O ESPELHO DE UM MUNDO QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Assim como o mundo lá fora, você não conhece nada se você não sair de casa, dar uma volta a pé, de ônibus, como quer que você faça. A mesma coisa é com a Internet: você não sabe como é, mas acha que já viu o suficiente.

Vamos supor que o mundo é a Internet e a sua casa sejam as redes sociais, vou tomar como exemplo o Facebook. A timeline é cheia de notícias as quais 50% delas não são verdadeiras. Mas você não lê. E ainda assim você acredita mesmo sem ver. É como uma televisão onde você só vê a escalada de um telejornal, e acha que só vendo essa escalada você está bem informado e formula suas opiniões. E mal sabe você que enquanto você formula suas opiniões a favor de um determinado assunto, não sabe que não existe antagonismo de ideias. Existe uma ideia só, e cada cabeça pensa de uma forma diferente sobre essa mesma ideia.

leia-e-entenda

A Internet é o espelho de um mundo que você não conhece. Você só lê a rede social e acha que já viu tudo da Internet. Calma, você não viu nada! Somos espectadores ao mesmo tempo que transmissores e produtores de conteúdo. Só que como muitos de nós não sabemos como dá trabalho transmitir e produzir, somente passamos algo adiante sem ler e sem se aprofundar. Você acha que tenho uma opinião instantânea? Não, estudei e formulei bem o que pensar antes de dizer: eu tenho uma opinião e sou de acordo com ela.

A minha cabeça é complexa e vocês sabem bem disso, diante de minha condição psíquica. Ela tem sua base e sua estabilidade, mas volta e meia tem as crises de ansiedade e essas pequenas alucinações, as quais eu coloco na cabeça: não, isso não se sustenta! Assim também é com o que você, ser normal (e eu sou anormal por acaso?) pensa.

Olha o cenário político: enquanto você define políticos como golpistas, você nem imagina que os políticos que você defende são amigos dos golpistas que você critica. Você precisa aprofundar-se no cenário para saber quem é leal nesse mundo e quem não é. Posso até te ajudar se quiser mesmo que a minha cabeça seja alucinada demais.

Por isso, se alguém te aconselhar, não lhe atribua uma opinião pronta nem chame seu amigo de golpista ou o que quer que seja. Ouça, por favor ouça! E se você está no Facebook e por acaso chegou até aqui através dele, parabéns! Você chegou até aqui e leu esse texto mostrando que está se aprofundando em ver tudo aquilo que você recebe, mesmo que essa não seja a coisa mais relevante. Mas é claro: se informe com fontes confiáveis e não acredite em tudo que postam no Facebook.

sua-opiniao-e-sua-identidade

Independente do que você pense, sua opinião é sua identidade. Por isso respeito e admiro. E por isso quero ajudar você a reforçar ainda mais ela sabendo que existem pessoas oportunistas que querem se aproveitar daquilo que você pensa para embutir em você o que você odeia.

De TEA para TEA, acredito que minha condição psíquica pode me ajudar a te ajudar a pensar o mundo como ele realmente é, e não como ele realmente parece. Você ainda não conhece nada desse mundo assim com eu. Mas pelo que eu conheço, você precisa se guiar.

Se ver uma notícia, clique, leia, analise, chegue até aqui, o rodapé. Dê sua opinião e comente, afinal, aqui embaixo tem uma caixa de comentários que é um espaço de interação e você pode conversar com o editor! Participe, não seja só passivo. Se pensasse assim, não teria um blog.

E nem falaria tudo isso que você acabou de ler. E se você chegou até aqui, você entendeu o que eu quis dizer.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *