Antes que o WhatsApp diga “ah, as pessoas estão se confundindo e não estão entendendo a nossa política de privacidade”, é importante lembrar que a fonte de mais este capítulo é a própria Central de Ajuda do WhatsApp. Aqui está o link. E todo o material aqui produzido tem por base a própria fonte. Hoje trago a resposta para aquela pergunta que todo mundo que tem WhatsApp e acompanha tudo isso anda fazendo: o que acontece se eu não aceitar os termos da nova política de privacidade do WhatsApp?
Como eu dizia lá no Instagram, teve mais uma história, dessa vez relacionada a uma resposta mais clara quanto a essa questão. E bem, quero repercutir aqui.
É, amigos, hoje tem mais…
Então, vamos lá, afinal até maio, a gente sabe que essa história ainda rende, e a gente sabe que o WhatsApp está fazendo o possível para esclarecer melhor a política aos seus usuários, na tentativa de conter uma debandada para outros aplicativos.
E agora, deixa claro o que acontece se o usuário não aceitar os novos termos. Entenda melhor o que ainda vem por aí, porque como eu disse, essa é uma história que ainda vai render. E como vai.
O que o WhatsApp diz agora?
Diz sobre o que acontece quando os Termos de Serviço e Política de Privacidade atualizados entrarem em vigor a partir do dia 15 de maio. Ou seja, é uma resposta a pergunta sobre o que acontece se eu não aceitar os termos da nova política de privacidade do WhatsApp.
O aplicativo diz que:
Antes do dia 15 de maio, você poderá exportar seu histórico de conversas no Android ou iPhone e baixar um relatório dos dados da sua conta. Se preferir, você poderá apagar sua conta no Android, iPhone ou KaiOS, mas esperamos que você reconsidere essa decisão. Essa ação é irreversível porque apagará seu histórico de mensagens, removerá você dos grupos dos quais você participa e apagará seus backups do WhatsApp.
O usuário poderá aceitar a atualização após dia 15 de maio de 2021, porém o WhatsApp aplica a partir daí a política relacionada a usuários inativos. Segundo essa política de contas inativas, o WhatsApp geralmente apaga contas que permanecem inativas por mais de 120 dias, ou seja, se uma conta não é conectada a Internet durante esse período, o WhatsApp entende que ela é inativa e a apaga. Para manter ativa, basta ela estar conectada a um celular com Internet. Simples.
Aceitar para usar
O WhatsApp diz ainda que não apagará nenhuma conta dos usuários, mesmo se estes não aceitarem a atualização dos Termos de Serviço até essa data. Porém o usuário não poderá usar alguns recursos do WhatsApp até aceitar essa atualização. Diz ainda que por um curto período, você ainda poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler nem enviar mensagens pelo aplicativo.
Ou seja, o usuário do WhatsApp fica impedido de ler e enviar mensagens após o dia 15 de maio, quando entram em vigor os novos termos. Até lá, muita água vai rolar por baixo da ponte. E até lá os usuários ficarão informados sobre isso e já sabem como proceder em relação a isso. Cabe a cada um ficar ou sair.
E até lá, vai ser necessário muito trabalho e muito esclarecimento, e segue o mais importante: o WhatsApp é um aplicativo que utiliza criptografia, ou seja, nem o WhatsApp nem o Facebook leem mensagem nenhuma. Sabe como é um usuário cada vez mais exigente com a questão da privacidade: quando ele quer, ele larga o que não considera confiável.
E retrabalhar a imagem de uma marca consagrada custa.
Já estou de saco cheio da política do Facebook que constantemente né bloqueia , e agora está chegando a hora da inversão , eu e quem bloquear e partir para outro aplicativo que não mé censure pois eu tenho direito a me expressar então vou partir para onde possa me manifestar sem ser incomodado
Muito interessante, para a nossa privacidade
Mais um seguindo o caminho do orkut
Quero saber se é no próprio aplicativo do Whatsapp que a gente aceita esse termo e se ele nos notifica para aceitar ? Como é esse processo de aceitar o termo de privacidade? É só apartir do dia 15 que vai funcionar?
Objetivamente o que devo fazer para manter o WhatsApp? É o que mais me prende ao Facebook
Para manter o WhatsApp, basta apenas aceitar os termos de serviço. E quanto ao Facebook, nada lhe prende porque ambos são serviços independentes, mesmo sendo do mesmo grupo. Várias pessoas tem um e não tem outro.
Ainda não entendi como aceitar os termos de privacidade. Obrigada
Como aceitar os termos de privacidade do Whatsapp
Você vai ser notificada pelo aplicativo com algum tipo de mensagem relacionada. Caso não ou isso tenha acontecido perto de janeiro ou fevereiro e você tenha aceitado, não precisa fazer nada.