Image

O golpe do WhatsApp rosa

A promessa de "personalização" do aplicativo de mensagens na verdade é um scam que rouba dados. Proteja-se do golpe do WhatsApp rosa.
, ,

Confesso para vocês que toda vez que eu leio uma coisa dessas, dá uma raiva. Porque é muito fácil enganar quem não tem informação suficiente para saber que é um golpe. E que a gente tem que reafirmar isso um monte de vezes para te dizer: só baixe aplicativos das lojas oficiais, do App Store se você tiver iOS, do Google Play se você tiver Android. Por essa razão, fique atento a qualquer link suspeito que você receba.

É a história do WhatsApp rosa, que promete “personalizar” o aplicativo de quem baixá-lo. É claro que isso não poderia vir da fonte oficial, que lembrando, não há ainda como personalizar as cores dele. O que esse APK faz é simplesmente pegar dados, um scam. Aliás, vou usar logo uma linguagem direta: é vírus.

A denúncia é do consultor de segurança indiano Rajshekhar Rajaharia, que postou o alerta no Twitter. A Índia é um dos maiores mercados do aplicativo do Facebook no mundo, e por lá muita gente estava recebendo o link suspeito nos grupos. Fora que várias pessoas caíram no golpe, e lógico, tiveram problemas.

Detalhe para o layout amador do site que aparece nas imagens, se não basta o nome do aplicativo estar escrito errado nele. O Facebook jamais faria um layout tão primitivo que nem esse.

Tradução: “Cuidado com o WhatsApp Pink!! Um vírus está sendo espalhado em grupos #WhatsApp com um link para download de APK. Não clique em nenhum link com o nome WhatsApp Pink. O acesso completo ao seu telefone será perdido. Compartilhe com todos.

Não clique, não baixe, não instale

Se você recebeu um link suspeito em grupo de WhatsApp, apague, nem ouse clicar. E o mais importante: só baixe o WhatsApp ou o WhatsApp Business através das lojas oficiais no iOS (App Store) ou no Android (Google Play). É por esses meios que o aplicativo sempre recebe atualizações.

Não instale nada fora desses meios e se você fez isso, delete o aplicativo suspeito, limpe o cache do aparelho, desvincule os dispositivos. Se achar necessário, você pode limpar o aparelho voltando a configuração de fábrica, e reinstalando os aplicativos oficiais.

Também é importante lembrar que qualquer uso de APKs que não forem os oficiais implica no banimento do número do sistema do WhatsApp.

E mais importante ainda lembrar, de todas as vezes que reforço que é importante lembrar. Ainda não há nenhum meio de personalização do WhatsApp fora mudar o papel de parede. Mudar de cor ainda não é possível, então tenha paciência. Deixe os desenvolvedores do Facebook fazerem o seu trabalho.

Para manter a integridade da sua conta, utilize a verificação em duas etapas. E principalmente, evite cair nesse tipo de golpe.

Se existe informação, se existe pessoas que se comprometem a pesquisar e a informar, é para isso. Para que as pessoas fiquem atentas. Informação chega por canais oficiais, pelos blogs das desenvolvedoras, que os veículos de comunicação como este transmitem em linguagem direta para que as pessoas entendam.

Porque é desse meio que informação oficial chega. E não em grupo de WhatsApp.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.