Image

O segredo de uma marca sólida

O segredo de uma marca sólida é não fazer mudanças muito bruscas, e sim preparar quem vê aos poucos para ajustes e mudanças que ela gradualmente vá passar?
,

O segredo de uma marca sólida é não fazer mudanças muito bruscas, e sim preparar quem vê aos poucos para ajustes e mudanças que ela gradualmente vá passar?

Pergunta feita por este editor

Eu era uma dessas pessoas que mudava quase que direto a marca dos meus projetos. Não tinha uma marca sólida. Com o tempo fui aprendendo que quanto mais você muda em um curto espaço de tempo, menos as pessoas conseguem identificar o seu propósito. O início é sempre assim, com o tempo você vai estabilizando a marca, até você perceber que não precisa de muito para transmitir a sua mensagem através da marca. Coisas de quem faz tudo sozinho como eu faço, e eu reconheço, tem coisas que eu aprendi apanhando dos resultados.

E esse é justamente o segredo de uma marca sólida. Segredo é um modo de falar, porque na prática, não tem segredo nenhum. Eu falo isso porque tem gente que, assim como eu, não fazia ideia de como tratar uma marca no início da minha trajetória. Fui aprendendo com a prática e com os conhecimentos aplicados na faculdade de Publicidade e Propaganda. O que eu aprendi na minha trajetória acadêmica foi decisivo para consolidar a marca dos meus projetos da maneira que eu queria.

Desse modo, algumas coisas podem ser ajustadas aqui e ali. Uma dessas coisas foi a mudança de fonte, coisa que comecei a implementar de forma sutil quando fiz a adaptação da marca para o podcast Luneta Sonora, com a implantação da fonte Helvetica, e depois de um bom tempo levei para o site, inicialmente trocando a fonte das artes de mídiae sociais, e depois partindo para a substituição da fonte do próprio site.

Além desses ajustes feitos ao longo do tempo, ainda fiz a mudança da cor de fundo das minhas redes sociais do azul mais fechado para o azul mais claro. Cheguei a pensar na cor branca para o fundo das artes para as redes sociais, mas desisti da ideia por causa do fundo do site e das próprias redes sociais, levando em consideração que as artes poderiam ser “engolidas” pelo fundo das plataformas.

Fiz todas as mudanças de um jeito que eu não queria impactar de cara, mas queria preparar o público. Tanto que as minhas mudanças são feitas de forma lenta e gradual por isso. Desde então, não gosto muito de fazer mudanças bruscas. Faço com calma e paciência. Afinal, você tem que se lembrar de duas coisas: da necessidade de mudar e preparar as pessoas para as mudanças.

Foi assim que eu solidifiquei a marca da Luneta. É desse jeito, mantendo a forma e a unidade da marca, que ela se tornou uma marca sólida. Um projeto não se faz do dia para a noite, quanto mais uma marca. Uma marca é um elemento em constante movimento, e ela precisa estar estável visualmente para que as pessoas identifiquem o seu projeto. O resto, vem de dentro para fora. E é o que eu falo sobre o significado de uma marca.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

#ContentTalks

Conteúdos sobre conteúdo
#ContentTalks: Descansando a mente (ou ao menos tentando)
#ContentTalks: Como deixar as ideias fluirem?
#ContentTalks: Ciclos de produtividade
#ContentTalks: O segundo mês mais produtivo do site

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.