Image

O que acontece se eu não aceitar os termos da nova política de privacidade do WhatsApp?

O que acontece se eu não aceitar os termos da nova política de privacidade do WhatsApp a partir do dia 15 de maio? Entenda melhor aqui.
, , ,

Antes que o WhatsApp diga “ah, as pessoas estão se confundindo e não estão entendendo a nossa política de privacidade”, é importante lembrar que a fonte de mais este capítulo é a própria Central de Ajuda do WhatsApp. Aqui está o link. E todo o material aqui produzido tem por base a própria fonte. Hoje trago a resposta para aquela pergunta que todo mundo que tem WhatsApp e acompanha tudo isso anda fazendo: o que acontece se eu não aceitar os termos da nova política de privacidade do WhatsApp?

Como eu dizia lá no Instagram, teve mais uma história, dessa vez relacionada a uma resposta mais clara quanto a essa questão. E bem, quero repercutir aqui.

É, amigos, hoje tem mais…

Então, vamos lá, afinal até maio, a gente sabe que essa história ainda rende, e a gente sabe que o WhatsApp está fazendo o possível para esclarecer melhor a política aos seus usuários, na tentativa de conter uma debandada para outros aplicativos.

E agora, deixa claro o que acontece se o usuário não aceitar os novos termos. Entenda melhor o que ainda vem por aí, porque como eu disse, essa é uma história que ainda vai render. E como vai.

O que o WhatsApp diz agora?

Diz sobre o que acontece quando os Termos de Serviço e Política de Privacidade atualizados entrarem em vigor a partir do dia 15 de maio. Ou seja, é uma resposta a pergunta sobre o que acontece se eu não aceitar os termos da nova política de privacidade do WhatsApp.

O aplicativo diz que:

Antes do dia 15 de maio, você poderá exportar seu histórico de conversas no Android ou iPhone e baixar um relatório dos dados da sua conta. Se preferir, você poderá apagar sua conta no Android, iPhone ou KaiOS, mas esperamos que você reconsidere essa decisão. Essa ação é irreversível porque apagará seu histórico de mensagens, removerá você dos grupos dos quais você participa e apagará seus backups do WhatsApp.

O usuário poderá aceitar a atualização após dia 15 de maio de 2021, porém o WhatsApp aplica a partir daí a política relacionada a usuários inativos. Segundo essa política de contas inativas, o WhatsApp geralmente apaga contas que permanecem inativas por mais de 120 dias, ou seja, se uma conta não é conectada a Internet durante esse período, o WhatsApp entende que ela é inativa e a apaga. Para manter ativa, basta ela estar conectada a um celular com Internet. Simples.

Aceitar para usar

O WhatsApp diz ainda que não apagará nenhuma conta dos usuários, mesmo se estes não aceitarem a atualização dos Termos de Serviço até essa data. Porém o usuário não poderá usar alguns recursos do WhatsApp até aceitar essa atualização. Diz ainda que por um curto período, você ainda poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler nem enviar mensagens pelo aplicativo.

Ou seja, o usuário do WhatsApp fica impedido de ler e enviar mensagens após o dia 15 de maio, quando entram em vigor os novos termos. Até lá, muita água vai rolar por baixo da ponte. E até lá os usuários ficarão informados sobre isso e já sabem como proceder em relação a isso. Cabe a cada um ficar ou sair.

E até lá, vai ser necessário muito trabalho e muito esclarecimento, e segue o mais importante: o WhatsApp é um aplicativo que utiliza criptografia, ou seja, nem o WhatsApp nem o Facebook leem mensagem nenhuma. Sabe como é um usuário cada vez mais exigente com a questão da privacidade: quando ele quer, ele larga o que não considera confiável.

E retrabalhar a imagem de uma marca consagrada custa.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

8 Comentários
  • david francisco filho disse:

    Já estou de saco cheio da política do Facebook que constantemente né bloqueia , e agora está chegando a hora da inversão , eu e quem bloquear e partir para outro aplicativo que não mé censure pois eu tenho direito a me expressar então vou partir para onde possa me manifestar sem ser incomodado

  • Izaías Rodrigues Conceição disse:

    Muito interessante, para a nossa privacidade

  • Cleverson disse:

    Mais um seguindo o caminho do orkut

  • Maria Rejane Costa de Farias disse:

    Quero saber se é no próprio aplicativo do Whatsapp que a gente aceita esse termo e se ele nos notifica para aceitar ? Como é esse processo de aceitar o termo de privacidade? É só apartir do dia 15 que vai funcionar?

  • Solange Ramos disse:

    Objetivamente o que devo fazer para manter o WhatsApp? É o que mais me prende ao Facebook

  • Vera Albuquerque disse:

    Ainda não entendi como aceitar os termos de privacidade. Obrigada
    Como aceitar os termos de privacidade do Whatsapp

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

    Luneta Sonora

    Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
    1. Luneta Sonora 138: Mídia Kit de Social Media e Redação
    2. Luneta Sonora 137: Histórias e pilares de uma semana intensa
    3. Luneta Sonora 136: Brigando com os algoritmos
    4. Luneta Sonora 135: Desenha e fala, aproveita o tempo
    5. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
    6. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida

    Assine A Luneta

    Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.