Image

Mais um golpe manjado no WhatsApp

Sabe aquele golpe manjado no WhatsApp que eu contei em um post do ano passado? Pois bem, apareceu mais um, dessa vez no número da 612 Comunicação.
, ,

Em agosto do ano passado, fiz uma web story sobre um golpe manjado do WhatsApp, que eu recebi através do número do Luneta Sonora sobre uma proposta de emprego visivelmente falsa e tosca. Pois bem, esse post tem feito o maior sucesso 14 meses depois de ter ido ao ar, com direito a depoimentos de leitores sobre golpes parecidos que eles receberam em seus telefones.

Mas acha que ficou só nisso? Quando eu fui conferir as mensagens de mais um telefone, dessa vez o da 612 Comunicação, sabe quem apareceu? Ele mesmo, mais um golpe manjado! O mais incrível é o fato de o golpista ter enviado a mensagem para o número de telefone de uma empresa, tanto que os prints que você vai ver a seguir são no WhatsApp Business (cabeçalho cinza).

Ora, se é o telefone de uma empresa, por que enviar uma proposta de emprego? Uma pista de que os golpistas usam automação para disparar as mensagens, pois quando se tem números aleatórios para enviar as mensagens, não se sabe o que é número pessoal nem número de empresa, nem se o número está ativo ou inativo. Eles mandam “de bolo”.

O golpista da vez se apresentou como se fosse um “gerente geral do projeto Mercado Livre”, usando desse jeito o nome do marketplace, fazendo uma proposta mirabolante de trabalho de meio período com salário diário (veja bem, diário) de 500 a 2000 reais. Tudo, logicamente, mentira. Mais uma tentativa de golpe printada e denunciada com sucesso – só não se sabe o que o WhatsApp vai fazer.

Se na vez passada o DDI era da Indonésia, dessa vez o DDI deste telefone é +91, que é o DDI da Índia. Novamente lembrando, pode ser que o golpista não seja de lá. Mas o português da mensagem é bem truncado. Quanto ao nome da empresa, a pesquisa do Google não retorna nada, ou seja, a empresa não existe.

Relembre: O manjado golpe do emprego no WhatsApp

Esses golpistas induzem os usuários a comprar cursos e outros “produtos”, mas no fim não oferecem emprego nenhum. Em vez de ganhar, você perde dinheiro. Tudo isso está bem explicado na matéria acima, que impediu muitas pessoas de caírem nesse tipo de cilada.

E mais uma vez, tem web story da semana, contando mais um causo de golpe manjado, justamente o que eu relatei no início deste post. Afinal, o golpe é tão tosco que enviaram mensagens para o telefone de uma empresa!

Evite cair nesse golpe manjado

Mais uma vez é importante lembrar que empresas como Amazon e Mercado Livre, assim como qualquer outra empresa séria, não recrutam profissionais desse modo. Não clique nos links, nem retorne os contatos. Denuncie ao próprio aplicativo e bloqueie. Se alguém caiu nesse golpe, oriente a pessoa a fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada.

Empresas que recrutam profissionais o fazem através de ferramentas como Indeed, Catho, vagas.com, gupy.io, bem como no LinkedIn, onde empresas possuem contas verificadas. Também é recomendável procurar o SINE municipal ou estadual da sua região, pode haver vagas de emprego no seu perfil por lá.

Um ano depois que eu coloquei aquele post no ar, não surpreende ele continuar viralizando. Afinal, os golpistas ainda acreditam que existam pessoas que vão cair nesse tipo de golpe. Mas o que não falta é informação mais do que suficiente para que você não caia neste tipo de cilada.

E se você tem alguma história assim para contar, relate nos comentários, assim como várias pessoas que não caíram nessa cilada fizeram e seguem fazendo no post do ano passado. Posso contá-la mais para frente em episódios do podcast Luneta Sonora, que você encontra nas principais plataformas de áudio.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  3. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  4. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  5. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
  6. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.