Nesse limite sem limites, já passei várias vezes

Este foi um post completamente montado com base em uma thread rápida no Twitter que eu fiz explicando onde começa e termina Cabedelo. Eu já cruzei esses limites várias vezes – afinal eu fiz faculdade em Cabedelo. E atravessar três vezes por dia – até seis – o limite municipal era uma das rotinas mais incríveis da minha vida.

Então, só para vocês entenderem a confusão da semana – devido ao fato de um shopping que foi construído em cima do limite entre João Pessoa e Cabedelo -, desenvolvi aqui dois mapas para vocês entenderem melhor os limites, ou seja, onde é que cada cidade começa e termina. Vamos a explicação.

“Aqui é Cabedelo”

“Quando for fazer a capa do TCC, lembrem-se: aqui é Cabedelo, não coloquem João Pessoa”. Só lembrando da minha vida acadêmica que apesar de pegar ônibus de João Pessoa, foi em terras cabedelenses.

É assim: imagine que você tá dentro de um ônibus 1001 e você tá na Tancredo Neves. Sabe aquela ponte que você passa antes de entrar no viaduto da BR? Ali você entrou em Cabedelo.

Imagem de satélite das cidades de João Pessoa e Cabedelo. Cidade de João Pessoa aparece destacada na cor azul com os nomes dos bairros do Bessa, Aeroclube, Manaíra, São José, Bairro dos Ipês e Alto do Céu, em sentido anti-horário. Cidade de Cabedelo aparece destacada em amarelo. Fim da descrição.

Aí o mesmo ônibus 1001 passa depois da primeira entrada do Manaíra Shopping. Você voltou para João Pessoa.

Aí você dá a volta e volta para Cabedelo. O IESP – hoje UNIESP – onde eu fiz Publicidade fica em Cabedelo.

E aí você vai pegar o 5100 e depois do carro passar em cima do viaduto do Forrock, passa em uma ponte. Ali é o desvio do rio. Pronto, você voltou para João Pessoa.

Em cima dos limites

O que que acontece: é que o Manaíra Shopping foi construído em cima do limite municipal, ou seja, o lado de lá paga impostos a uma cidade, o lado de cá a outra, cada lado, suas regras. Que dá nisso, mas tem mais umas coisinhas:

Imagem de satélite das cidades de João Pessoa e Cabedelo. Cidade de Cabedelo aparece destacada em amarelo. Fim da descrição.

Os estacionamentos do Bompreço (Big, Hiper, sei lá) e do Carrefour ficam em Cabedelo, mas os supermercados mesmo ficam em João Pessoa.

Algumas linhas de ônibus municipais – você já notou isso na thread – “invadem” o território de Cabedelo, caso das 1500, 5100, 5204, 5600… Até uma antiga linha intermunicipal de Cabedelo, a do Renascer, com terminal neste bairro do município, passou pro sistema de João Pessoa.

Outra coisa “maravilhosa” são os abrigos de ônibus da Prefeitura de Cabedelo implantados para essas linhas na BR. E recentemente a Prefeitura de JP asfaltou o Retão de Manaíra e a Tancredo Neves, instalou iluminação de LED… Na extensão toda. Até mesmo na parte de Cabedelo.

Essa rotina de mudar de cidade toda manhã e toda noite era divertida. Tem gente que nem sabe que trabalha ou estuda no município vizinho. Só descobre na fatura da nota, quando escreve correspondência… Ou na correção do TCC.

O melhor de tudo é que tem gente que ainda não sabe da “curva” que o Rio Jaguaribe faz exatamente no shopping. Desviado e cortado para quem vê do Google Maps.

Compartilhe este post