No último post da série “14:27”, você viu os momentos finais do trânsito no anel interno da Lagoa. Agora você vai ver o final do trânsito e o exato momento da interdição, que eu presenciei e documentei.
Chegou a hora. Às 14:26, os agentes da Semob retiraram os cones que isolavam a faixa do canteiro da Getúlio Vargas.
Às 14:27, passava o último ônibus a trafegar no anel interno da Lagoa. O veículo 0722 da Transnacional fazia a linha 5100-Circular no momento. O veículo é o mesmo que, menos de um ano antes, havia se envolvido em um acidente onde 59 pessoas, que voltavam do desfile das Virgens de Tambaú, ficaram feridas após o motorista levar uma pedrada, levando o ônibus a atravessar o canteiro da Epitácio e bater numa árvore. O ônibus havia sido completamente reformado, e entrou para a história dessa vez como o último a passar no anel interno da Lagoa. Foi também o último a sair de lá.
Após a passagem do ônibus, todos os passageiros deixaram as paradas antigas e foram para as novas. O anel interno estava interditado.
O primeiro veículo a passar de vez no novo corredor foi o veículo 0715 também da Transnacional, que fazia a linha 517-Castelo Branco/Epitácio. Há relatos de que, às 5:40 da manhã, o ônibus 06047 da Santa Maria já havia passado lá – talvez pensando que a interdição valesse desde o início da manhã, passou sem saber, praticamente “inaugurando” o corredor antes do 0715.
Antes da interdição do anel interno, o corredor ainda estava interditado e era um verdadeiro calçadão. Em um minuto, finalmente tomou forma de um corredor de ônibus. Ah sim, este é o primeiro veículo vindo do Rangel a passar no corredor, bem como foi o primeiro a atravessar a Getúlio Vargas utilizando o novo acesso.
Apesar de alguns problemas pontuais, tudo fluiu bem nos primeiros momentos das novas paradas da Lagoa.
A partir de agora, o movimento será ali. Só serão preciso poucos passos para atravessar a rua e acessar as novas paradas.
23 de janeiro de 2016, 14:27. Data e hora que ficarão marcados na história da cidade de João Pessoa como o momento em que finalmente o trânsito que descaracterizava a Lagoa como parque foi definitivamente extinto. A evolução de uma cidade pede licença, pois ela não passa pelo conformismo, e sim pela própria evolução propriamente dita.
Quanto ao resto, ficará na lembrança. E como disse, pode contar a seus filhos e netos que um dia aquela era uma grande rotatória.
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, incluindo como controlar cookies, veja aqui: Política de Privacidade
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.