E o Instagram começou o ano como? Anunciando que vai mudar a apresentação do feed inicial

Para quem achava que iria escrever somente sobre os desafios que o WordPress me propõe todo dia quando chegam os e-mails do Bloganuary, o ano começou. E começou daquele jeito lá no Instagram, com uma mudança que vai mudar a maneira como você vê o feed de publicações da página inicial, ou seja, na ordem que você vê as publicações das pessoas que você segue.

A rede social anunciou que vai mudar a maneira de apresentação do feed inicial e dar a opção do feed cronológico, uma velha queixa dos usuários. O feed atualmente é composto, lógico, pelas contas que você segue, mas ordenadas por engajamento, e não de forma cronológica, uma maneira de privilegiar quem mais produz e quem mais interage com você.

Por um lado, os criadores de conteúdo temem perder essa prioridade pelos motivos lógicos; por outro as queixas dos usuários que reclamam que não estão vendo os conteúdos de seus amigos justamente por conta dos algoritmos. E bem, como conciliar todo mundo?

E quais vão ser os modelos de feed?

O Instagram estabeleceu três modelos de feed inicial, conforme figura abaixo. Assim como no Facebook e no Twitter, o usuário pode alternar as apresentações de acordo com as suas preferências.

Maneira que o Instagram vai apresentar o feed inicial. Recurso está em fase de testes.
Foto: Reprodução Twitter (@mosseri)

A saber quando os testes derem certo, os modelos de feed serão estes:

  • Home: onde vão aparecer os conteúdos ordenados pelo algoritmo, tal como já acontece atualmente. Mas a novidade desse feed é a possibilidade de ver conteúdos de contas que os usuários não seguem, no melhor estilo “For You” do TikTok (força do hábito, falei dele de novo).
  • Following (seguindo): onde vão aparecer, em ordem cronológica, os conteúdos das pessoas que você segue.
  • Favorites (favoritos): onde vão aparecer conteúdos das contas que você favoritou, uma vez que o Instagram irá adicionar o recurso de favoritar contas, justamente para esse feed. Se aparecer para você, me adiciona nos seus favoritos (eu não vou saber se você me colocou como favorito, nem você se alguém te favoritar). O usuário pode ainda gerenciar as contas favoritas, adicionando ou excluindo quem quiser da lista, mas sem deixar de seguir.

Essas novidades foram anunciadas pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri, no Twitter.

E pela primeira vez no ano de 2022, o recurso preferido da galera está aqui para falar dessas mudanças.

Como dito, essas mudanças começaram a ser testadas em algumas contas, não se sabe quando vai chegar para todo mundo, mas vai chegar. Portanto, fique atento aí na sua conta.

E qualquer coisa, siga-me no Instagram. E se tiver como favoritar, me favorite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.