Image

TOP 5 DO BLOG- 2014 EM TODA INTENSIDADE

2014 foi um ano morgado e ao mesmo tempo intenso. Mas pude guardar grandes momentos para não serem esquecidos e […]
, , , , ,

2014 foi um ano morgado e ao mesmo tempo intenso. Mas pude guardar grandes momentos para não serem esquecidos e que entraram para a história do blog. Como bem disse, desses 5 momentos, 4 aconteceram após a migração do blog para uma nova casa e uma nova plataforma. A mudança fez bem. E por isso, vamos relembrar os 5 momentos mais marcantes do ano no Blog Josivandro Avelar.

Os cinco momentos mais marcantes do blog foram todos relacionados a um conjunto de posts, e não a um só em específico. Ou seja, foram momentos registrados em vários posts no blog, marcando nossa identidade e sua fidelidade. Agora sim, vamos ao tradicional Top Five do blog.

Só lembrando mais uma vez, esta contagem é de trás para frente.

5º lugar- #VaiTerArte (série de posts no blog e nas redes sociais, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014)

5º lugar- #VaiTerArte

2014 foi o ano da Copa do Mundo no Brasil, e as mídias do blog foram utilizadas para mostrar artes feitas em telefone celular, a partir de aplicativos de edição fotográfica. Assim nasceu a série #VaiTerArte, onde mostrávamos os jogos da Copa do Mundo em 2 artes; uma antes do começo, a outra trazendo o placar.

Foram mais de 60 artes, com respostas positivas no Instagram (acredite, teve arte curtida pelo perfil oficial da seleção alemã) e no Tumblr (onde teve argentinos reblogando posts dos jogos da Argentina).

Nem o 7X1 escapou de nossas artes. Esse foi o único momento até aqui não relacionado com a mudança de plataforma do blog, que ocorreria menos de um mês depois.

As artes não foram todas postadas no blog naquela época, pois eram voltadas para as redes sociais. Após a migração da plataforma, foram armazenadas no portfólio do blog.

4º lugar- A cobertura da entrega dos ônibus novos de 2014 em João Pessoa (série de 5 posts, entre 3 e 6 de novembro de 2014)

4º lugar os ônibus de 2014

No dia 3 de novembro, manhã de uma segunda-feira, o Blog Josivandro Avelar acompanhou a cobertura de uma entrega de 35 ônibus na Avenida Getúlio Vargas, em João Pessoa. A entrega marcava a estreia de um novo modelo de ônibus nas empresas que os adquiriram, e contou com a presença de várias autoridades. Tudo mostrado em todos os detalhes.

A série, publicada na primeira semana de novembro, praticamente segurou o blog num mês onde postei pouca coisa, pois ia me dedicar a missão que vai ser o nosso terceiro lugar deste Top Five. Foram postadas mais de 70 fotos. Foi feita uma cobertura intensa tanto para este blog, quanto para o Portal Ônibus Paraibanos, afiliado ao Blog Josivandro Avelar. Para o Blog Josivandro Avelar, foram produzidos cinco posts, sendo um só com as fotos dos interiores dos ônibus.

É uma tradição desta página fazer a cobertura dessas entregas. Já o fizemos em 2010 (duas vezes), 2012 e 2013.

3º lugar- 100 limites (série de 5 posts do blog, 28 e 29 de novembro)

3º lugar- 100 limites

Durante todo o mês de novembro, visitei a faculdade onde fiz o curso de Publicidade e colaborei com um projeto o qual era um exercício de campanha do Projeto Trainee do IESP. O convite de Anne Aline para colaborar com o projeto veio no momento que eu mais precisava fazer alguma coisa para ocupar a cabeça, pois passava por uma crise de ansiedade (crise essa que me fez trocar de psicóloga).

A campanha em questão era para o Acesso Cidadão, que proporciona a deficientes físicos várias atividades de lazer e cultura. Todos os sábados eles se reúnem em frente à Casa de José Américo, na Praia do Cabo Branco, para proporcionar aos portadores de necessidades especiais um dia muito especial na vida deles, com atividades esportivas e de lazer. Para muitos deles, é a oportunidade de poder tomar um banho de mar. Para isso, cadeiras especiais (com rodas que bóiam) são disponibilizadas para os cadeirantes.

Foram feitas 1 arte de outdoor e 1 vídeo. A campanha foi apresentada no dia 26 de novembro. O grupo tirou 8,3.

Para ver todos os posts da campanha, clique neste link.

Foi um dos momentos mais marcantes do ano, sem dúvidas. Até hoje agradeço por esse momento acontecer.

2º lugar- O mistério das pinturas dos ônibus da Transnacional e Reunidas (série de 3 posts, entre 1 e 10 de dezembro)

2º lugar- o mistério das pinturas

Com a colaboração ao Portal Ônibus Paraibanos, passei a receber fotos e escrever matérias sobre a chegada da segunda etapa da renovação da Transnacional e da Reunidas em 2014. Nada demais se os carros não viessem caracterizados tais como operam na capital paraibana.

A Transnacional mantém sua matriz em Campina Grande, tendo adquirido empresas para operar em João Pessoa no final dos anos 1980. Em Natal, controla uma empresa com o nome Santa Maria, que usa essa mesma pintura das três listras paralelas. Já a Reunidas tem matriz aqui em João Pessoa e opera com o mesmo nome em Natal desde 2001, e em Cabedelo, desde 2003.

Com isso, ficou a dúvida: para onde esses ônibus iriam? Não deram maiores pistas. No decorrer dos dias e com a chegada de informações, o mistério foi esclarecido: os 10 ônibus adquiridos com a pintura e nome da Reunidas foram direcionados para Cabedelo, encerrando um tabu de 6 anos sem carro zero na cidade portuária. Já os com nome Unitrans ficam na capital paraibana.

Os adquiridos com a pintura da Transnacional também ficam na capital paraibana.

1º lugar- A maior reforma da história do blog (série de mais de 30 posts, entre 26 de julho e 11 de agosto de 2014)

1º lugar- a mudança está no ar

Durante 5 anos e 7 meses, o Blog Josivandro Avelar foi um blog do Blogger, plataforma online de blogs do Google. Lá tivemos 3 endereços, uns 5 layouts, e um espaço considerado limitado em recursos, no qual me virava como podia para poder entregar um conteúdo de qualidade e aparência profissionais. Só que uma hora, iríamos mudar.

A transferência do Blog Josivandro Avelar para um servidor próprio e plataforma WordPress.org era um objetivo antigo que tinha e queria amadurecer. Na última quinzena de julho, essa decisão foi sacramentada: o Blog Josivandro Avelar finalmente iria se mudar.

Com a decisão da transferência sacramentada, era hora de comunicar aos leitores que isso iria acontecer. A partir do dia 26 de julho, começaram a ser veiculadas as artes que anunciavam a maior reforma da história do blog. Postamos artes coloridas e não quis dar maiores detalhes, pois queria comunicar que a mudança foi sacramentada assim que tivesse tudo pronto para que isso acontecesse.

No dia 8 de agosto, uma sexta-feira, a hospedagem foi contratada. Na manhã do dia seguinte, 9 de agosto, o espaço foi liberado e começamos os preparativos. Durante esse período, o blog ficou fora do ar durante quase 20 minutos. Foi o tempo de tirar do ar o antigo blog – a fim de desvincular dele o domínio – e transferir para este espaço que você vê hoje.

A mudança deu certo, e não perdemos nada. Desde esse tempo para cá, atingimos a marca de 5000 visitas.

O All types & Fotoartes passou pelo mesmo processo de mudança. Ganhou novo espaço, novo endereço (passou a ser josivandroavelar.com/alltypesefotoartes) e os antigos domínios do AT&F em sua fase Blogger, bem como o antigo Blog de Desenhos, passaram a redirecionar para o novo AT&F.

Tivemos vários ganhos: design capacitivo (pode ser lido em tablets, celulares e computadores do mesmo jeito), possibilidade de criação de galerias e portfólios, post de documentos em PDF e outros downloads, e outras novidades que ainda irão ser implantadas mais para frente.

Pelo impacto que a mudança trouxe, foi o momento do ano no Blog Josivandro Avelar. Pois é a herança mais significativa que fica de 2014.

e daqui para frente

Daqui para frente, vamos manter o que de bom ficou desse ano e fazer ainda melhor no ano que vem. Na retrospectiva passada contei sobre minhas expectativas do ano e posso dizer que consegui manter o controle e cumprir todas elas, mas sem me dar por satisfeito. E não é para se dar por satisfeito! Tem que continuar seguindo em frente e não desanimar.

Vamos criar, escrever, contar novas histórias, construir o ano que virá. Tenho certeza que as coisas serão ainda melhores do que as que aconteceram no ano que agora termina.

Quanto ao TOC, avisei que seria um tratamento longo. A nossa meta de minimizar os efeitos do transtorno continua firme e forte. E colecionar momentos faz parte disso. Superar crises de ansiedade que vierem, respondendo com muito trabalho e muita arte.

E assim vamos começar 2015. Com foco, força e fé. Pois é disso que a gente precisa, e muito!


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 135: Desenha e fala, aproveita o tempo
  2. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  3. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  4. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  5. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  6. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.