O feed cronológico está voltando ao Instagram

O Instagram começou a liberar o recurso de feed cronológico em suas contas, dando a opção para o usuário escolher o que quer ver. Isso tá acontecendo aos poucos – não chegou ainda nos três perfis que administro*, que estão no final deste post. Mas isso representa um importante passo para entender o que os usuários querem ver. Até falei sobre como seria lá no início do ano, lembra?

Foram lançados dois modelos de feed: o “Seguindo”, que exibe as contas que você segue em ordem de postagem, e os “Favoritos”, que exibe as contas que você selecionou como tais num feed que você personaliza, igualmente em ordem cronológica. Você seleciona o que quer ver.

O feed padrão, que todo mundo conhece, é determinado pelos algoritmos, que distribuem aqueles conteúdos com os quais você mais se engaja, não levando em consideração se você tem relações offline com as contas, ou seja, entregava mais determinados conteúdos do que os dos seus amigos ou daquelas pessoas que você não vê pessoalmente há muito tempo.

Por um lado, o recurso agradou os usuários. Quem cria para marcas, nem tanto, com medo da queda de alcance orgânico dos posts. Vamos tentar chegar a um meio termo, afinal, como adivinhar o que as pessoas querem realmente ver no Instagram?

As minhas contas no Instagram

As contas que eu administro no Instagram são essas. E em nenhuma delas o feed cronológico chegou ainda, hein?

ATUALIZAÇÃO (23/03 23:41): A nova apresentação dos feeds chegou na minha conta @josivandroavelar. Ainda não nas demais. Quem puder, acessa agora – até 24 horas depois desta atualização, lógico – para conferir os prints.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair dos grupos do WhatsApp sem ser notado? Seria um sonho? A semana no blog- 8 a 14 de maio Como usar as reações em mensagens do WhatsApp A semana no blog- 1 a 7 de maio Novidades em teste no WhatsApp em múltiplos dispositivos