Antes de postar o próximo desenho da série, anuncio que isso quase não ia acontecer. Para quem não sabe, todas as fotos dos desenhos são feitas na parede do quarto oposta ao escritório, mas justamente na foto de hoje – que saiu – aconteceu um incidente. O caderno despencou da parede, mas passa bem.
O desenho passa bem também. Não poderia ser trocado por outro, pois o vídeo já havia sido gravado, editado e levado ao ar nas redes de vídeo. Até porque não rasgou, mas se desprendeu do caderno. Mas como eu vou explicar agora, isso não prejudica o andamento da série, que ainda tem mais um ano de frente.
Para quem não sabe o que é o desafio dos cadernos, eu conto: ele surgiu em 2013 num contexto de tratamento do TOC, final de faculdade, essas coisas. Começou com um caderno de 48 folhas e hoje já estou no sexto caderno – o terceiro de 96 folhas, já que os anteriores foram dois de 48 folhas, dois de 96 folhas e um menor de 40 folhas.
O princípio desse desafio que eu mesmo me estabeleci era fazer um desenho por folha e deixá-lo como está após a foto tirada e divulgada nas redes sociais. Por deixar como está, se entende por não arrancar a folha e descartá-la, no que acarretaria na interrupção da série, pois não teria mais o número determinado de folhas baseadas no caderno.
O incidente foi causado pelo desprendimento do caderno da prancheta comprada justamente para permitir que os desenhos sejam fotografados sem as interferências de cenário de séries anteriores. Isso embora as fotos sejam tiradas sem tripé, e aí que está o problema. Muitas vezes é preciso repetir as fotos por problemas de estabilidade e foco. É necessário repetir várias vezes até acertar. Isso quando não sai de primeira.
Depois do incidente, a contenção de danos entrou em ação e eu consegui recolocar a folha no caderno, na base do pincel com cola. Deu certo e a foto que vocês estão vendo nas redes sociais e verão a seguir no site foi feita após o incidente e a contenção de danos. Com um bom amassado corrigido.
Em 2023, serão feitos investimentos para a melhoria dos cenários dos desenhos, a começar pelo fato de que as fotos devem ser feitas na parede do escritório. Só basta fazer alguns ajustes. Pois por enquanto, o que temos é essa parede.
O próximo desenho será feito ainda nessa semana. E a série de todos os sábados continua. Como vai continuar a seguir, apresentando o desenho de hoje, que foi amassado no incidente, mas passa bem.
Lembram do meu pilar de #48folhas? Nenhuma folha arrancada, nenhum post fora do ar. Isso diz muito, isso diz tudo.