Image

Siga o fio do rio

O outro post deu origem a este aqui sobre o Rio Jaguaribe e suas duas "fozes", ou desembocaduras, como queiram. Siga o fio do rio.

Essa parte bem peculiar da cidade de João Pessoa eu só notei – ou melhor, só me lembrei – quando fui resumir no Twitter o post anterior. É o fato do Rio Jaguaribe ter duas “fozes” – ou seja, ele tem dois pontos por onde ele deságua.

Por causa de um certo desvio – e nem precisamos explicar como esse desvio surgiu – que o Rio Jaguaribe faz justamente no Manaíra Shopping, ele é “cortado” literalmente na altura do estabelecimento. Segue o fio:

A foz natural seria – onde aliás a princípio segue sendo, e não sabemos como ainda está de pé por um milagre da natureza – no Oceano Atlântico. Essa foz é mais um limite entre João Pessoa e Cabedelo, pois é onde termina o Bessa e começa Intermares.

Aqui a imagem que eu preparei para o Twitter, para ilustrar melhor o que eu quero dizer. O rio depois do Retão de Manaíra parece um canal. O Bessa até tem os seus canais que desaguam ali, mas digo logo, é o rio.

Imagem de satélite mostrando uma panorâmica de João Pessoa e Cabedelo. Quadrado amarelo escrito "Foz do Rio Jaguaribe" em preto exibe em duas setas em sentidos opostos onde ficam as desembocaduras do rio. Fim da descrição.

A própria nascente do rio, para quem não sabe, é desfigurada; em tese fica no bairro Ernani Sátiro, mas foi aterrada e no fim o Rio Jaguaribe nasce no Cristo Redentor, literalmente em cima da BR-230. E nem precisamos falar sobre a poluição que corre no curso do rio.

E grande parte de tudo isso foi feito por nós, humanos, e nossa vontade desordenada de crescer. No que isso deu, deu em muita coisa. Até em momentos como esse que nós vivemos nesse momento.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.