O meu trabalho atualmente acontece numa parede de um quarto. Ainda. Mas não vai ser assim para sempre, afinal, eu ainda sonho em ter quatro paredes ou mais para o meu trabalho ao invés de uma só. Essa é uma evolução que você mesmo constrói, e não só acompanha. E precisa ser voz ativa.
A minha mesa de trabalho evoluiu. Foi a primeira coisa a evoluir nele, antes de dizer que eu tinha um ambiente de trabalho depois de tirar todo o material da faculdade de cima da cama e jogar em uma mesa lá em 2014, com tantas coisas que eu coloquei em cima e outras que eu precisei tirar para poder me adaptar aos meus estilos de trabalho.
Porque antes, nem tinha isso. Trabalhava em cima da cama. Foi assim que eu fiz a maioria dos meus trabalhos de faculdade. E o antigo blog que hoje é site estava lá. Porque o que eu mais queria era estar no meu universo, porque todos os outros conhecidos e badalados universos da cidade não eram os universos que me faziam feliz
Afinal, nesses lugares eu seria só mais um. E aqui de onde eu estou eu tenho a liberdade de fazer o meu trabalho de forma independente de tudo aquilo que nos desprestigia como pessoas e como comunidade. Falando para as pessoas e para um público que de certa forma está se acostumando com as minhas invencionices.
O meu ambiente é algo que precisa acompanhar as evoluções que o meu lugar passa. Até porque todo mundo tem o direito de crescer e de empreender no lugar onde você se identifica. Porque eu carrego o lugar que eu me identifico e aponto para todos que eu estou aqui. E ninguém arranca uma raiz.
Passo a passo, essa evolução vai acontecendo. Passo a passo, com os pés no chão. E logo as coisas vão melhorar, aliás, eu considero que estejam melhores.