OLHO NO RAIO

O Blog Josivandro Avelar adota a partir de hoje o recurso Instant Articles do Facebook. Fiz isso pensando em quem lê este blog no celular. Saiba mais sobre a novidade, e fique de olho no raio.

Uma das coisas que movem este blog é a curiosidade do editor que vos fala. E até mesmo a possibilidade de mexer e remexer no conteúdo e na estrutura do blog, desde o que ele é até o que ele exibe. Eu como qualquer editor de site nesse mundo sabe que nos últimos tempos, tem sido cada vez mais frequente receber acessos por meio de celulares. Hoje em dia você não espera mais para ligar o computador e se conectar. Vai direto para onde você quer onde você estiver.

O Blog Josivandro Avelar como ele realmente é nos celulares.
O Blog Josivandro Avelar como ele realmente é nos celulares.

E sabe que nem sempre a conexão de internet é tão favorável para receber o mesmo nível de informação em qualquer lugar. E é nessa pegada que a partir de hoje, o Blog Josivandro Avelar adota o recurso Instant Articles do Facebook em seus posts. A partir de agora, se você acompanha o Facebook via celular, curtindo a página do Blog Josivandro Avelar ou não, é olho no raio.

Você ainda não deve fazer ideia do que isso seja, e é isso que gostaria de explicar para você neste post. E nem imagina a vanguarda que isso representa para o Blog Josivandro Avelar.

na vanguarda.fw

Lançado em maio do ano passado pelo Facebook, o recurso Instant Articles foi inicialmente implantado em 200 veículos de mídia do mundo – até pelas poderosas The New York Times, BBC News, NBC News e outros veículos de renome. Somente.

O Instant Articles foi lançado no Brasil em 1º de dezembro do ano passado pelo Facebook. No país, foi inicialmente implantado em 12 páginas de veículos de comunicação consagrados, a saber: AdoroCinema, Bolsa de Mulher, Capricho, Catraca Livre, Esporte Interativo, Estadão, Exame, G1, M de Mulher, R7, Veja e Veja SP.

Aos poucos, a plataforma começou a ganhar adeptos, até finalmente chegar onde interessa: a facilitação dos editores de blogs auto-hospedados baseados em WordPress – caso deste blog – à adoção do recurso.

Vamos explicar basicamente para que isso serve: sabemos que muitos acessos deste blog, do All types & Fotoartes e de qualquer outra página da Internet em qualquer lugar do mundo têm vindo de smartphones. E muitas vezes a conexão de internet móvel não é lá essas coisas. Os artigos dos sites integrados ao Instant Articles são carregados instantaneamente – justificando o nome – no seu celular. Aqui temos um exemplo de um post do Blog Josivandro Avelar transformado em artigo instantâneo do Facebook.

screenshot_20160505-122131.png
Post “A cor de hoje é… Laranja” no formato Instant Articles do Facebook.

Imagem, texto, vídeo, tudo o que eu botei aqui, independente da sua internet ser boa ou à lenha, abre tudo de uma vez. E isso não gasta os dados do seu celular. Clicou na matéria sinalizada pelo raio na parte superior da imagem conforme o exemplo abaixo, o post todo vem, no formato Instant Articles.

Se você ver um link do Blog Josivandro Avelar via aplicativo do Facebook, fique de olho no raio.
Se você ver um link do Blog Josivandro Avelar via aplicativo do Facebook, fique de olho no raio.

No Nordeste, o primeiro veículo a fazer uso da plataforma foi o NE10, do Sistema Jornal do Commercio de Recife, bem como as páginas dos veículos de comunicação pertencentes ao grupo, a TV e a Rádio Jornal.

Já na Paraíba, pelo visto este blog, uma iniciativa solitária de um publicitário formado de 27 anos residente no bairro do Rangel, Zona Oeste de João Pessoa, é o primeiro a adotar o recurso junto ao All types & Fotoartes, de mesma propriedade.

 No post "Duas voltas nas novas linhas do Mangabeira Shopping", o post vai ao ar com as imagens e os mapas integrados, do mesmo jeito que criei no layout do blog.
No post “Duas voltas nas novas linhas do Mangabeira Shopping”, o post vai ao ar com as imagens e os mapas integrados, do mesmo jeito que criei no layout do blog.

Tudo feito onde ninguém poderia esperar. Mas aqui no bairro mora uma pessoa curiosa que criou um blog há oito anos só para contar histórias e compartilhar experiências. Mas que não estava contente apenas com isso, e sim em não levar suas próprias histórias de qualquer maneira, e sim da maneira que ele acreditava que queria apresentar o mundo onde vive e o mundo que cria.

Todos os posts do Blog Josivandro Avelar a partir de maio de 2016 já estão disponíveis no recurso Instant Articles do Facebook. E todos os outros que vierem daqui em diante.

screenshot_20160505-122441.png

Para ver o post no formato Instant Articles, basta acessar o Facebook e ver um link compartilhado desta matéria gerado a partir da fanpage do Blog Josivandro Avelar. Se não curte ainda a página, curta e siga os próximos posts.

Os 15 últimos posts do All types & Fotoartes também já estão disponíveis no formato Instant Articles, a partir da fanpage do All types & Fotoartes, a qual também vale a pena curtir se ainda não curte.

Só lembrando também que o Blog Josivandro Avelar também está otimizado no formato AMP HTML, que permite o carregamento de um site mais leve, também pensando no volume de acesso via smartphones e em um menor consumo de dados – isso também pensando em quem encontra o blog por ferramentas de busca e acessa a página pelos navegadores. Tal como o Instant Articles, também oferecendo um carregamento mais rápido sem perder os recursos e mantendo o conteúdo da página.

Post "Destaques da madrugada feitos antes da madrugada" em formato AMP HTML.
Post “Destaques da madrugada feitos antes da madrugada” em formato AMP HTML.

A curiosidade move o mundo, e eu sou movido por ela. Por isso, fiz com que o Blog Josivandro Avelar chegasse mais longe já pensando em quem lê os conteúdos pelo smartphone. É para que o leitor não desanime que eu me animo em manter o foco e fazer o que for possível para que este não seja só um blog qualquer escrito num bairro da Zona Oeste pessoense. E sim algo que transcenda fronteiras até então intransponíveis, de lugares até então inimagináveis.

Então, a partir de agora já sabe, se encontrar um link do Blog Josivandro Avelar ou do All types & Fotoartes no Facebook do celular, olho no raio e boa leitura.