Você já fez uma compra no WhatsApp?

A pandemia e a necessidade de distanciamento social reinventaram completamente as nossas relações de consumo – bem como as próprias relações sociais. O e-commerce viveu – como ainda vive – o seu auge. Nunca se comprou tanto pela Internet, e muita gente que nunca tinha feito, o fez pela primeira vez. O pequeno comerciante também teve de se adaptar. E a melhor ferramenta para ele foi o telefone, em especial o WhatsApp.

O WhatsApp já era usado há muito tempo de maneira informal para vendas, já que é um aplicativo que quase todo mundo usa. Pensando nisso, foi desenvolvida a versão Business, para quem usa o aplicativo de mensagens com foco em vendas e contato comercial. O WhatsApp Business foi ainda mais aperfeiçoado este ano, passando a contar também com o recurso de loja, onde o cliente pode escolher um produto e comprar como se estivesse em um marketplace. Aliás, é um marketplace.

Neste post, mostro como efetuar uma compra através do WhatsApp, sem sair do aplicativo.

Um marketplace ao seu alcance

Só contas comerciais, geridas no Business, podem criar loja. A versão Business do WhatsApp é gratuita e você deve usar um número de telefone diferente do pessoal; se for de conta pessoal, você deve desassociar do WhatsApp comum. Se você tiver um telefone com dois chips, pode usar os dois WhatsApp ao mesmo tempo, registrando cada chip numa versão – um número pessoal e um número comercial.

Escolhi mostrar o processo de compra no WhatsApp através de mais uma web story, onde mostro como o cliente – que pode usar qualquer uma das versões do WhatsApp – pode efetuar uma compra pelo aplicativo de mensagens. Então, segue aí as dicas e dá só uma olhada em como é fácil.

Todo o processo é bem simplificado. Reforçando; o modo de pagamento e a entrega do produto ficam a cargo do comerciante. Por ora, os pagamentos são ainda presenciais, mas há opções que você pode utilizar, como usar links de pagamento das carteiras digitais ou códigos PIX, enquanto a função de pagamento não é ativada no WhatsApp – na Índia já foi, no Brasil falta só passar pelas burocracias.

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Este também é um modo de incentivar o comerciante local a utilizar a ferramenta que ele já conhece muito bem e potencializar as vendas. É bom exatamente por isso; incentiva o comércio local e reforça uma relação de confiança que você já tem com esse comerciante. É fundamental criar relações e apresentar ferramentas onde todos saem ganhando. E isso é muito importante nesse momento em que a economia precisa reagir ao tropeço na pandemia que encontrou no caminho.

Esta foi mais uma dica para usar a criatividade para as suas vendas. Porque você merece crescer, e quero usar esta ferramenta para ajudar, assim como todas as demais que tenho à disposição. E por aqui sigo pesquisando e postando mais dicas para facilitar a sua vida, em todas as mídias.

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