Image

Pesquisas do ano no Google: o quanto fomos curiosos em 2023 – Parte 3

Siga sabendo quem o Brasil pesquisou tanto nas Pesquisas do Ano em 2023, nas últimas cinco tabelas.
, ,

A nossa tradicional análise das pesquisas do ano no Google referente ao ano de 2023 termina hoje. Durante essa semana, mostramos o quanto fomos e sempre somos curiosos de saber de tudo. Se você não pegou do início, clique aqui para ver a primeira parte, e se você ainda não viu, clique aqui para ver a segunda parte.

E se você conferiu as duas partes da análise das pesquisas do ano no Google, é hora de conferir as últimas cinco tabelas de um total de quinze que o Google disponibilizou na última segunda-feira, com as devidas análises, afinal, você mais do que eu quer entender porque determinados termos foram pesquisados, não é?

Pois bem, continue por aqui, que agora é hora de analisar as últimas cinco tabelas das pesquisas do ano no Google.

O que é que a gente ainda não sabia e descobriu em 2023, hein?

Hora de mais uma tabela “O que é”, matando a curiosidade dos brasileiros em 2023. Vamos explicar com as palavras do editor.

Intervenção federal é o que acontece quando o Governo Federal passa a administrar um determinado departamento de um governo estadual, ou o governo estadual como um todo, tirando a autonomia destes e passando a administrar por si por um determinado período. É necessário um decreto para tal, e este precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional. Neste caso, a pergunta surgiu na esteira dos acontecimentos do 8 de janeiro, quando o Governo Federal decretou intervenção na Segurança Pública do DF entre 8 e 31 de janeiro de 2023.

Urdu é um idioma falado em países como Índia, Paquistão, onde é o idioma oficial. Também é falado no Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, entre outros países. É o décimo idioma mais falado do mundo.

O Hamas é uma organização política e militar palestina, classificado como um grupo terrorista, uma vez que defende a destruição do Estado de Israel. Perpetrou um ataque contra o território israelense em 7 de outubro que foi desde o lançamento de mísseis até o assassinato de civis, passando pelo sequestro de cidadãos, o que levou Israel a iniciar uma operação militar na Faixa de Gaza, que é controlada pelo Hamas, com o objetivo de destruir o grupo e seus líderes. Lembrando que a Cisjordânia, o maior território palestino, é controlado pela Autoridade Palestina, reconhecida como tal para fins de negociações sobre a criação de um estado palestino.

O Threads é uma rede social criada pela Meta com base no Instagram, tanto que a base de usuários é herdada dela. Foi lançada em 5 de julho, e eu fui um dos primeiros a entrar nela (esta é a minha conta no Threads). A rede tá penando para emplacar, mas está conseguindo se firmar. Quando foi lançada, os países da União Europeia inicialmente ficaram de fora por conta de questões legais relacionadas as leis regulatórias do bloco sobre proteção de dados, tanto que somente hoje a rede social passou a estar disponível na União Europeia.

O que é anistia? É o perdão a uma pena ou a um crime. Os apoiadores do presidente Lula gritaram “Sem anistia” no momento do discurso de posse deste, em referência aos atos e eventuais crimes cometidos no governo do presidente que deixara o poder, Jair Bolsonaro.

NPC (Non-Player Character = Personagem Não Jogável) é um tipo de live sem noção que algumas pessoas começaram a fazer no TikTok para angariar presentes, que na rede social significa dinheiro. A pessoa que fazia a live reage da mesma maneira a cada presente que recebe. E bem, a live se resume a essas reações repetitivas.

Voltando para o conflito Israel-Palestina, ou Israel-Hamas, chegamos na Faixa de Gaza. O que se entende por “territórios palestinos” são dois: a Cisjordânia, que fica na fronteira com a Jordânia (fronteira essa caracterizada pelo Rio Jordão, daí o nome da região e do país), como dito, controlado pela Autoridade Palestina, e a Faixa de Gaza, que é um exclave, ou seja, um território não contínuo, tanto que está no Sul de Israel, na fronteira com o Egito. Esse território é controlado pelo Hamas e é lá que acontece a operação militar israelense contra o grupo terrorista.

Intersexo é uma pessoa que não possui características definidas em relação ao sexo em seu corpo, ou seja, um corpo que não é nem masculino, nem feminino. Entre 0,05% e 1,7% da população mundial nasce com esta característica. A palavra está na lista por conta da declaração da influenciadora digital Karen Bachini, que declarou em março ser intersexo.

O ChatGPT começou a se tornar popular entre o final do ano passado e o início deste ano, sendo uma ferramenta que praticamente popularizou o uso da inteligência artificial. Você faz uma pergunta qualquer, e o ChatGPT te responde. Eu demorei um pouco para testar essa ferramenta (eu demoro para testar muita coisa, sério, foi o que eu não quis fazer com o Threads, entrei logo) e quando entrei, fiz alguns testes, até utilizar a ferramenta no Conhecendo Você, primeiro post diário do site, que estreou no dia 16 de julho. É o ChatGPT quem gera as perguntas diárias (o prompt é pedir sete perguntas para um determinado tema), mas no ano que vem, o tema passará a ter semanas com perguntas das redes sociais, em especial a caixinha de perguntas do Instagram.

Já a febre maculosa é uma doença provocada por um carrapato (carrapato-estrela), que pode causar febre alta, dor no corpo, vômito, perda de apetite, e outras complicações, algumas delas graves que podem até matar. Em junho de 2023, houve registros de morte de pessoas pela doença; elas estavam em um evento numa fazenda de Campinas, em São Paulo, e teriam se infectado lá, visto a região ter a presença do carrapato-estrela, vetor da doença. A doença não é transmitida de uma pessoa para outra; só pega quem é picado por um vetor, no caso, o carrapato-estrela.

E então, por quê?

Sigo respondendo as perguntas que os usuários fizeram ao Google, saindo do “o que é” para o “por quê”. Vamos lá?

O que acontece em Gaza é a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, provocada pela reação de Israel aos ataques perpetrados pelo Hamas ao seu território, no que lançaram mísseis, assassinaram civis em ruas e em um festival de música, bem como sequestraram cidadãos em território israelense, sendo alguns deles libertados após uma trégua no início do mês. O conflito segue em andamento.

A jornalista Rachel Sheherazade (e não Sherazade) participou da 15ª edição do reality show A Fazenda, da TV Record. Foi de lá que ela foi expulsa no dia 19 de outubro de 2023 pelo fato da produção do programa considerar agressão a atitude dela de tocar o rosto da influenciadora digital Jenny Miranda no que ela descreveu em um ato de defesa.

O MC Kauan foi preso em 23 de agosto de 2022, para cumprimento de pena por tráfico de drogas – ele foi flagrado pela PM em 2014 com cocaína e lança-perfume e condenado em 2014 a quatro anos e dois meses de prisão, sendo detido, como anteriormente mencionado, em 23 de agosto de 2022 para cumprimento da referida pena, tendo uma semana depois progredido para o regime semiaberto – pena atrelada ao trabalho, com hora determinada para voltar para a cela. Em abril de 2023, MC Kauan progrediu para o regime aberto, ou seja, passou a cumprir prisão domiciliar.

Por que não pode olhar para o eclipse solar? Para não ficar cego! Como o eclipse solar de 14 de outubro foi anular, ou seja, a circunferência do Sol ainda ficaria exposta, você tinha que tomar determinados cuidados para observar o eclipse, como comprar uma lente de soldador número 14. A procura por esse filtro foi grande nas lojas de material de construção das cidades que teriam o privilégio de ver o eclipse em 100% (caso de João Pessoa, de onde edito este site), e em algumas lojas, faltou esse filtro.

O Titanic afundou há 111 anos no Oceano Atlântico Norte após bater em um iceberg, o que gerou um rasgo na proa pelo lado direito por onde a água entrou, e bem, 1514 pessoas morreram na ocasião. Os destroços estão a mais de 3 km de profundidade na escuridão do oceano, e foi nessa que, 111 anos depois, em junho de 2023, cinco pessoas entraram em um submarino para uma expedição para ver de perto esses destroços, no que nunca mais voltariam.

Ué, por que está tão quente? É o aquecimento global. O El Niño. É tudo aquilo que você talvez não acreditou que fosse acontecer quando anos atrás contaram que enfrentaríamos ondas de calor. Tá aí.

O apresentador Dudu Camargo foi demitido do SBT no dia 5 de junho. O emprego dele já estava ameaçado faz tempo por causa de várias polêmicas em que ele se envolveu, mas a gota d’água foi um incidente em que ele havia passado mal e não conseguiu chegar no banheiro a tempo, no que defecou no camarim e se limpou com uma toalha, a qual escondeu atrás do micro-ondas. O caso só foi descoberto depois que outros apresentadores relataram ter sentido um mau cheiro no camarim, e em busca do que poderia ser, a toalha suja foi descoberta por uma camareira, sendo o Dudu descoberto como o autor do incidente após análise das câmeras de segurança. Ele assumiu a responsabilidade pelo incidente, mas as imagens já estavam circulando entre os funcionários, no que virou motivo de piada. Demitido do SBT, Dudu Camargo tentou emprego em outros veículos de comunicação, até conseguir uma oportunidade em uma emissora pequena de São Paulo, a Astral TV. Meses depois, foi contratado e atualmente trabalha na TV Meio Norte, uma rede sediada em Teresina, no Piauí.

A pergunta da falta de energia se relaciona aos incidentes ocorridos no final do mês passado em São Paulo, quando um vendaval derrubou várias árvores, que por tabela bateram na fiação elétrica, causando falta de energia por vários dias na Grande São Paulo. Esse é que é o problema: faltou energia por vários dias seguidos, porque a Enel, a operadora de energia da área, não conseguiu resolver todos os problemas em tempo hábil, levando a explosão de reclamações dos moradores.

Daniel Alves foi preso em 20 de janeiro sob acusação de estupro contra uma jovem de 20 anos em uma casa noturna de Barcelona, na Espanha. Aceitando pedido do Ministério Público, a justiça espanhola decretou sua prisão preventiva, ou seja, espera o julgamento na cadeia, onde segue até o momento.

Por que não existe flor preta? Essa pergunta surgiu por causa de uma piada racista feita por Bill Moraes, aquele do Bora Bill, no que ele pediu desculpas após receber várias críticas, e não para menos. Lembrando que tal piada infeliz foi feita no dia 12 de outubro de 2022, mas rendeu ao ponto de chegar nesta lista. Apesar de não existirem biologicamente por conta das flores não produzirem em abundância o elemento antocianina, responsável pela cor preta, existem flores raras de tonalidades bem escuras bem próximas da cor preta.

2023 foi um show

Desde 2020 que eu trago a análise das pesquisas do ano feitas no Brasil do Google aqui no site. E é a segunda vez que a tabela de shows aparece aqui. E do mesmo jeito que o Coldplay apareceu na ponta em 2022, apareceu em 2023. Quem explica esse fenômeno? A banda fez uma série de shows no Brasil neste ano.

Já Taylor Swift dispensa apresentações: pelas leituras que a gente tem ao longo do tempo, há muito tempo não se via uma turnê foi tão esperada pelos fãs de uma artista como foi The Eras Tour. Muita gente se preparou para os dias de show, desde os figurinos das “eras” até as pulseirinhas da amizade. Os shows aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo no final do mês passado.

Outra turnê esperada foi a de reunião da banda mexicana RBD, surgida a partir da novela Rebelde, da Televisa, também com direito a espera dos fãs, vários deles indo aos shows caracterizados com os uniformes da escola onde a história da novela se passava.

No caso do DJ Alok, a referência é a um show gratuito que ele fez em agosto na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no topo de uma pirâmide, em comemoração ao centenário do Copacabana Palace (e ao aniversário de 32 anos do DJ), no que foi chamado de “Show do Século” justamente em referência ao primeiro século de história do ícone do bairro carioca.

O ex-beatle Paul McCartney está em turnê por várias capitais brasileiras. Já tocou em Brasília, São Paulo, Curitiba e neste sábado tocará no Rio de Janeiro.

Quem não se lembra dos Backstreet Boys? Para comemorar os 30 anos que foi formada, a boy band que ficou famosa no final da década de 1990 e início da década de 2000 fez shows em três capitais (Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte).

Já o cantor canadense The Weeknd se apresentou em outubro no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A banda Red Hot Chilli Peppers se apresentou em novembro deste ano em cinco capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba e Porto Alegre).

Bruno Mars fez dois shows no festival The Town, em São Paulo, e saiu daqui deixando lembranças para os fãs, de tanto que ele gostou de estar aqui. Gravou até um vídeo de agradecimento nas ruas de São Paulo.

E o Skank encerrou 30 anos de carreira com um show no Mineirão, em Belo Horizonte, cidade onde a banda nasceu. E mesmo depois da “saideira”, o que ficam são os sucessos que não saem dos nossos ouvidos.

2023 é uma série com várias temporadas

Chegamos agora ao tópico das séries mais buscadas de 2023, sendo a mais buscada The Last of Us, exibida pela HBO e baseada em um game de mesmo nome de cenário pós-apocalíptico, seguida por Loki, da Marvel, disponível pelo Disney +, contando a história do irmão adotivo do Thor.

Wandinha, da Netflix, já foi mencionada aqui através de sua intérprete, Jenna Ortega. Como dito, é baseado na fria e gótica personagem da Família Adams.

Queen Charlotte é um spin-off (história baseada em uma principal) da série Bridgerton, no que conta a história, como o título sugere, da Rainha Charlotte, que realmente existiu e reinou sobre o Reino Unido entre 1761 e 1818. A série integra o catálogo da Netflix, tal como a que originou.

Já The Witcher, disponível na Netflix, é uma série de temática medieval, baseada na série de livros do escritor polonês Andrzej Sapkowski.

A clássica série Friends, produzida entre 1994 e 2004, aparece aqui no contexto do falecimento do ator Matthew Perry, que interpretou o personagem Chandler Bing.

Outer Banks, disponível no Netflix, se passa na região da Carolina do Norte de mesmo nome. A série é produzida desde 2020.

Única produção brasileira a figurar nesta lista, Todo Dia a Mesma Noite está disponível no Netflix e que conta, ainda que com personagens fictícios, a história do incêndio na Boate Kiss, que deixou 242 vítimas fatais e 636 feridos em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Foi lançada em 25 de janeiro, um dia antes da tragédia completar 10 anos.

Já a série The Chosen é a primeira série com múltiplas temporadas com base na vida de Jesus e foi financiada por crowdfunding (financiamento coletivo). Está disponível em várias plataformas de streaming, bem como foi adquirida para exibição em televisão aberta pelo SBT, que exibe a primeira temporada entre 18 e 22 de dezembro.

O que virou trend em 2023

E agora, vamos para o que virou trend em 2023, ou seja, aquela mania que muita gente embarcou. Várias envolveram inteligência artificial, outras envolveram outros tópicos que já apareceram aqui.

Começamos com a trend da Disney Pixar, que consistia em transformar qualquer coisa que você imaginasse, da história da sua vida até uma história aleatória qualquer, em filme da Pixar. Bastava jogar essa história na ferramenta de geração de imagens do Bing, que oferece a versão mais avançada do DALL-E para se gerar essas imagens.

A trend da Barbie surgiu no embalo do filme e consistia em vários memes que envolviam a personagem, desde a capa do filme, passando por pintar tudo o que fosse de rosa, se vestir de rosa, enfim, embarcar no universo rosa da personagem da Mattel.

Já a trend da Lua consistia em inserir a sua data de nascimento e a data de nascimento da pessoa amada em um aplicativo chamado Moon. A partir dessas informações, o aplicativo determinava a posição da Lua no dia em que você e a pessoa amada nasceram. A premissa era verificar se essa pessoa era sua alma gêmea. E a pessoa compartilhava o resultado noTikTok.

A trend da capa de álbum é mais uma que surgiu no TikTok e consistia em transformar fotos pessoais em capas de álbuns musicais.

Lembra do vídeo que Bruno Mars gravou nas ruas de São Paulo em agradecimento a recepção que teve no The Town, já mencionado aqui? Virou trend e muita gente imitou (ou trouxe a imagem do Bruninho para o seu cenário), com a música de fundo do vídeo.

Já a trend “bololo haha” é inspirada na música de mesmo nome do MC Bin Laden. Nos vídeos com a música, cria-se uma narrativa onde “bololo” representa uma pessoa que faz besteira, e “haha” a que apóia essa pessoa mesmo que essa atitude esteja errada.

As trends da noiva e do filho vão aparecer juntas aqui por serem mais um produto da inteligência artificial, onde a pessoa inseria sua foto em um aplicativo, que gerava imagens onde elas aparecem ora vestidas de noiva, ora com filho no colo, como uma previsão de seu futuro.

Já a trend do Império Romano surgiu (adivinha onde?) no TikTok e parte da premissa de mulheres que perguntam aos homens sobre o que eles pensavam sobre a Roma Antiga. No que muitos homens respondem que pensam uma vez por semana, diariamente, eu mesmo penso porque eu aprendi sobre nas minhas leituras de História.

Por fim, a trend do sobrenome, que consiste em postar uma foto com o seu sobrenome. Só isso.

E esta foi a análise das pesquisas do ano do Google em 2023. Três dias em que o site se abre para todas as coisas que aconteceram no Brasil e no mundo, que mesmo que a maioria delas não apareça aqui no site, significa que este editor pode até parecer, mas não está desligado do mundo lá fora.

Para fazer essa série, foi necessário fazer o que muitas pessoas fizeram a ponto desses termos estarem nessas tabelas: pesquisar. Em outros pontos, eu nem precisei fazer isso por causa das lembranças que certos termos trouxeram. E a nossa conexão está mais do que forte com o que acontece lá fora.

Todas as tabelas estão em formato de arte no meu Instagram para que você saiba a qualquer momento, assim como nas web stories.

E agora? É construir o ano de 2024, com novas histórias, novos fatos, novas séries, shows, pessoas que fazem a diferença e que no ano que virá terão história para contar. E aqui estamos nós para ficar sabendo, registrar se for necessário, ficar por dentro da história que os fatos se tornam quando o tempo passa.

E quanto mais as pessoas souberem, mais chance o fato terá de estar aqui na retrospectiva do ano que vem. Porque elas pesquisam, elas querem saber, e cá estou eu para saber porque as pessoas estão curiosas. E é assim que ano que vem ficaremos sabendo o quanto fomos curiosos.

Não perca nenhum detalhe do mês mais produtivo do site! Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  2. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  3. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  4. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  5. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde
  6. Luneta Sonora 121: Um dia de recados soltos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.