criado, foi a vez da primeira matéria, a mensagem de boas vindas: o nome da postagem? Bem-vindo ao Diário.

A matéria foi aberta assim, e esse era um dos dois parágrafos do texto que inaugurou o blog:

Agora eu, Josivandro Fernandes, lhes farei companhia. Depois de um tempo de planejamento e a boa visibilidade de minha página no Orkut por parte de meus colegas de escola, o Liceu Paraibano,em João Pessoa, decidi montar um blog. Aliás, esse foi uma idéia que tive por conta de que uma simples página de relacionamento era muito pequena para os meus sonhos, principalmente o de ser jornalista, de poder expressar minhas opiniões, e também ouví-los.

Trecho da primeira matéria do blog Josivandro Avelar, antes chamado Diário do Josi.

Dois parágrafos, para ser mais suscinto. E a era primitiva do blog foi marcada por matérias curtas e sem pé nem cabeça. Uma coisa de iniciante mesmo. Veja o arquivo de dezembro e note se parece com o blog que você está acostumado a ler. Os erros de formatação e buracos nas postagens (espaços em branco) eram frequentes. É treinando que se aprende…

Assuntos? Quase nenhum. Teve foi uma breve Coluna do Gel que só teve duas postagens e era redigida pelo meu irmão, revisada por mim. Os assuntos eram sempre desenhos das Paisagens na Janela ou Natal e Ano Novo (lembre-se que o blog nasceu na antevéspera de Natal), e ainda os famosos ônibus mensagem, que continham frases de amor, não vamos entrar em detalhes. As imagens consagraram o tema mais movimentado do blog até então: o Imagens e Mensagens.

Nesse período, várias matérias foram comentadas pela então audiência do blog (irmãos e colegas). A matéria mais comentada da história do blog, marca que até hoje não foi quebrada ainda, foi a matéria “Como é que é?” (a segunda do blog), com quatro comentários, dois meus.

A postagem mais curta (que é quase um tweet) e a pior postagem também foram ao ar no primeiro mês do blog. 2009 chegou, e trouxe consigo os primeiros assuntos a serem discutidos. A primeira postagem do ano trouxe mudanças que começaram a acontecer na meia-noite da virada. Nem sabia que o terceiro ano que iria fazer seria o 37, mas sabia desde já que podia contar com pessoas que sempre estão do seu lado para qualquer coisa, e sempre que você precisa. (trecho da matéria “Para a minha turma”, a segunda do ano).

Ainda assim, continuei a postar desenhos, na maioria de ônibus, com mensagens. Foram criadas as fictícias empresas Menina dos Sonhos e Princesa. O misterioso ônibus dourado. Os ônibus jornal (que mais tarde inspiraram o papel de parede de meu Twitter). Material escolar e outros assuntos da comunidade, e os primeiros movimentos do carnaval desse ano deram início aos assuntos do blog (veja o arquivo de janeiro do blog).

Com uma matéria sobre senso crítico e uma sequência de erros que nunca mais se repetirão, chegou ao fim a primeira fase do blog, ou a era do Diário. De todas as críticas que recebi, a que mais pesou para que o blog mudasse foi a minha autocrítica. Sabia que tinha de mudar, estava aprendendo a comunicar. Assim, na manhã do dia 1º de fevereiro de 2009 o nome e o endereço do blog foram mudados para o meu nome, uma forma de dar ao blog a minha cara e a minha identidade, passar um pouco da minha personalidade para as minhas matérias.

Nome novo, ideias novas. Na próxima postagem o blog entra na fase da adolescência, a fase intermediária, fase essa que você vai conferir na próxima postagem da retrospectiva do primeiro aniversário do blog Josivandro Avelar.

Compartilhe este post