O QUANTO FOMOS CURIOSOS EM 2019 – PARTE 3

E continuamos na toada dos tópicos mais buscados do Google no ano de 2019, com comentários e considerações a se fazer sobre o que se destacou nesse ano louco – e qual foi normal? A parte 1 está aqui para você começar a leitura, e a parte 2 também. Vamos começar a parte 3 logo…

Começamos com os shows mais buscados, e adivinha quem ficou em primeiro lugar?

A turnê da volta da dupla Sandy e Junior. A dupla anunciou a turnê de comemoração dos 30 anos de sua formação em março de 2019. A repercussão foi alta, as vendas superaram as expectativas, no fim das contas esta foi a maior turnê da história, com mais de 120 milhões de reais arrecadados.

O mais surpreendente de tudo isso é ver que dentre os 10 shows, só um é de música sertaneja – e este é um ritmo em alta pelo menos nas rádios. A cantora Marília Mendonça esteve em evidência com o projeto Todos os Cantos, em que gravou cada faixa de seu atual trabalho em uma capital brasileira – em shows surpresas (só eram anunciados no dia). A cantora pausou a agenda para dar à luz o seu primeiro filho.

Bon Jovi, P!nk, Iron Maiden e Anitta se apresentaram no Rock in Rio deste ano. Os shows foram vistos por um grande público na Cidade do Rock, e pela televisão. Alguns deles fizeram shows também em outras cidades brasileiras antes ou depois do Rock in Rio, como Bon Jovi. A cantora Anitta repetiu a sua apresentação no Rock in Rio no Parque Madureira, no Rio de Janeiro, no último dia 7. O show foi gratuito.

O ex-beatle Paul McCartney fez apresentações em São Paulo e Curitiba em março deste ano. Ed Sheeran, em fevereiro deste ano. E ainda teve mais uma turnê de reunião da banda Los Hermanos, que em um show no Maracanã levou nada menos que 42 mil pessoas em maio deste ano.

Em maio, foi a vez do grupo sul-coreano BTS, maior banda do segmento K-pop (Korean Pop), levando a turnê Love yourself: speak yourself. Essa banda é fenômeno entre as adolescentes, que colecionam de tudo da banda e de outras do segmento. As mães delas podem não conhecer o que é K-pop, mas quando tinham a idade delas, também colecionavam posters e ouviam músicas do Menudo, Dominó, Polegar, Backstreet Boys…

Da música para o futebol, estes foram os dez times mais buscados de 2019. Mais um título para o Flamengo.

Campeão brasileiro, carioca, da Libertadores, e vice mundial. A campanha do clube carioca foi histórica. Fruto de longo planejamento, deslanchou de vez após a contratação do técnico português Jorge Jesus. De 38 jogos do Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu 28, empatou 6 e perdeu 4. Terminou o campeonato com 90 pontos e com artilheiro e vice do campeonato – Gabriel Barbosa (o Gabigol) e Bruno Henrique, que marcaram respectivamente 25 e 21 gols = 46 dos 86 marcados pelo clube no campeonato.

Terceiro na tabela do Brasileiro, o Palmeiras foi o segundo time mais buscado por ter praticamente sido o candidato a tirar o título do Flamengo, mas teve uma campanha bem irregular no Brasileiro. O Santos, que contratou técnico estrangeiro – o argentino Jorge Sampaoli – foi o vice-campeão.

Só um time da Série B aparece nos dez mais buscados – e não estou falando do Sport, que estava na Série B este ano e foi vice-campeão, subindo para a Série A de 2020. O Cruzeiro vai disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 98 anos de história, depois de uma campanha vergonhosa em campo e de denúncias de corrupção envolvendo dirigentes fora dele. Trabalho a longo prazo para o fracasso.

São Paulo, Grêmio, Vasco, Atlético Mineiro e Fluminense completam este ranking.

E agora, mais um ranking de coisas que o brasileiro – muitas vezes – não sabe direito o que é.

A primeira delas diz muito sobre a procura pelo prazer sexual, pois é exatamente isso que libido significa.

Cagarra é uma ave.

Democratização – isso veio por causa do tema do ENEM – é levar para todas as pessoas ou fazer levar a todas as pessoas.

Se nem o presidente sabe o que é Golden Shower, não me interessa nem saber o que é.

Shallow Now literalmente é “raso agora” em português. Isso se deve por causa da canção da cantora Paula Fernandes, que fez uma versão em português da música Shallow – canção de Lady Gaga e Bradley Cooper para o filme “Nasce uma Estrela”. Sem conseguir encontrar algo que rimasse, transformou o verso We’re far from the shallow now (Estamos longe do raso agora) em “Juntos e Shallow Now”.

Yuzu é um emulador gratuito e de código aberto do Nintendo Switch – quer dizer: é um software usado para emular o Nintendo Switch, permitindo que qualquer pessoa jogue os jogos do console em qualquer computador – de preferência de 8 GB de memória para cima e com placa de vídeo, é claro.

AI-5 se refere ao Ato Institucional Nº5, o mais duro ato institucional do Regime Militar, que deu autoridade para o Presidente da República fechar o Legislativo, suspender direitos políticos e censurar obras artísticas, só citando parte do que era o ato. O termo teve seu auge de buscas após declaração do Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre como o governo conteria manifestações como as que aconteceram no Chile e na Bolívia.

Diverticulite é uma doença gastrointestinal caracterizada pela inflamação dos divertículos – daí seu nome. O apresentador César Filho, e mais recentemente o humorista Rafael Cunha, trataram dessa doença.

Corpus Christi – que em 2020 se comemora no dia 11 de junho – é um feriado católico que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. Celebra o sacramento da Eucaristia, que relembra a morte e ressurreição de Jesus; nela o pão consumido representa o Corpo de Cristo e o vinho ingerido, seu sangue.

Contratorpedeiro é o que os norte-americanos chamam de destroyer. É um navio de guerra desenvolvido para escoltar outros navios de uma esquadra da Marinha.

Como essa matéria mais uma vez ficou extensa, aguarde a parte 4. E dessa vez, a última dessa viagem ao mundo dos tópicos de 2019. Sigam-me os bons!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entendendo os algoritmos do Instagram WhatsApp não irá limitar quem não aceitar nova política de privacidade Truques para ativar a função de pagamentos do WhatsApp Como exibir o número de curtidas no seu Instagram WhatsApp libera função de acelerar áudios Storytelling da Luneta Novos recursos de áudio do Facebook E se eu não aceitar os novos termos de uso do WhatsApp? Visualizando o número de curtidas no Instagram Pagamentos pelo WhatsApp: aprenda como configurar Função de pagamentos do WhatsApp é liberada Recursos da integração do Instagram com o Messenger