No último dia 25 de junho, o Google anunciou o lançamento de um programa de licenciamento de notícias, onde a gigante de buscas pretende remunerar veículos de comunicação por publicações por conteúdos de alta qualidade que farão parte de uma nova experiência jornalística que seria lançada até o final do ano. Pois bem, amigos, o final do ano chegou – vamos dizer que sim, o final do ano chegou, mesmo faltando dois meses. E então a prometida experiência do Google veio: chama-se Google News Showcase e foi lançada no dia 1º de outubro.
E o que é o Google News Showcase? É um espaço dedicado a um determinado veículo de comunicação dentro do Google News, onde esse veículo seleciona o conteúdo que vai nesse espaço e apura receita com isso.
A pergunta é: porque o Google vai pagar esses veículos? Porque a ideia do Google é, prioritariamente, liberar conteúdos bloqueados por paywall – aquele que você para ler, tem que pagar – para que o conteúdo produzido pelos veículos chegue a cada vez mais pessoas. Mesmo aquelas que não tem condições de pagar por uma assinatura. Além disso, pretende ainda estimular os veículos a produzirem com mais qualidade, até lembrando que nem todos usam paywall – vive da publicidade.
Esse recurso é uma ferramenta voltada justamente para a empresa de comunicação, aquela que depende de assinaturas e publicidade para gerar receita. O leitor, assim, tem acesso a conteúdos de qualidade de forma gratuita através do recurso, mesmo aqueles bloqueados se estivermos falando, por exemplo, de conteúdos vinculados a um site de jornal impresso, a exemplo de Folha, Estadão…
E como é que isso funciona?
Esse conteúdo do Showcase vai aparecer assim no app Google News para Android:
Se uma imagem não for suficiente, acho que esse GIF aqui do Google pode ajudar. Raramente eu posto GIFs aqui, acho que eu vou apostar nisso…
O recurso foi lançado inicialmente no Brasil e na Alemanha – isso mesmo, nosso país foi um dos dois primeiros! Só do nosso país ser um dos primeiros a receber um recurso do Google, é que nós percebemos como o público brasileiro é e será sempre relevante na medição do consumo de conteúdo. Sim, nós consumimos muito conteúdo! E compartilhamos também.
O Showcase – chamado no Brasil de Destaques – foi disponibilizado inicialmente no aplicativo para Android, mas se você usa iPhone, não se preocupe! O recurso vai chegar mais para frente no iOS, não vai demorar.
Para inaugurar o recurso, o Google selecionou 20 veículos de comunicação brasileiros, entre nacionais e regionais. E aqui estão eles:
Há um veículo paraibano entre esses 20 veículos selecionados: o Sistema Correio, por meio de seu Portal Correio. O site da Pedro II, 623, Centro é o único a aparecer no Showcase entre os veículos do estado onde mora o editor deste blog. O Portal Correio não possui paywall; todo o conteúdo é gratuito. Quando eu disse sobre “veículos serem remunerados para liberar paywall“, eu não quis dizer que obrigatoriamente o site do veículo tenha que ter. O recém-lançado SBT News, por exemplo, não tem paywall.
E para veículos de comunicação – aliás quase todos acima – os sites são vitrines para outros veículos de concessão pública – TVs e rádios – e jornais, complementando suas receitas de publicidade.
Não é impossível, mas ainda temos muito a aprender
Se você não tem os recursos de um Sistema Correio ou a ousadia do editor que vos escreve, não quer dizer que você não se preocupe em estar no Google News. Porque você não precisa de muito para estar ali a não ser produzir conteúdo de qualidade, tudo o que o Google quer e as pessoas esperam quando abrem o app.
A maioria dos veículos digitais da Paraíba parece que ainda não descobriu o máximo do Google News – até eu fiz milagre ali, lembram? Nas páginas dedicadas você pode categorizar por tema e até dedicar uma aba de vídeos no final, como eu fiz com este blog – acredite se quiser, ele está no Google News – e com o Ônibus Paraibanos.
Recentemente eu consegui aumentar a base de visualizações do Ônibus Paraibanos no Google News. E como eu fiz isso? Apenas trocando o plugin de AMP do site, nem esperava conseguir isso e nem era essa a intenção. E eu vou te contar porquê.
O AMP é o formato prioritário do Google Notícias. E só para citar um exemplo, o Portal Correio que eu mencionei – e eu reconheço um site WordPress de longe – usa o mesmo plugin de AMP que eu usava até trocar para o oficial do Google. Até poderia usar o AMP for WP para gerar os AMPs, mas talvez funcione melhor como add-on. Mas com o oficial, eu estou sendo fiel ao tema que instalei. E antes disso os resultados não eram animadores, mas eu acreditava porque eu acreditava.
Os veículos digitais do estado ainda não tiram todo o potencial que existe. Mas há e provei que tem como. E não é impossível. Como mostrei fazendo isso com um site especializado em transportes – aliás dois – e até esse blog mesmo.
O jornalismo conta a história
Contar sobre esses recursos é bom para você entender como a plataforma está evoluindo e como o Google está trabalhando para a melhoria da entrega dos conteúdos, dando sempre preferência a conteúdos de qualidade característica do jornalismo profissional. E ainda que eu hoje tenha formação em Publicidade, admiro o jornalismo profissional. E sempre vou admirar. É o que registra o que vai ser história. E eu lia muitos livros de história na infância e adolescência. E o que é história, foi notícia, e notícia são os jornalistas que a registram.
Tudo o que vier a aumentar o potencial da Internet e da distribuição de conteúdos, a gente conta e apóia. Mesmo ainda não sendo um grande veículo como somos, a gente aproveita todas as ferramentas disponíveis e quer compartilhar para que mais pessoas entendam melhor e usem também.
Mas quem sabe um dia… Possa ser grande. Enquanto isso, contamos história e produzimos conteúdo.