Reels de 60 segundos e IGTV na mesma aba dos vídeos: novidades nos vídeos do Instagram

Depois do seu CEO definir que o Instagram é uma rede social de vídeos, e não apenas de imagens, eis que a plataforma começou a se movimentar nesse sentido aprimorando os seus recursos de exibição de vídeos. A rede social resolveu colocar os vídeos de feed e os vídeos do IGTV na mesma aba, ou seja, tudo no mesmo bolo. Na prática, mescla os dois.

É tanta mudança que é importante acompanhar, porque vai na linha do que o CEO do Instagram disse sobre a rede social priorizar os formatos de vídeo.

Neste post você vai entender melhor toda essa salada que o Instagram fez. Tem também web story publicada sobre isso resumindo esse post. Certamente você chegou aqui através dela, porque é muita coisa para explicar, e aqui você vai entender melhor.

O que não é reels, é vídeo de feed. Seja IGTV ou não

Qualquer vídeo que não for um Reels vai para o mesmo bolo das publicações do IGTV, mas como assim? Se você quiser postar um vídeo superior a 60 segundos, vai fazer o mesmo procedimento de uma publicação de uma imagem, indo para “Publicação do feed“.

É tanto que a opção dedicada “Vídeo do IGTV” já não aparece mais no botão de publicar, ou seja, a publicação de vídeos mais longos torna-se mais simplificada.

O único recurso sobrevivente do IGTV é o de séries, onde você pode separar os vídeos por categoria. Somente os vídeos postados como IGTV podem ser editados com os recursos até então presentes nesse formato.

Print do Instagram de Josivandro Avelar mostrando a aba de vídeos. Fim da descrição.
Aba do IGTV agora também inclui para os vídeos de feed.

O modo de visualização dos vídeos também muda. Eles passam a ser exibidos em tela cheia. Quando o vídeo é quadrado, aparece um esfumaçado do vídeo atrás igual o YouTube faz quando um vídeo vertical é postado, para preencher a tela – você vai entender melhor no print abaixo. Além disso, em vez de você passar de um para o outro para os lados, você vai fazer isso para cima e para baixo, idêntico aos Reels.

Print do player de vídeo do Instagram. Fim da descrição.
Vídeos do IGTV e do feed agora são vistos em tela cheia, tal como os Reels.

Mas não para por aí, ainda tem mais. E justamente no formato que o Instagram quer focar e quer dar mais entrega.

Reels de 60 segundos para todos

O limite de tempo dos reels passa de 30 para 60 segundos em todas as contas. Isso aumenta a responsabilidade dos criadores quanto a retenção, ou seja, a capacidade de prender a atenção do usuário para que ele não passe o seu vídeo antes desse tempo. Ou seja, ele praticamente prioriza esse formato para vídeos curtos, e o IGTV para vídeos longos. Isso não quer dizer que o Instagram vá abandonar o formato do IGTV, até porque existem situações que vídeos curtos não são viáveis. Além do quê, o Instagram quer ser uma rede social para todos os vídeos possíveis. Até o TikTok sabe disso e passou a dar suporte para vídeos de 3 minutos.

Esses pequenos ajustes que o Instagram fez dizem muito sobre o investimento que a plataforma faz para ser uma rede social de vídeos, como o próprio CEO enfatizou e já foi comentado anteriormente nesse sentido, em busca de um foco para a plataforma em resposta a concorrência das redes sociais com foco em vídeos, como o YouTube e o TikTok.

Manter os conteúdos que não são reels na mesma aba são um modo do Instagram manter em evidência conteúdos antigos da plataforma, além de dar uma prioridade evidente ao reels como carro chefe. O público do Instagram tende a não ficar tão preso na plataforma e consumir conteúdos mais ágeis. Não para menos a plataforma aposta tanto nos reels, e é com esse objetivo que o Instagram realiza essas mudanças.

E isso, lógico, mexe com o planejamento do social media, que cada vez produz mais conteúdo multimídia, constantemente se reinventando, eu que o diga.

E tudo isso você encontra lá no meu Instagram. Siga-me por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos Celulares onde o WhatsApp vai parar de funcionar Como funciona a verificação de contas no Instagram Como aparecer na pesquisa do Instagram Lista Telefônica é da sua época? Onde o WhatsApp vai parar de funcionar O Instagram bugou de novo! Ouvindo áudio antes de postar no WhatsApp Web Política de privacidade do WhatsApp ajustada para o Brasil Instagram dá fim ao “arrasta para cima” Capa nos destaques das stories do Instagram Criando link do WhatsApp