PENSE NUMA ANIMAÇÃO…

Segunda parte do primeiro dia da Semana Cultural do Lyceu, dessa vez comentando sobre as apresentações que aconteceram na quadra da escola.

Antes, aconteceu uma palestra no auditório da escola, cujo tema foi sobre a diversidade.

Mas foi na quadra que a abertura da semana cultural foi bem movimentada. Foi aberta por um grupo de dançarinos de Hip Hop, ou B Boys, como são chamados na cultura Hip Hop. O público, sem exageros, foi ao delírio, as meninas que o digam.

Logo em seguida se apresentou o grupo parafolclórico da escola, que na apresentação era composto por um trio de forró (triângulo, zabumba e sanfona) e seis casais de dançarinos, que apresentaram várias manifestações da cultura regional. Teve até gente da platéia que entrou no embalo das  danças que eles faziam no decorrer da apresentação, que foi encerrada com uma ciranda onde o público também participou, dessa vez diretamente, ao som de:

Essa ciranda quem me deu foi Lia

Que mora na Ilha

De Itamaracá

CURIOSIDADE: Para quem não sabe, Lia de Itamaracá é uma famosa cantora de cirandas, nascida na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. Teve muita gente que achou que ela só existia nesses versos, mas ela é real e está em plena atividade. A música que tem os versos acima foi composta pelo mestre Baracho e gravada pela primeira vez por Teca Calazans, em 1963. Aliás, de Itamaracá a ciranda (provavelmente trazida pelos portugueses) se difundiu pelo Nordeste.

Após a apresentação do grupo parafolclórico, outro grupo de dança se apresentou na quadra, novamente para o delírio do público presente (os alunos da escola, evidentemente). O terceiro grupo dançou várias músicas pop, fez uma espécie de dramatização com vários sons (barulho de moto, batida, música de plantão da Globo, traduzindo a dramatização, dois caras olham para duas meninas, distraídos batem a moto, morrem e logo aparece uma equipe de reportagem). Depois, não poderia faltar uma homenagem a Michael Jackson, falecido em junho.

Amanhã tem a feira de profissões do terceiro ano. Vamos ver o que vai acontecer e depois eu volto para contar como foi, coisa que estou fazendo agora nesse primeiro dia, que foi bem proveitoso, tanto que rendeu duas postagens.

Compartilhe este post