Um site que construí no Google Notícias? Sim!

Em quarentena voluntária se faz maravilhas. Uma delas é descobrir o Google Notícias e ir além de só ler as fontes. É participar. Você acha que eu, Josivandro Avelar, sou homem de assistir? Nada disso! Eu quero fazer parte dessas fontes, gerar notícias, produzir conteúdo (ah é, já tô fazendo isso).

E é por isso que apresento-lhes uma das minhas pequenas ousadias que eu fiz aqui em casa, feita antes da quarentena e concluída nela. E era o momento que o site que inaugura o projeto precisava.

De três sites que coloquei no Google Notícias com organização e tudo, o primeiro foi aprovado – e eu tô comemorando muito: é o Ônibus Paraibanos. E não é para menos: para chegar até aqui, você sabe que precisa fazer muito. Muito o que já fazem veículos de comunicação profissionais.

Vamos começar apresentando para vocês o Google Notícias, um jornal para quem tem conta no Google – e um aplicativo excelente. No desktop ele é assim:

Print do Google Notícias no computador. Fim da descrição.

Um tópico é agrupado em várias fontes, e é assim que você compara pontos de vista sobre um mesmo assunto. Ou quer ler de tudo e mais um pouco.

Pensei justamente nos leitores do Ônibus Paraibanos – se o site é requisitado, e é um site de notícias, porque não estar no Google Notícias?

A ferramenta pela qual eu fiz a inscrição do site foi o Google Publisher Center, que tá todo em inglês. Posso não falar muito bem, mas entender eu entendo. Fiz todo o procedimento e ele foi aprovado em duas semanas – aliás mais; submeti dia 2 e dia 24 já vi na prática.

E como é isso, Josivandro Avelar?

Eis como é, caros amigos:

Fiz isso pensando também no leitor que lê – desculpe a redundância – nos celulares. Pois é mais nele que uso o Google Notícias.

Uma função interessante é a de leitura rápida – você já viu isso no Instant Articles do Facebook, quando a página carrega de imediato sem distrações e empregando estrutura própria, sendo que para isso você programa o feed RSS do site.

Isso é válido para alguns celulares. Para outros, vai aparecer a versão AMP da página.

Print de uma notícia do Ônibus Paraibanos no Google Notícias. Fim da descrição.
Pensando em você que precisa de um descanso na vista…

…O Google Notícias tem modo escuro e é claro que o site é adaptado para isso.

Para quem não sabe, eu inseri três versões da marca: a quadrada (que você vê na notícia da imagem acima e como cabeçalho da versão desktop), a versão transparente com letras azuis (que aparece na versão clara do celular) e a versão transparente com letras brancas (que é a que vai aparecer no modo escuro).

Eis na prática:

Você já pode ler o Ônibus Paraibanos no Google Notícias através deste link. E outros dois sites – que só vou revelar depois quais são – estão na fila da aprovação.

Enquanto isso, leia as notícias do Ônibus Paraibanos de forma rápida, e salve nos seus favoritos. Resultado de mais uma das minhas pequenas ousadias que só conseguiria fazer… Em casa.

Compartilhe este post