Image

#ContentTalks: Como deixar as ideias fluirem?

E se a falta de ideias fosse a própria ideia em si? Como deixar as ideias fluirem no momento em que elas deveriam fluir? De um problema, crio as minhas soluções.

Tem momentos que a gente não tem ideia nem para um #ContentTalks. E se a falta delas fosse a própria ideia em si? Como deixar as ideias fluirem no momento em que elas deveriam fluir? O texto de hoje surgiu exatamente nesse contexto, afinal anoiteceu e eu não tinha uma ideia para trocar com vocês. Mas comigo é assim: eu transformo a falta de ideias numa ideia, e a minha ideia é: como deixar as ideias fluirem no momento que elas deveriam, e fazer elas fluirem para que você tenha sempre uma carta na manga quando enfrentar momentos assim?

Isso nasce da necessidade de ir se atualizando constantemente, afinal, o mundo está em constante movimento. Muitas vezes a gente acha que já fez de tudo e tudo é suficiente, mas precisa deixar as ideias fluirem para assuntos diários, semanais, enfim, que permitam que o leitor encontre sempre um assunto diferente por semana, dentro de uma estrutura que eu montei para que o leitor saiba que aqui é um ambiente organizado, que não é uma bagunça. Mas como deixar as ideias fluirem assim? De um problema, crio as minhas soluções.

A gente tenta tanta coisa, respirar é uma delas, mesmo sabendo que existe um prazo que eu estabeleci e eu preciso entregar o trabalho no prazo. E olha que eu nunca falhei em nenhum dia desde que eu estabeleci uma agenda de posts onde eu trato de uma sequência diária e um tema por semana, ou seja, adotando uma programação horizontal e vertical. O #ContentTalks é uma dessas verticais, que trata de conteúdos sobre conteúdo, ou seja, o assunto de hoje deste #ContentTalks nasce justamente da necessidade de olhar para a tela de um computador e pensar “o que eu vou fazer agora?”.

Deixar as ideias fluirem é parte disso. Porque quando você se dá conta, você conseguiu trabalhar aquela ideia. E a ideia de hoje é assim: eu pensei no que é não ter uma ideia formada para o tema de hoje, e pensei: e se eu conversar com as pessoas sobre como elas enfrentam esses bloqueios sabendo que tem um texto para entregar hoje? É sobre isso! Assim eu deixei as ideias fluirem e cá estou eu nesse ponto do texto vendo que até uns dez minutos atrás eu não tinha um tema predeterminado. Eu preciso pensar nisso. Em como evitar isso.

E como eu poderia evitar isso? Eu imaginaria tantas maneiras para ter um banco de ideias, tipo textos guardados no Simplenote para essas necessidades, afinal, tem ideias que surgem fora de hora, como um #ContentTalks que eu tive uma ideia na quinta-feira, mas eu só posso postar na segunda-feira seguinte. Ou um #ContentTalks que eu preciso deixar guardado para o momento de não ter uma ideia formada. É deixar as ideias fluirem a todo momento, e não somente no momento em que eu precisar do texto, no caso, o dia de hoje.

Você já se sentiu assim, acreditando que as ideias que você tem não conseguem fluir? Eu já tive essa sensação várias vezes. E poderia ficar horas falando sobre bloqueios criativos, mas os bloqueios criativos são só uma parte disso. E já é uma outra ideia para uma #ContentTalks futura. Uma das minhas características é deixar de certa forma ideias nos textos para mim e para quem for ler. Eu sei desse modo que eu não vou me perder e vou me lembrar de tratar daquele assunto.

Afinal, é um pouco sobre a nossa capacidade de memorizar, um pouco sobre a nossa capacidade de imaginar. Quando a gente usa a nossa imaginação como matéria-prima do nosso trabalho, a gente tem que ter a ciência de que momentos assim podem acontecer. E assim como qualquer matéria-prima de um trabalho, a gente também pode armazenar ideias em algum lugar para quando em algum momento as ideias faltarem. E sabe qual é a melhor parte de tudo isso? Ideias não tem prazo de validade. E a gente pode usar quando quiser.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.