WhatsApp para de funcionar em celulares antigos? A história não é bem essa

A história que começou a circular no dia de hoje seria a seguinte: no dia 1º de janeiro – mais conhecido como depois de amanhã – o WhatsApp pararia de funcionar em celulares antigos, que iriam parar de receber atualizações, enviar e receber mensagens do aplicativo. Sim, ainda tem gente que usa celular velho para acessar o WhatsApp, pode não ser muita gente, mas é uma boa parcela. É claro que notícias assim assustam esse público.

Mas se você iria jogar o seu telefone velho fora só por causa disso, calma que não é bem assim. Esse suporte a celulares muito mais antigos do que o que você possa estar usando já cessou no dia 1º de janeiro de 2020, ou seja, não há até este momento nenhum indício de que o WhatsApp vá elevar o sarrafo de suas configurações. Ou seja, não muda nada. E eu vou explicar melhor.

As especificações mínimas são as seguintes:

  • Android: 4.0.3 para cima
  • iOS: 9 para cima;
  • KaiOS: 2.5.1 para cima.

Em 1º de janeiro, o WhatsApp deixou de funcionar em celulares com as versões 2.3.7 do Android e 8 do iOS. Ou seja, não diz nada sobre parar de funcionar uma versão acima além dessas já listadas. Já havia notado algo estranho justamente quando eu comecei a editar o post; ele iria parar no 4.0.4 se fosse Android e no 9 se fosse iOS, isso?

Foi então que eu e mais algumas fontes descobrimos que a história estava truncada.

A história está truncada e explico

A história truncada ganhou força na Índia, onde o aplicativo também é popular e lá o WhatsApp tem problemas sérios com fake news que lá são espalhadas – não que aqui no Brasil seja diferente, muito pelo contrário. E assim a história se espalhou feito uma verdadeira “corrente do zap”.

Ao India Today, o WhatsApp enviou o seguinte comunicado:

No WhatsApp, seguimos as melhores práticas do setor e interrompemos o suporte, com o tempo, para telefones mais antigos, exigindo que os usuários atualizem para sistemas operacionais mais novos para continuar usando nosso serviço. No entanto, antes de qualquer ação, fornecemos notificação adequada aos nossos usuários que seriam afetados para que eles possam saber mais sobre como continuar a usar o WhatsApp. Em outras palavras, nenhuma alteração de política no momento. 

E para reforçar que as especificações mínimas seguem sendo as mesmas acima listadas:

Todas as notícias que dizem que o WhatsApp vai parar de funcionar nos antigos iPhones e dispositivos Android que não rodam pelo menos iOS 9 ou algo mais recente ou Android 4.0.3 ou algo mais recente de 1º de janeiro de 2021, não estão dizendo nada de novo. Esses telefones antigos já não são suportados. Eles estão apenas falando sobre a mudança de política do WhatsApp que foi anunciada em dezembro de 2019 e, de alguma forma, conectando-a a 1º de janeiro de 2021.

Não se preocupe!

Ou seja, as mudanças em questão foram sim em janeiro. Em janeiro desse ano. Se você tem um celular nas especificações acima listadas, não se preocupe agora porque você não irá deixar de enviar e receber mensagens, em especial a de Feliz Ano Novo para os seus amigos.

Portanto, mais uma vez relembrando: até agora, não houve mudança na política do WhatsApp em telefones compatíveis. Se o WhatsApp estiver funcionando no seu telefone agora, ele continuará funcionando em 1º de janeiro de 2021.

E já que nada vai acontecer a seu aparelho velho, aproveite e para clicar aqui e ler este artigo sobre como fazer compras no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *