Image

As cores da estação

As estações do ano afetam sua percepção das cores ao seu redor? Se sim, como essa influência se manifesta?

As estações do ano afetam sua percepção das cores ao seu redor? Se sim, como essa influência se manifesta?

Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim

O desenho da semana passada do quarto caderno de #96folhas falava sobre as cores da estação. Trouxe ali cores que aqueciam, cores que trazem essas sensações, trouxe essas cores na forma da praia. A percepção das cores varia bastante de estação para estação, e eu posso citar um exemplo concreto justamente com a cor azul que aparece no desenho.

Veja a cor azul, que aparece no desenho. Ela é caracterizada como uma cor fria, mas ela já tem uma percepção completamente diferente quando eu coloquei no contexto daquele desenho, quando eu coloco em ambiente de praia. Ainda mais quando trago a cor em dois tons, para representar o céu e o mar.

E então, utilizar o azul num contexto de praia te faz lembrar naquele desenho que a cor azul é fria? Você imediatamente esquece desse contexto, eu diria. Mas de certo modo, ela está lá para de certo modo ajudar a amenizar o calor das cores quentes, se é que você me entende. Afinal, o que a gente procura quando está numa praia e quer tomar um banho de mar?

Assim como o próprio verde. Ela também é uma cor classificada como fria, mas quando eu coloco num ambiente tropical como aquele, as pessoas esquecem desse detalhe. Porque o contexto coloca a cor na estação, como se nada mais combinasse, e de fato nada combinou mais com a estação do que os tons de verde e azul que formaram a praia e a vegetação, que é verdade, não teriam como ser feitas com outras cores.

E dentro de um contexto e um cenário, fiz lembrar a quem vê que aquelas cores, naqueles tons, são as cores da estação.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo