7 recursos que chegaram no Instagram em 2021

Depois do estrondoso sucesso dos 9 recursos que chegaram no WhatsApp em 2021 – e olha que nem eu esperava isso -, é a vez dos 7 recursos que chegaram no Instagram em 2021. Essa retrospectiva mostra que a rede social se mexeu de uma forma nunca vista para reagir à concorrência – leia-se TikTok e similares -, de modo a não se reconhecer mais como uma rede social de fotos.

Para isso muita coisa foi mudada. E não vai parar por aí, visto que uma das mudanças já anunciadas é a volta do feed cronológico, que permite ao usuário ver as publicações de quem ele segue no momento e na sequência em que foram postadas. O recurso será opcional e deve mexer com quem lida com os algoritmos a rede social, visto que terá outra preocupação além deles. Além dos algoritmos, a competição também vai ser pela atenção do usuário.

Uma novidade em cima da outra

E bem, dá só uma olhada nos recursos que chegaram neste ano no Instagram. Como vocês podem ver, as novidades vieram praticamente uma em cima da outra, quando não duas de uma tacada só. O ano foi agitado para quem trabalha com o Instagram, cheio de emoções, definitivamente.

  1. A volta do número de curtidas (27 de maio), que permite ao usuário visualizar o número de curtidas de uma publicação, o qual estava oculto há algum tempo e retornou, agora como recurso opcional.
  2. Reels de 60 segundos (11 de agosto), dobrando o tempo de duração do recurso, até então de 30 segundos. Além disso, os vídeos de feed, que tem essa mesma duração mas não são reels, passam para a mesma aba dos vídeos longos, de modo que o IGTV como se conhecia não existe mais.
  3. Possibilidade de postar no computador (20 de outubro), que permite que todas as contas postem no site do Instagram pelo desktop, sem precisar do celular.
  4. Posts colaborativos (20 de outubro), que permite ao usuário postar uma publicação e convidar um amigo para ser colaborador. Essa publicação aparece nos feeds dos dois, compartilhando curtidas, comentários e insights.
  5. Links nos stories para todos (30 de outubro), que até então era o recurso “Arrasta para cima” restrito a contas com 10 mil seguidores ou mais, passou a ser um sticker disponível para todas as contas.
  6. Corrente nos stories (2 de novembro, mas o post só foi ao ar ontem justamente por causa desta retrospectiva), onde o usuário posta um story com um sticker que permite a interação de outros usuários também por fotos nos stories.
  7. Foto com música (19 de novembro), que permite ambientar as fotos com músicas, um aceno para a indústria fonográfica também como reação ao TikTok.

Bora de recurso preferido da galera?

Vamos! Se você não conseguir visualizar, clique aqui.

E como eu estava falando, 2022 vai ser de altas novidades para o Instagram. A rede social sabe que precisa se mexer para não perder mercado, e o vídeo ainda vai ser uma tendência. Mas ainda tem a sua relevância e muita, principalmente para a comunidade fotográfica.

A saber o que vem por aí, acompanhando por aqui, por aí, e é claro, no Instagram deste editor. Porque nada mais coerente do que mostrar as novidades na prática. O ano que vem vai ser agitado, e aqui estamos para contar a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A semana no blog- 19 a 25 de junho Como esconder dados de contatos específicos no WhatsApp A semana no blog- 12 a 18 de junho WhatsApp testa migração de conversas do Android para o iOS A semana no blog- 5 a 11 de junho