Image

#ContentTalks: 1 ano de Daily Prompt no site

O primeiro post de todos os dias do site completa 1 ano de perguntas respondidas e autoconhecimento puro. Mas ainda tem muito Daily Prompt para vocês me conhecerem melhor.
,

Hoje o Daily Prompt completa 1 ano de perguntas respondidas de forma ininterrupta. O primeiro post diário do site – e o único tema fixo de todos os dias da semana – completa 366 perguntas respondidas. A partir do meu ânimo para o futuro, primeira pergunta a ser respondida no Daily Prompt, nunca mais parei de participar desta dinâmica, que é a jornada de autoconhecimento deste editor que vos escreve. Mas tá, o que é o Daily Prompt?

As sugestões de escrita diária (que levam o nome de Daily Prompt em inglês) são um bloco gerado pelo Jetpack – um plugin do WordPress que ao mesmo tempo permite que o blog seja escrito em um aplicativo – que propõe uma pergunta diária a ser respondida pelo editor do site. O objetivo dessa dinâmica do Jetpack é inspirar os editores a terem uma rotina diária de escrita em seus blogs. E o Daily Prompt ajudou bastante na consolidação da agenda diária deste site.

Antes do Daily Prompt, o site tinha apenas o post semanal – o que hoje corresponde ao último post de cada dia e o penúltimo do sábado. Só que no sábado, já ia ao ar o resumo da semana no blog (hoje “A semana na Luneta”) totalizando dois posts. Depois foram sendo implantados aos poucos os destaques aleatórios para irem pareando, de modo que em poucos dias iam ao ar dois posts diários. Daí veio o Daily Prompt para ser o post que abre o expediente diário do site, sendo o único fixo de todos os dias.

Assim, o site passou a ter três atualizações diárias. Depois vieram os posts das artes digitais e o da #FolhaColorida, que foi implantado para os domingos para que hoje eu poste quatro posts todo dia. Uma agenda não nasce pronta, ela praticamente se constrói. De modo que foi aos poucos que o site passou a ter as atuais quatro atualizações diárias e uma programação estruturada.

Jornada de autoconhecimento

O Daily Prompt surgiu na “pegada” do Bloganuary, que funciona de uma forma parecida no mês de janeiro, com a diferença de que eu recebo os prompts pelo e-mail, e não através do app ou bloco como aqui. E surgiu num acaso: apareceu a pergunta, me veio ao instinto de respondê-la, e daí eu não parei mais. E quis que fosse a minha jornada de autoconhecimento ao longo de cada dia e cada rotina que eu tivesse, como tem sido até hoje.

E eu praticamente me descrevo em detalhes para as pessoas que me leem todos os dias, seja lá a que horas o Daily Prompt vá entrar no ar. Porque quando ele entra no ar, representa o começo da rotina diária, da programação fixa do site. É como se você se apresentasse todos os dias para as pessoas antes de iniciar efetivamente os trabalhos, e se apresentasse um pedacinho de cada vez a cada dia. É criar rotinas de trabalho para as pessoas criarem rotinas de leitura.

As 366 perguntas respondidas até hoje tratam de temas de rotina, de gostos, de preferências, enfim, você praticamente se apresenta no Daily Prompt como você é, o que o torna o tema mais humano no site mesmo que a pergunta seja selecionada automaticamente. E é uma surpresa que eu participo junto do próprio leitor, afinal, a cada dia eu espero cada pergunta da mesma maneira que o leitor espera o que eu vou responder.

As site graphs – as artes que aparecem no topo de cada post – específicas do Daily Prompt apresentam elementos específicos de cada um, por meio das quais o leitor já bate o olho e tem uma ideia do tema que vai encontrar, bem como eu posso colocar easter eggs nas artes para que o leitor identifique aquele elemento no texto. Criei uma estrutura própria para que elas sejam iguais, porém diferentes umas das outras. E sim, as site graphs são inspiradas em um elemento de infância (muitas coisas minhas são assim).

A inspiração das site graphs do Daily Prompt são as capas dos livros da série Vaga-Lume, principalmente os títulos das décadas de 1980 e 1990, que tinham uns visuais fascinantes e que retratavam a identidade de cada livro nas capas, mesmo elas sendo estruturalmente iguais, no que se podia ter ideia disso na contracapa, que reunia todas as capas dos livros da série. Cada capa tinha uma paleta de cores e elementos que remetiam a sinopse de cada título. Pois bem, quis fazer algo nessa linha no Daily Prompt, e aqui estão alguns exemplos:

Aos sábados, todas as sete perguntas são resumidas em forma de carrossel nas redes sociais pelo editor. E isso foi feito 52 vezes até agora, o mesmo número de dias de uma semana, a noção de quem está completando um ano e se dá conta de que esse ciclo se completa num dia 10 de junho. E eu estudo uma maneira de tornar as perguntas interativas, propondo aos seguidores as responderem junto comigo, por exemplo, em caixas de pergunta do Instagram.

Há 1 ano tudo isso começou, e vai continuar. Afinal de contas, vocês ainda não me conhecem completamente, e para me conhecer, vai levar um bom tempo. Afinal, nossa personalidade e nossas atitudes mudam ao longo do tempo, e eu registro tudo isso com o objetivo de refletir sobre como sou, como fui, e ter uma ideia do que eu sou e o que eu quero ser, mesmo que eu não faça a mínima ideia do que eu vou fazer daqui a um ano, por mais que você se planeje.

Se você quiser me conhecer melhor, me conheça nas respostas das perguntas do Daily Prompt. É o melhor cartão de visitas que eu posso lhes oferecer.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.