Quem nasceu em João Pessoa se acostumou a ver o anel interno do Parque Solon de Lucena em pleno movimento, como um símbolo de uma cidade pulsante. Só que como o nome diz, aquele é um parque. Mas ao invés de ser um parque, era uma grande rotatória de ônibus e automóveis. As praças ao seu redor praticamente nunca sofreram uma reforma. Mas tudo isso irá mudar em questão de meses a começar de agora. Pois o que antes todo mundo achava que iria ser uma loucura, agora é uma realidade. Desde às 14:27 de ontem e para sempre, não passa mais nada que tenha motor e quatro rodas no anel interno da Lagoa. Assim, contamos a história da última vez do trânsito da Lagoa.
O Blog Josivandro Avelar acompanhou os últimos momentos de um anel interno ainda movimentado, e ainda pela metade, uma vez que a outra metade do anel interno já estava fechada e em obras. Faltava só a outra, aonde as paradas dos ônibus estavam concentradas. Algumas imagens aqui postadas foram utilizadas no post especial de domingo do Portal Ônibus Paraibanos, mas a maioria das imagens empregada aqui é inédita. Além de uma série mostrando o anel interno da Lagoa vazio, sem gente, que vai vir em separado, pois vale a pena mostrar um elemento da cidade que vai sumir.
A previsão de fechamento do anel interno da Lagoa era de 13 horas de ontem, 23 de janeiro. Mas o anel interno foi fechado de fato às 14:27. O último ônibus a passar pelo anel interno da Lagoa foi um veículo que um ano antes havia se envolvido em um acidente de grande repercussão, e retornou às ruas quase seis meses depois de reformado. Talvez não quisesse ficar na história como um veículo que se envolveu em um acidente, mas sim como o último a passar no anel interno da Lagoa.
Como dizem por aí, a obra da Lagoa é como trocar um pneu com o carro andando. É lógico que ela está em estado de degradação, mas veja o outro lado e o que será do que acabou de ser interditado. Tudo isso dará lugar a um outro cenário que as futuras gerações irão ver quando tudo isso estiver pronto. Quanto às antigas gerações, bem, elas terão a oportunidade de mostrar as imagens deste e de outros posts para seus filhos e netos.
Vamos começar a contar a história do começo. Cheguei por volta de 12:40 descendo de um 2300 no anel interno da Lagoa ainda. Foi a última vez que desci naquela parada. Neste post e em toda a série, nunca a expressão “última vez” vai ser tão usada.
Ainda encontramos o movimento, ônibus passando, carros, etc. Ainda encontramos um cenário que em menos de duas horas não iria ver mais. Me concentrei no final da Getúlio Vargas. Final mesmo, pois dali até a Lagoa parte da rua também iria sumir. Ali encontramos uma faixa que foi construída atravessando o canteiro da avenida, para permitir que ônibus que vêm do Acesso Oeste, de Cruz das Armas e do Rangel acessem o novo corredor que foi construído para absorver o tráfego de ônibus que passavam no anel interno da Lagoa.
Agentes da Semob – Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa – já estavam posicionados esperando a ordem de fechar o anel interno. Entravam e saíam o tempo todo. Junto a eles, funcionários de uma empresa de ônibus também davam auxílio, alguns com coletes de “Posso ajudar?”. Eram fiscais e operadores de folga que foram convocados para ajudar os passageiros a pegarem o ônibus nas paradas certas. Foram instaladas cinco novas paradas no novo corredor, com distribuição das linhas correspondentes às antigas.
Mas vamos nos concentrar exatamente no fim. No fim de um ciclo que, ininterruptamente, durou 36 anos. O tempo todo passavam ônibus, carros, alguns fariam sua última viagem no anel interno.
Quando passou das 13 horas, alguns motoristas pensaram que o desvio já estavam valendo. Foram orientados a ainda seguir adiante. Soubemos desde ali que os agentes decidiram esperar um pouco. De 14:30 não iria passar.
Os operários da obra retiraram parte dos tapumes que ainda cercavam as praças entre os anéis interno e externo da Lagoa, prontos para reinstalá-los na Getúlio Vargas. 15 minutos antes do fechamento, os operários começaram a abrir buracos no asfalto para fixar as estacas que dariam suporte aos tapumes que irão revelar uma nova Lagoa quando forem retirados.
Como este post vai ficar muito longo, no próximo post vamos contar a história da interdição propriamente dita. Acompanhamos o exato momento em que o anel interno do Parque Solon de Lucena era definitivamente interditado. E você verá esse momento histórico documentado no próximo post.