Em quarentena voluntária se faz maravilhas. Uma delas é descobrir o Google Notícias e ir além de só ler as fontes. É participar. Você acha que eu, Josivandro Avelar, sou homem de assistir? Nada disso! Eu quero fazer parte dessas fontes, gerar notícias, produzir conteúdo (ah é, já tô fazendo isso).
E é por isso que apresento-lhes uma das minhas pequenas ousadias que eu fiz aqui em casa, feita antes da quarentena e concluída nela. E era o momento que o site que inaugura o projeto precisava.
De três sites que coloquei no Google Notícias com organização e tudo, o primeiro foi aprovado – e eu tô comemorando muito: é o Ônibus Paraibanos. E não é para menos: para chegar até aqui, você sabe que precisa fazer muito. Muito o que já fazem veículos de comunicação profissionais.
Vamos começar apresentando para vocês o Google Notícias, um jornal para quem tem conta no Google – e um aplicativo excelente. No desktop ele é assim:
Um tópico é agrupado em várias fontes, e é assim que você compara pontos de vista sobre um mesmo assunto. Ou quer ler de tudo e mais um pouco.
Pensei justamente nos leitores do Ônibus Paraibanos – se o site é requisitado, e é um site de notícias, porque não estar no Google Notícias?
A ferramenta pela qual eu fiz a inscrição do site foi o Google Publisher Center, que tá todo em inglês. Posso não falar muito bem, mas entender eu entendo. Fiz todo o procedimento e ele foi aprovado em duas semanas – aliás mais; submeti dia 2 e dia 24 já vi na prática.
E como é isso, Josivandro Avelar?
Eis como é, caros amigos:
Fiz isso pensando também no leitor que lê – desculpe a redundância – nos celulares. Pois é mais nele que uso o Google Notícias.
Uma função interessante é a de leitura rápida – você já viu isso no Instant Articles do Facebook, quando a página carrega de imediato sem distrações e empregando estrutura própria, sendo que para isso você programa o feed RSS do site.
Isso é válido para alguns celulares. Para outros, vai aparecer a versão AMP da página.
Pensando em você que precisa de um descanso na vista…
…O Google Notícias tem modo escuro e é claro que o site é adaptado para isso.
Para quem não sabe, eu inseri três versões da marca: a quadrada (que você vê na notícia da imagem acima e como cabeçalho da versão desktop), a versão transparente com letras azuis (que aparece na versão clara do celular) e a versão transparente com letras brancas (que é a que vai aparecer no modo escuro).
Eis na prática:
Você já pode ler o Ônibus Paraibanos no Google Notícias através deste link. E outros dois sites – que só vou revelar depois quais são – estão na fila da aprovação.
Enquanto isso, leia as notícias do Ônibus Paraibanos de forma rápida, e salve nos seus favoritos. Resultado de mais uma das minhas pequenas ousadias que só conseguiria fazer… Em casa.