O QUANTO FOMOS CURIOSOS EM 2019 – PARTE 2

Continuamos a leitura sobre o quanto fomos curiosos em 2019, para entender em termos de busca – justamente as Pesquisas do Ano no Google – o que nós buscamos, o que nós queremos saber, no que queremos nos aprofundar naquele momento. A parte 1 está aqui e agora vamos começar a segunda parte.

Nos termos sobre tecnologia, o que você vai ver a seguir diz muito sobre hoje: vivemos no celular. E quando não estamos satisfeitos, queremos trocar. Eu fiz isso.

Mas não troquei o meu celular carroça – um Moto G2 – com o qual eu sofri no início deste ano por nenhum desses modelos acima. E sim por um Moto E5 – que é quase um Moto G6.

Dollify e Faceapp foram os aplicativos mais pesquisados e que foram as modas passageiras de 2019 como tem em todo ano. Em comum, os dois brincam com seu rosto; o Dollify cria uma caricatura estilizada, o Faceapp te envelhece. E em comum, a certeza de que é importante ler os termos de privacidade dos aplicativos, que passa batido toda vez que a gente instala.

O único termo de tecnologia que não tem relação com celular – ou quase – é o Amazon Prime, que chegou ao Brasil com filmes, séries, frete grátis nas compras da plataforma, livros online, tudo isso por R$ 9,90 mensais. Se a Netflix tá preocupada? Deveria. Vai vendo o Disney+ aparecer aqui no próximo ano.

O que mais as pessoas fazem no Google? Perguntam. Por quê?

Então vamos responder em poucas linhas.

1- Foram várias as falhas registradas nos servidores do aplicativo – uma delas afetou o Facebook todo, e por tabela o WhatsApp, que é dela.

2- Para marcar a abertura dos trabalhos legislativos – um novo Presidente da República, uma nova Câmara dos Deputados e 2/3 do Senado tomaram posse este ano.

3- Porque foi convidado pela Conmebol, tal como a Seleção do Catar. As federações de futebol sul-americanas são dez, dessa maneira a Conmebol completa três grupos de 4 seleções cada uma, convidando seleções de outros continentes.

4- Revezamento de técnicos do programa da TV Globo – segundo nota da emissora. Brown foi substituído pela cantora Iza.

5- Nos abstemos de comer carne na Sexta-Feira Santa em respeito ao derramamento do sangue de Jesus em seu sacrifício.

6- Porque o STF considerou que condenados só podem cumprir pena após esgotados todos os recursos no judiciário, e não após condenação na segunda instância deste. Lula foi condenado na terceira instância – o STJ – já preso desde 7 de abril de 2018, quando foi condenado na segunda instância – o TRF. O ex-presidente responde os processos – os quais se diz inocente das acusações lhe imputadas – em liberdade.

7- Por que separado é preposição, quando a gente quer dizer “por qual motivo”. E porque junto é uma conjunção.

8- A foto em que o ator Fábio Assunção aparecia embriagado em uma delegacia de polícia virou meme por causa do histórico de problemas com álcool do mesmo, os quais ele está superando. Ele até já pensou em processar os autores, mas para ele “esse assunto já foi”, ele está em outra fase, em entrevista a Pedro Bial.

9- Isso explicamos neste post da 612 Comunicação.

10- Lula passou 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, após condenação em segunda instância do processo do triplex do Guarujá – ele foi acusado de receber o imóvel como pagamento de propina, o que ele nega. Foi solto conforme explicado no número 6.

Do por que, ao como, as pessoas queriam saber como fazer determinadas coisas que não sabiam de certo. E aprenderam onde? Nos resultados do Google!

Inscrição do ENEM, Redação do ENEM, a gente explica melhor em maio, junho… Ovo de Páscoa e ovo de colher, mais uma pesquisa que reflete a época, no momento em que as pessoas procuram ganhar dinheiro ou fazer você mesmo. Aí entramos na mesma lógica do geladinho gourmet – olha ele aí de novo.

Como fazer com que as pessoas gostem de mim? Nem eu sei.

Bora de personalidades? Você, brasileiro, quis saber mais sobre essas 10 pessoas em 2019:

E vamos te dizer quem são, se bem que você já conhece.

1- Funkeiro envolvido em polêmica. Como entrou em evidência? Por ter sido acusado de praticado bullying contra uma garota na Disney. A atitude gerou repercussão negativa para o cantor, que perdeu shows, seguidores nas redes sociais, e por aí vai.

2- O atual Presidente da República. Tomou posse no dia 1º de janeiro após vencer a eleição no segundo turno em outubro de 2018. Eleito com um discurso com o qual o eleitor indignado com os escândalos de corrupção se identificou, manteve o estilo que o fez notório no Planalto.

3- Humorista e apresentador do SBT. Crítico da esquerda política, foi condenado a 6 meses de regime semiaberto por injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ultimamente tem feito críticas à direita política, mesmo tendo opiniões próximas desta.

4- É a modelo que acusou o jogador Neymar de estupro. A ocorrência teria acontecido em um hotel de Paris, mas o inquérito foi aberto no Brasil. Foi arquivado por falta de provas.

5- Já que falamos em Neymar, além da polêmica com a Najila Trindade, 2019 definitivamente não foi o ano dele. Não jogou a Copa América por causa de uma lesão (mais uma), não conseguiu sair do Paris Saint-Germain (queria jogar na Espanha), a temporada de 2019 foi bem irregular para ele em campo.

6- O repórter Mauro Naves foi demitido da TV Globo justamente por 4 e 5. Ele se envolveu na história do Neymar por ter passado o contato do pai de Neymar para o primeiro advogado (dos três) da Najila, esperando que o fato fosse passado para ele com exclusividade. Isso não aconteceu, o caso foi à tona antes, a TV Globo considerou a atitude de Mauro contrária à conduta esperada pela emissora aos seus jornalistas, foi afastado, se defendeu, no fim foi desligado da TV Globo.

7- Cantora, esteve em evidência pelo seu trabalho, pela sua participação na Dança dos Famosos – sendo eliminada da competição – no qual segundo ela não conseguiu ter se dedicado como deveria por conta de sua agenda de shows cheia. Está também sempre em evidência nas redes sociais, seja pelas suas fotos, pelas suas apresentações, pelas zoeiras com o marido, Whindersson Nunes.

8- O ator foi envolvido em polêmica por conta do fim de seu casamento com a atriz Débora Nascimento, com quem teve uma filha. Como nesse meio todo mundo – principalmente jornalista de fofoca – gosta de apontar um pivô para o fim do casamento, sobrou para a atriz Marina Ruy Barbosa, sem nem levar em consideração que a atriz é casada. A personagem dela na novela O Sétimo Guardião fazia par romântico com o personagem do José Loreto.

9- Atual Ministro da Justiça, foi nomeado pelo Presidente Jair Bolsonaro antes dele tomar posse, por causa de sua notoriedade na condução da Operação Lava Jato, que levou vários empresários e políticos para a cadeia, dentre eles o ex-presidente Lula, cujos apoiadores criticam sua postura até hoje, principalmente depois de Sérgio Moro ter aceito o convite. Na pasta da Justiça – e com o controle da Polícia Federal, propôs o Pacote Anticrime, dentro da principal bandeira que elegeu o atual presidente; a Segurança Pública.

10- A deputada federal fluminense e também cantora e pastora Flordelis teve seu nome em evidência por causa do assassinato de seu marido, Anderson do Carmo. Dois dos filhos da deputada foram presos pelo crime; um teria confessado o crime e o outro foi apontado como mandante. O caso segue sob investigação.

Muitos desses porques, como e quem eu busquei pouco no Google. Informado sobre os assuntos, deu para fazer sem tanta “cola”. O texto ficou longo e vai ter parte 3. Tô gostando de fazer isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entendendo os algoritmos do Instagram WhatsApp não irá limitar quem não aceitar nova política de privacidade Truques para ativar a função de pagamentos do WhatsApp Como exibir o número de curtidas no seu Instagram WhatsApp libera função de acelerar áudios Storytelling da Luneta Novos recursos de áudio do Facebook E se eu não aceitar os novos termos de uso do WhatsApp? Visualizando o número de curtidas no Instagram Pagamentos pelo WhatsApp: aprenda como configurar Função de pagamentos do WhatsApp é liberada Recursos da integração do Instagram com o Messenger