Sair na frente, não ser mais um

Vou lhes contar uma história: esse aqui é o meu lugar e é aqui que eu mostro o que sou e quero ser. A minha identidade tá aqui dentro. Ser multitarefas pela curiosidade de entender a Internet e não ser só espectador me fez descobrir várias coisas que, sem querer, me fizeram sair na frente. E isso somente como criador de conteúdo independente há 11 anos e 10 meses.

Eu escrevo. Mas eu coloquei o blog no ar sozinho, assim como fiz a marca, adaptei os layouts. Coisas que as pessoas achavam que iriam abstrair o meu verdadeiro trabalho e minha verdadeira vocação, mas a tornaram mais forte nisso. Tão forte que quis me dedicar para valer.

Talvez você pense que o blog está só aqui. Não, não tá e não é só isso. O que eu quero falar eu quis espalhar. Comecei do computador para outros computadores E vendo que cada vez mais pessoas migravam para os celulares foi que eu não perdi tempo em pesquisar! Queria adaptar os meus conteúdos a todas as telas e tecnologias, e estar no WordPress me abriu essas portas.

Foi assim que essa humilde página da internet do Rangel, Zona Oeste de João Pessoa, capital da Paraíba, saiu na frente em trazer muitas funcionalidades consideradas difíceis de encontrar em muitas páginas tradicionais do estado. Muitas até hoje só eu consegui. Outras tem quem diga que saiu na frente mas nunca deve ter me visto. Tô aqui para compartilhar tão e somente o que sei e aprendi no meio em que eu jamais deveria ter saído.

Posso te contar o que eu fiz e até onde eu cheguei? Mais longe do que vocês talvez pensem.

Facebook Instant Articles – desde maio de 2016

O Blog Josivandro Avelar é até hoje um dos únicos sites da Paraíba a dispor do recurso Instant Articles do Facebook. Esse recurso permite um carregamento ainda mais rápido do conteúdo do blog na infraestrutura do Facebook, onde é disponível apenas em seu aplicativo, tanto em Android quanto em iOS, ou seja, é 100% focado no mobile. Tem até um outro site paraibano usando o recurso Instant Articles: o site da 612 Comunicação, de minha propriedade.

O recurso estreou em março de 2016, implementei assim que foi lançado, e acompanhei todo o processo evolutivo dele. Tudo implementado na garra.

Não somente isso, o Blog Josivandro Avelar ainda é um dos poucos que utiliza temas específicos para os posts além do default, com o logo do blog. Como você pode ver acima, há cabeçalhos específicos de Instant Articles para a Lista de Desejos, Em linha, #48folhas, #96folhas, e por aí vai.

Clique aqui e curta a fanpage do Blog Josivandro Avelar

Google News – desde março de 2020
  • Print do Blog Josivandro Avelar no Google News. Fim da descrição.

Começou com o Ônibus Paraibanos, que eu dou suporte, porque acreditava que faltava mais sites específicos como esse lá no Google News. Mas daí eu gostei do negócio e arrisquei colocar o Blog Josivandro Avelar no Publisher Center. Voilá: o Blog Josivandro Avelar está no Google News. Com estrutura de tópicos, vídeos e tudo.

E o que o meu blog faz lá? Não deixo de transmitir notícias sobre recursos da Internet, opinião sobre determinados assuntos e também inserir a própria comunidade dentro do recurso. Quando você inclui algo seu, próprio, construído com as suas mãos, em um projeto importante, você se sente motivado a continuar. Você desafia e se desafia.

Apesar de vários sites do estado terem as notícias indexadas no Google News, o Portal Correio a faz em tópicos, como fiz no meu blog e no Ônibus Paraibanos sozinho e independente. Como são uma empresa jornalística, integram o projeto Showcase (destaques) do Google desde o início do mês.

Clique aqui e siga o Blog Josivandro Avelar no Google News

Web Stories – desde outubro de 2020

Essa eu larguei na frente mais uma vez na base da pesquisa, e confesso que tô aprendendo como funciona, e é bem legal, vai por mim.

Sabe stories do Instagram? Então, é isso. Eu conto uma história do mesmo jeito, só que aqui no site – que eu chamo de blog porque assim nasceu, mas ele é uma instalação do WordPress igual a que várias empresas jornalísticas e sites profissionais usam.

Já tenho três web stories contadas. Você vai encontrar por aí no Google Discovery. Inicialmente priorizei os assuntos locais no recurso para reafirmar mesmo. Contar as coisas do Rangel e de João Pessoa – como na Lista de Desejos – para de algum modo inaugurar o recurso e mais uma vez sair na frente. Já tá virando rotina né?

Compreendendo a marcha e tocando em frente

É lógico que vou continuar investindo em novos meios de criar conteúdo, até sem a intenção de sair na frente, porque isso é uma consequência. E compartilhar com os trabalhos que já realizo como uma maneira de ir testando onde não é possível fazer aqui. Tudo faz parte de experiências, processos evolutivos, como pessoa e profissional.

E consegui fazer isso tudo na garra e com independência. Apenas imagine, porque é possível.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *