Image

Exercitando a mente

Como você exercita a sua mente para que ela produza mesmo em momentos que você considera estar em bloqueio criativo?

Como você exercita a sua mente para que ela produza mesmo em momentos que você considera estar em bloqueio criativo?

Pergunta feita por este editor

Exercitar a mente é fundamental para que ela continue funcionando melhor a cada dia, afinal, é sobre uma matéria-prima, mesmo que ninguém a veja, ninguém a toque, se sinta pelo resultado daquilo que você criou. Tô aqui trabalhando todos os dias e não é mole criar conteúdo diferente a todo momento, mas tudo isso foi possível justamente porque eu exercito a minha mente. O próprio trabalho que eu realizo diariamente, produzindo textos, artes e um conjunto de coisas que estão aqui quatro vezes por dia, é um componente importante nisso tudo. Para falar a verdade, tudo é fundamental para manter a mente ativa.

Tem momentos que eu preciso pausar e me atualizar sobre tudo. Afinal, para manter um projeto alinhado com as diretrizes de hoje, é preciso entender de tudo: do mercado, da plataforma, do ambiente ao seu redor. E olhar para o ambiente ao seu redor, para as mudanças que acontecem, também é importante. Com quantas ideias incríveis eu voltei após várias caminhadas que eu dei pelas ruas do bairro, e outrora de outros? E olha que por outros bairros, não tenho passado por um bom tempo, mas um dia pretendo voltar. Costumo dizer que as minhas caminhadas não são apenas para exercitar o corpo, mas também exercitar a mente.

Fazer anotações de tudo o que você acredita que possa ser uma ideia incrível também é importante. O primeiro passo para uma ideia começar a se tornar realidade é quando a gente anota aquilo que está na nossa cabeça em algum bloco de notas, um aplicativo de anotações no celular, aliás, é justamente em um aplicativo de anotações que eu torno as minhas ideias vivas, pois tudo aquilo que eu anoto eu procuro amadurecer, e bem, aquelas ideias que eu amadureço e julgo serem as melhores se tornam o que você lê todos os dias aqui no site. Sim, esta é a usina de todas as ideias que eu tirei da minha cabeça. Ou melhor, das mais incríveis.

Eu acredito que quando você tem um projeto como eu tenho os meus há 15 anos e meio, você consegue de um certo modo manter a sua mente ativa o tempo todo, e sabe também que em algum momento ela falha, como uma máquina que precisa ser consertada e precisa de uma manutenção preventiva para funcionar, não sendo necessário que a máquina quebre para ser consertada. É nesse momento que o bloqueio criativo acontece. O mesmo, praticamente, que a ansiedade ataca. Lembra que ontem eu falei que o bloqueio criativo e a ansiedade eram, para mim, gêmeas univitelinas e uma é alimentada pela outra? É sobre isso.

Manter a mente ativa, como eu procuro manter todos os dias, exige exercício constante. Até porque é com o produto da sua mente que você trabalha, é com ela que depende tudo o que você faz, praticamente. Tudo isso para que todos os dias eu possa trazer resultados incríveis, e muitas vezes imprevisíveis, mas tudo isso faz parte. Afinal de contas, é como calibrar uma bateria, fazer a manutenção em dia, para que essa máquina incrível que está dentro de nós funcione em sua plenitude, e quando falhar, falhar com a menor frequência possível. Porque máquinas falham, e precisam de manutenção.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo