3 ANOS DE HISTÓRIAS E MOMENTOS INESQUECÍVEIS

O Blog Josivandro Avelar completa amanhã 3 anos, e divulga o que as estatísticas (Google Analytics e mecanismo do Blogger) consideram que foram os posts mais vistos de toda essa história do blog. Cinco entre mais de 1100 posts publicados aqui.

A maioria deles não é de agora, é de muito tempo… E de certa forma, entraram para a história.

E está no ar o Top Five dos 3 anos do Blog Josivandro Avelar. Relembre junto posts históricos que contaram boas histórias aqui no blog. Histórias essas que são como um bom vinho: nunca envelhecem.

Os números são constantemente atualizados: a quantidade de visualizações de cada post publicada abaixo corresponde até o horário de fechamento da matéria.

1-Mania de Adolescente (publicado em 7 de junho de 2009)

As brincadeiras de amigos no post "Mania de Adolescente". A última moda que os usuários do Orkut adotaram é colocar em seus álbuns de fotografias desenhos de todos os tipos dizendo que “todo mundo tem um amigo assim”. A oportunidade perfeita para muitas pessoas dizerem o que realmente pensam de seus amigos. Coisas que seus amigos não tem coragem de dizer para você presencialmente. Eles fazem isso usando o recurso de marcação de fotos que existe no site de relacionamentos.(…)

(…)Como dizia o velho ditado, amigo é para essas coisas…

Trechos do post “Mania de Adolescente

2 anos e meio depois da publicação desse post, parece que pelo visto as manias de adolescente não mudaram muito. Você ainda as encontra no Facebook.

E elas não mudaram a ponto deste post ser o mais visto da história do blog: 8.999 visualizações durante todo o período em que este post esteve no ar até agora. Em outros números, até agora 10 pessoas curtiram isso no Facebook e outras 12 compartilhamentos foram registrados no botão de múltiplas redes do AddThis. Botões esses que só aparecem a quem lê o post individualmente.

Quatro pessoas comentaram o post. Em todos os casos elas demonstraram que gostaram do post em uma palavra: Muito bom! Legal! Gostei!

Falando em gostar, 4 pessoas votaram no Gostei no campo “Avalie a Matéria”.

A que se deve: O público adolescente é um dos que mais usa a Internet (se não o que mais usa). Óbvio que grande parte deles se identificou com esse post. Como se identifica com ele até hoje. O tema do post se devia justamente a aquelas atividades que eles gostam de participar.

E para criar algo tão simples e tão popular como Mania de Adolescente, vai demorar muito. Visto que o editor do blog já não é mais um adolescente…

2- Uma história de amor da vida real (publicado em 19 de maio de 2009)

O primeiro buquê de flores que Thamires recebeu de Jaílton, em maio de 2009, quando entrou no ar o post "Uma história de amor da vida real". Era uma tarde de sexta-feira como qualquer outra. Menos para uma garota, que esperava um presente de um rapaz por quem estava apaixonado. Mal podia esperar a surpresa que o destino lhe reservara. O tal presente era um buquê de flores. Sim, toda mulher gosta de flores, mas nesse caso ela gostou até demais. Pulou de alegria no Lyceu inteiro. Aliás, desde esse dia em diante ela está muito feliz e radiante, vejam como tudo muda na vida de uma pessoa quando se está apaixonada.

Aquele instante mudou por completo e para melhor a vida daquela menina. Thamires Gomes passou desde aquele instante a ser namorada de Jaílton Félix, a quem ela já conhecia há quatro anos.

Trechos do post “Uma história de amor da vida real

Outra herança do Lyceu que ainda está viva no blog. É o segundo post mais visto na história do blog (e o mais comentado também). Conta a história do início do relacionamento de Thamires Gomes (à época colega de 3º ano do Lyceu) e Jaílton Felix, que estão juntos até hoje, 2 anos e 7 meses depois da publicação deste post.

Foi visualizada 1.318 vezes em toda a história do blog. 1 pessoa tuitou a história.

11 pessoas comentaram, parte não gostou, tudo bem, respeitamos, mas não demoraram a aparecer os comentários positivos. Um desses comentários me parece ser de Thamires (consta como anônimo), mas em uma simples frase ela resumiu como está essa história hoje:

Agora são 2 anos e 7 meses de puro amor… Noivamos e muito em brevi vamos nos casar 😀

2 pessoas votaram no Gostei no campo “Avalie a Matéria”.

Uma inovação que foi implementada neste post é o fato de que este é o primeiro post cujas imagens apareceram com marca d’água transparente, expediente utilizado em fotos até hoje (o “Josivandro Avelar” que aparece no rodapé). Caso a imagem não tenha sido obtida por mim, o titular da foto aparece no rodapé. Isso é possível porque é um recurso existente no Live Writer, programa que auxilia na maioria dos posts do blog.

A que se deve: E mais uma vez vamos agradecer ao público entre 16 e 24 anos por ter colocado este post na vice-liderança entre os mais vistos do Blog Josivandro Avelar. O editor pode não ter vivido uma história de amor da vida real, mas soube contar muito bem a história de amor de uma colega a ponto de essa história ser bem procurada.

O post foi apenas um capítulo da história de amor de Thamires e Jaílton. Que pelo visto não vai ter fim (e graças a isso a história de amor de Thamires e Jaílton virou uma referência a quem procura viver uma história semelhante)…

3- Cidade sinalizada (publicado em 20 de julho de 2009)

Parada de Ônibus que aparece no post "Cidade Sinalizada".

Porém, apesar de tanta sinalização e vontade da STTrans em resolver os problemas de tráfego e mobilidade da cidade, tem motoristas que insistem em desrespeitar as leis de trânsito e provocar acidentes por obra de imprudência. E consciência é fundamental, pois os sinais de trânsito estão nas ruas para serem respeitados. E, com tantos sinais de trânsito nas ruas, não é por falta de aviso nem de investimento que o mau motorista vai desrespeitar as leis. Além desses detalhes, o investimento em educação para o trânsito também é fundamental para que no futuro tenhamos um trânsito cada vez melhor. O primeiro passo por aqui já foi dado. Agora é hora de pensar no futuro, para que o trânsito não continue representando um problema como ainda representa nas grandes cidades.

Trecho do post “Cidade sinalizada

Mais uma herança do blog boom. O terceiro post mais visto do blog novamente foi do ano de 2009, período do blog boom, quando o blog passou a ser muito visto graças a melhorias de visual e conteúdo feitos nele, além de ser da época em que comecei no Twitter.

Nada mais era do que uma matéria prosaica sobre a sinalização de ruas e avenidas do Cristo/Rangel feita nesse ano de 2009. A atração do post estava espalhada pelo texto: eram cinco placas de trânsito desenhadas no Paint especialmente para a matéria. Grande parte das buscas para este post redirecionam para o Google. Resultado: as placas de trânsito do post se espalharam em vários blogs e sites (aparece até no layout do blog “Ônibus da Paraíba”, o qual a equipe do site não sabia que a placa havia sido desenhada por mim). O post foi visto 1.057 vezes.

A que se deve: A pessoas que estavam procurando placas de trânsito. Placas de estacionamento do post viraram logotipo de estacionamentos, placas de parada de ônibus foram usadas em vários sites, e por aí vai.

Sem querer, deixei as minhas marcas. Criei logos sem saber para quem, e talvez nem saibam que eu os fiz.

4- Nota dez (publicado em 19 de setembro de 2009)

Um Trabalho de Geografia onde tirei nove, ilustra o post "Nota Dez".

Pois bem, é isso mesmo: um blog como esse também é uma ótima fonte para trabalhos escolares!

E olhe que a fonte preferida entre 9 em cada 10 estudantes para elaboração de trabalhos e afins é a famosa Wikipedia, elaborada não apenas por especialistas, mas também por pessoas como eu e você. Elas criam uma conta e escrevem os verbetes da enciclopédia virtual mais procurada do mundo. O lema já diz tudo: A enciclopédia livre.

Mas um blog comum como esse, criado por um simples estudante de 3º ano de João Pessoa, acostumada a pesquisar na Internet trabalhos e estudos dirigidos, pode ter colaborado diretamente para um trabalho de escola Brasil afora.

Trechos do post “Nota dez

O post praticamente ensinava como é que se fazia trabalho de escola e de como os blogs tornaram-se fontes de pesquisa presentes na referência de trabalhos escolares. Por 451 vezes as pessoas tiraram dúvidas com esse post.

Além de ensinar a fazer um trabalho original, a imagem que ilustra o post era da capa de um trabalho de Geografia que eu fiz um dia sobre Blocos Econômicos (terceiro ano do Lyceu). Olha a influência da futura Companhia Ideias aí: a fonte usada na capa já era Candara (lembra que disse que gostava de usar a fonte desde 2008? Tá aí a prova).

Hoje os meus trabalhos de faculdade são mais originais… Aliás quem diria que eu iria gostar tanto de fazer trabalho de faculdade.

A que se deve: Dúvidas. Todo mundo tem dúvidas de como fazer trabalhos originais. Dúvidas que eu sempre fazia questão de tirar com meus amigos da escola à época (e até hoje faço questão de tirar dúvidas dos meus atuais colegas da faculdade hoje).

5- História de uma empresa… Fictícia (publicado em 15 de fevereiro de 2010)

Miniaturas que fizeram sucesso na História de uma Empresa... Fictícia. E é com criatividade e simpatia que se conquista amizades. Portas que o blog nesse quase um ano e dois meses está ajudando a abrir. E espero contar mais histórias como essa, o que mostra que o blog enquanto ferramenta de comunicação conquista a confiança do público quando, além de publicar matérias interessantes e lançar ideias criativas, valoriza o leitor, que além de nos visitar, participa das ideias que lançamos, além de sugerir ideias que adotamos. E essa, sem dúvida nenhuma, é a maior recompensa de um simples editor de um simples blog.

Trecho do post “História de uma empresa… Fictícia

Agora sim um post que não é de 2009 no Top Five do blog. Contava a história da solidificação da marca virtual de transporte do futuro grupo Companhia Ideias, a Menina dos Sonhos.

Eram as primeiras miniaturas que recebia de Cláudio Paradyso, editor do Ônibusgrafia, que desde então tornou-se um grande colaborador do blog. E quem diria que aquelas cinco miniaturas (somadas a mais sete que já tinha e havia feito numa outra fase antes do blog) iriam se tornar… 117 miniaturas.

Ali começava a multiplicação das miniaturas de Cláudio Paradyso na capital paraibana (na coleção dele em Campina Grande, que começou em 2002, ele também tem cerca de 120 miniaturas), que entre as que fiz e as que ele envia até hoje, chegaram a esse número de 117 (e vai aumentando). Desde então as miniaturas ganharam tema e se tornaram estrelas do Blog de Desenhos (quando saem novas miniaturas, a gente mostra por lá).

Das primeiras miniaturas, algumas tiveram o letreiro trocado e duas delas receberam nova capa (carroceria). Das que eu tinha e aparecem no post, duas delas estão com Paradyso hoje lá em Campina Grande (ele tem quatro miniaturas minhas).

Essas miniaturas reforçam a referência em artes visuais que os blogs Josivandro Avelar se tornaram. E esse post de inauguração das miniaturas do Cláudio Paradyso (ou seja, onde apareceram pela primeira vez) foi visto 298 vezes.

A que se deve: Referência. Essa é a palavra que define o sucesso dessa matéria, a primeira onde apareceram as miniaturas de caixa de pasta de dentes. Muita gente gosta de ter miniaturas e quer criar também. Quer também criar uma marca. Quer também saber como se faz um layout de frota.

Contar e criar é só continuar

Os posts mais vistos da história do blog mostram que muitas dessas histórias, depois de muito tempo publicadas, não envelhecem. Permanecem tão atuais quanto o blog que sempre está se reinventando.

Histórias que lembram fases da vida, que lembram momentos inesquecíveis, que nos fazem pensar o quanto foi bom se a gente gostou, e que nos fazem refletir que algumas coisas poderiam ser diferentes e que poderiam ter a chance de serem reescritas novamente.

A gente tem essa chance de começar e recomeçar quantas vezes forem necessárias. E esse novo ciclo que começa não deixa de ser um reinício.

E que venham novas histórias a serem contadas, novas sensações a serem vividas, e quem sabe elas não entram no Top Five do blog, não é?

Compartilhe este post