MINHAS IMPRESSÕES DO 7 DE SETEMBRO EM JOÃO PESSOA

O desfile do Centro não teve aquela crise de criatividade que acometeu o desfile dos bairros do Cristo/Rangel. Não era para menos, era o desfile para a cidade inteira ver, e era para ser caprichado mesmo, como de fato, foi bem caprichado. O que aconteceu de mais interessante no desfile do 7 de setembro da rua Duarte da Silveira, que aconteceu hoje de manhã e eu presenciei como um simples espectador, você fica sabendo agora.

A rua estava lotada, é claro. Gente de todas as idades e bairros vieram a Duarte da Silveira para prestigiar a data. No palanque, várias autoridades civis e militares apareceram, com exceção do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, que não estava lá.

O desfile começou de 8 da manhã em ponto, como de costume, com o famoso tanque de guerra conduzindo o governador do Estado, José Maranhão. Ele hasteou a bandeira do estado, um dos comandantes do Exército (general de brigada Vicente Magalhães) hasteou a bandeira nacional e a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti (que é a primeira-dama do Estado) hasteou a bandeira municipal ao som do Hino Nacional, executado por uma banda marcial.

Após as devidas formalidades, agora sim o desfile foi iniciado pela Funad, uma instituição estadual destinada a reabilitação e assistência a deficientes. Foram muito aplaudidos. Para o pelotão de deficientes auditivos, o aplauso foi em forma de mãos agitando para cima.

Depois foi a vez das escolas, municipais, estaduais e particulares, que trouxeram além das bandas marciais (claro que não poderiam faltar) referências a projetos das escolas, a cidade onde vivem, etc. Pelo menos a paz esteve presente, mas pelo menos não teve aqueles pelotões onde apareciam pelo menos um casal Emília e Visconde de Sabugosa que apareceram com frequencia no desfile do Cristo/Rangel. Falando em Cristo/Rangel, três escolas do bairro desfilaram no Centro: Augusto dos Anjos, Ubirajara Targino Botto e Padre Pedro Serrão, todas municipais.

As escolas particulares Corujinha (de Mangabeira) e Colégio Intensivo Criança Feliz (do Costa e Silva) trouxeram até abre-alas. No caso do Corujinha, uma coruja (símbolo da escola, é claro) e no caso do CI, um globo terrestre. A outra escola particular que desfilou foi a rede CNEC. Rede porque são duas as escolas dessa instituição aqui na cidade: João Régis Amorim, do Geisel e Felipe Tiago Gomes, que fica na Estrada da Penha.

Outras escolas que desfilaram no Centro foram a Zumbi dos Palmares, a Santos Dumont, a Zulmira de Novais, a Severino Patrício, a Frutuoso Barbosa, a Pedro Lins Vieira, entre outras instituições municipais e estaduais. Ao todo, foram 20 escolas.

Associações e órgãos: Várias foram as associações de classe que desfilaram na Duarte da Silveira: os Desbravadores, o complexo Juliano Moreira, os grupos de Melhor Idade, a LBV (Legião da Boa Vontade), a Maçonaria, a Emlur (órgão de limpeza pública de João Pessoa), a STTrans, a Guarda Municipal, o Hemocentro e o SESC/SENAC.

O grupo dos Desbravadores veio fazendo a transição das escolas para as Associações de Classe. E veio desfilando bem, com grito de guerra e tudo.

O complexo e o Hemocentro mostraram veículos e projetos desenvolvidos pelas mesmas; os grupos de Melhor Idade vieram fantasiados e arrancaram aplausos. Homenagearam também Creuza Pires, que presidiu a Associação dos Clubes de Melhor Idade, falecida esse ano. Também apareceu no desfile o ônibus da Melhor Idade.

A Emlur fez o pessoal tirar o pé do chão. Mais que mostrar o que a Empresa Municipal de Limpeza Urbana faz para deixar a cidade limpa, também colocou na rua o Bloco da Limpeza e o grupo Baticumlata (que esteve na Semana Cultural do Lyceu mês passado). A STTrans mostrou apenas as viaturas. A Guarda Municipal trouxe homens, viaturas e a Banda 5 de Agosto.

A LBV e a Maçonaria, estreantes em desfiles de 7 de setembro, também enfocaram os projetos desenvolvidos por elas. E a rede SESC/SENAC, além de tudo isso, não podia deixar de trazer as suas carretas, marca registrada da instituição em seus desfiles.

Desfile Militar: Como não poderia deixar de ser, todas as forças de segurança marcaram presença no desfile de 7 de setembro. O Exército trouxe os ex-combatentes, que foram bastante aplaudidos. Trouxe vários soldados do 16º RCMEC, 15º BIMTz e Grupamento de Engenharia para a Duarte da Silveira, além de pesados caminhões e tanques.

Vieram também para o desfile a Polícia Rodoviária Federal e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Depois vieram as Polícias Civil e Militar, com seus homens e viaturas. Depois teve até cover do Michael Jackson, de guarda-chuva num calor bem agradável como é o daqui (ah, Michael Jackson não podia tomar sol…)

O desfile foi encerrado pelo Corpo de Bombeiros, também com seus homens e viaturas. Incluindo dois caminhões novos.

Ano que vem tem mais. Só tenho a dizer que foi uma manhã super agradável, inesquecível, que ainda vai ficar um bom tempo na memória, tanto a minha quanto a de quem estava lá. Independente da data, é sempre bom dar uma volta e passear um pouco, e ver o que a cidade tem a oferecer de bom. Para quebrar a rotina e, é claro, lembrar a importância da data de hoje. E amanhã a rotina começa toda novamente…

2 comentários em “MINHAS IMPRESSÕES DO 7 DE SETEMBRO EM JOÃO PESSOA”

  1. É bonito ver o desfile cívico, e soa cada vez mais com ares nostálgicos, na minha opinião. Poucos, de fato, vão prestigiar o desfile, como vc foi.

    Depois de ter lido alguns livros que relatam a história brasileira até a sua formação atual, o 7 de setembro para minha pessoa é apenas um feriado. Só sou brasileiro pq nasci aqui. Ano que vem teremos um patriotismo fora de série com a copa.

    Parabens pela postagem e por suas excelentes produções textuais.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Recursos que estão chegando no WhatsApp Recursos de segurança do Instagram Bug da câmera do WhatsApp resolvido Backups mais seguros no WhatsApp WhatsApp em quatro dispositivos O bug da câmera do WhatsApp Fotos em alta qualidade no WhatsApp?! O Instagram não é mais uma rede social de fotos?! Como ganhar dinheiro no TikTok Mídias autodestrutivas no WhatsApp?! Links do Instagram para todos?! Pagamentos pelo WhatsApp liberados para todos