Image

Pesquisas do ano no Google: o quanto fomos curiosos em 2023 – Parte 2

Continue sabendo quem o Brasil pesquisou tanto nas Pesquisas do Ano em 2023, em mais cinco tabelas.
, ,

Seguimos com a nossa tradicional análise das pesquisas do ano no Google, mostrando o quanto fomos e sempre somos curiosos de saber de tudo, e em 2023 não poderia ser diferente, ainda que de um jeito diferente, já que neste ano as tabelas são 15 e não 18 como em 2022. Se você não pegou a primeira parte, cá está ela.

Se você já leu a primeira parte do post especial, vamos agora apresentar mais cinco tabelas com os termos das pesquisas do ano no Google, com as devidas impressões deste editor. Amanhã, neste mesmo lugar – o terceiro post – tem as últimas cinco tabelas desta tão esperada retrospectiva anual do Year in Review do Google.

E então, prontos para seguir com a retrospectiva? Lá vai.

No escurinho do cinema…

Vamos falar de Rita Lee hoje, porém é com um verso de uma de suas canções que vamos apresentar a tabela dos filmes mais pesquisados de 2023.

Se 2023 é o ano da retomada de muitas coisas pós-pandemia, essa é uma definição que se aplica aos cinemas, com direito a uma pergunta antagônica no meio do ano: Barbie ou Oppenheimer?

O filme da Barbie trouxe um mundo cor de rosa nas telas e fora delas, virando uma verdadeira mania. Foi lançado ao mesmo tempo que Oppenheimer, que conta a história do físico Robert Oppenheimer, o “pai da bomba atômica”.

Repare na quantidade de continuações que aparecem na lista: Velozes e Furiosos 10, Gato de Botas 2, Avatar 2, John Wick 4, Guardiões da Galáxia Vol. 3, haja número para seguir no título dos filmes.

Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim pode até ter o nome de um personagem famoso de um filme de terror, mas não, não é aquele Freddy. É um filme de terror? É, mas estamos dessa vez falando de uma franquia de games que se passa numa pizzaria chamada Freddy Fazbear’s.

Menções honrosas a Besouro Azul, que teve Bruna Marquezine no elenco, e para Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, premiado com 7 Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

Jogue o jogo

Tem um tempinho que não aparecia uma tabela com os games mais pesquisados do ano. O mais pesquisado foi Hogwarts Legacy, ambientado, como o nome sugere, no universo de Harry Potter. E sabe o que esse jogo é? RPG de ação. De longe esse foi o estilo de jogo mais procurado do ano.

Os jogos em estilo ou com elementos de RPG, onde os jogadores controlam as ações dos personagens em um mundo bem definido, também estão representados nesta tabela com Baldur’s Gate III, Diablo IV, Starfield, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Final Fantasy XVI e Atomic Heart

Temos também Resident Evil IV, que se enquadra como survival horror (com elementos de terror e aventura), com elementos de tiro.

Franquias clássicas dos jogos de luta como Mortal Kombat e Street Fighter, com todos os avanços tecnológicos que chegam pesado também nos games, nunca envelhecem. Tanto que Mortal Kombat I e Street Fighter 6 aparecem nesta tabela.

Hora dos memes!

Nossos leitores gostam de memes. O Google sabe disso e trouxe uma tabela com os memes mais pesquisados de 2023, e cá estão eles. O mais pesquisado foi o meme “Indo ali”, onde um gato azul de chapéu aparece ao som de batidas da canção The Spectre, de Alan Walker, com a frase ou qualquer outra variação no rodapé.

O modo como o jogador inglês Jude Bellingham, do Real Madrid, comemora seus gols virou meme: ele costuma comemorar seus gols erguendo a cabeça e abrindo os braços, gesto esse comparado ao de um tamanduá – e fizeram até um meme vestindo um tamanduá fazendo o gesto com a camisa do Real Madrid.

Já o meme “Fake Natty” refere-se à maneira como o fisiculturista Rodrigo Góes define em seus vídeos se aquele “shape” que os famosos conquistaram é natural ou se foi produto de anabolizantes, no que ele define como “fake natty“, em português, “falso natural”. Inclusive, essa é uma expressão famosa no fisiculturismo justamente para definir quando uma pessoa usa anabolizantes para definir os músculos.

O meme do “suquinho de maracujá” surgiu por conta do vídeo de um menino de seis anos chamado Arthur Pires, que ao som de “Caiu no Meu Papinho Já Era”, de Kevin O Chris e MC Caja, tomava o seu “suquinho de murucujá, que delícia!”.

O meme “Lá ele” se origina de uma gíria baiana, um modo de se defender de expressões de duplo sentido que a pessoa tenha dito antes. Em grande parte dos memes, aparece com a imagem de La’eeb (repare na assimilação fonética do nome), mascote da Copa do Mundo de 2022.

O meme do calor não é específicamente um único como todos os outros acima, mas faz referência a onda de calor que está atingindo várias regiões do Brasil. E é com memes que muita gente se expressa.

Sobre Flávia Big Big, a referência não é exatamente aos memes pelos quais a influenciadora trans se tornou conhecida, mas ao fato de que ela faleceu em 8 de maio, aos 26 anos, vítima de câncer.

Já o meme “Que tristeza” também é herdado de 2022, de um recorte do debate presidencial das eleições daquele ano na TV Globo. Quem pronunciou essa frase foi Luiz Felipe D’Ávila, na época candidato a presidência da República pelo Partido Novo.

O que fica é a saudade

2023 também trouxe perdas notórias. A mais pesquisada foi a jornalista Glória Maria, que dedicou uma vida a registrar histórias e trazer lugares que poucos conheciam através de suas viagens, em sua sólida e vitoriosa carreira na TV Globo. Faleceu no dia 2 de fevereiro, vítima de câncer.

Homenageada no título da tabela de filmes, Rita Lee fez história na música brasileira. A rainha do rock brasileiro faleceu no dia 8 de maio, também vítima de câncer.

Conhecido no mundo do funk por sucessos como “Glamurosa” e “Garota Nota 100”, entre outros, MC Marcinho faleceu no dia 26 de agosto, após complicações causadas por problemas cardíacos.

O ator americano de origem canadense Matthew Perry interpretou vários papéis em cinema e televisão em sua carreira, mas nenhum deles se tornou tão icônico quanto o de Chandler Bing no seriado Friends. Os fãs da série sentiram a sua perda, em 28 de outubro, quando ele foi encontrado morto na banheira de hidromassagem de sua mansão em Los Angeles.

Maio foi o mês em que o Rock n’Roll perdia suas rainhas. Se no dia 8 de maio perdíamos Rita Lee, em 24 de maio perdíamos a rainha do Rock n’Roll. Tina Turner (que nasceu nos Estados Unidos, mas renunciou a cidadania norte-americana e se naturalizou na Suíça, onde residia) faleceu de causas naturais.

Karol Eller era influenciadora digital, conhecida por ser apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro. Faleceu em 12 de outubro ao cair do prédio onde morava, O caso foi registrado pela Polícia Civil de São Paulo como suicídio.

Famoso no cenário do brega funk recifense, o cantor MC Biel Xcamoso faleceu no dia 10 de abril após bater o carro em alta velocidade contra o portão de um edifício no bairro de Boa Viagem, em Recife.

A ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira faleceu no dia 21 de setembro, ao cair do 17º andar de um edifício, caso esse também tratado pela Polícia Civil de São Paulo como suicidio.

O ex-jogador Roberto Dinamite, que fez história com a camisa do Vasco da Gama (clube do qual também foi presidente), faleceu no dia 8 de janeiro, vítima de câncer.

A influenciadora digital Luana Andrade faleceu no dia 7 de novembro, após passar por uma cirurgia de lipoaspiração na qual teve complicações.

A assistente de IA explica:

Se você está enfrentando momentos difíceis, lembre-se de que não está sozinho(a). Procure um profissional de saúde mental ou entre em contato com linhas de apoio emocional para obter ajuda e suporte.

Você pode buscar apoio através do Centro de Valorização da Vida através do número 188.

O ano de 2023 foi delas

No ano de 2023, as mulheres foram protagonistas de várias histórias. Não para menos o Google fez uma tabela só com elas.

O nome mais pesquisado foi o da atriz Larissa Manoela, que como mencionado no post anterior, onde aparecia na tabela das Personalidades de 2023, destituiu os pais da gestão de sua carreira, passando a fazê-la por si.

Também figurando na tabela das Personalidades de 2023, o nome da modelo e apresentadora Ana Hickmann apareceu em evidência por conta do relato da agressão que sofreu pelo marido, de quem está se separando.

Novamente figurando na tabela de Personalidades de 2023 e na mesma ordem (eram três mulheres na tabela), temos a cantora norte-americana Taylor Swift, que faz aniversário hoje. 2023 foi o ano da loirinha: turnê de sucesso que passou de 1 bilhão de dólares de faturamento, artista mais ouvida do Spotify, todos os álbuns que lançou neste ano foram os mais vendidos, e mais recentemente, Pessoa do Ano da Time.

O post ficaria mais longo do que já é com todos os recordes que Taylor Swift já conquistou aos 34 anos. E ainda há de conquistar mais.

A cantora colombiana Shakira foi a celebridade mais procurada no Google em 2023 (lembrando que nestas tabelas mencionamos as buscas feitas no Brasil). Ela já tem uma carreira consolidada, mas o que levou seu nome em evidência ultimamente foram as histórias de sua separação com o ex-jogador Gerard Piqué, motivada por traição deste. A história virou até uma música dela, que venceu o Grammy Latino de Melhor Canção.

A ex-Miss Bumbum Andressa Urach aparece nesta lista por conta das várias histórias que a fazem estar em evidência na mídia uma vez ou outra. Atualmente produz conteúdos adultos para o OnlyFans, uma plataforma de conteúdos pagos.

A ex-jogadora de vôlei Key Alves, que já era influenciadora digital, participou neste ano da vigésima terceira edição do Big Brother Brasil, além de ter feito intercâmbio na versão mexicana do programa, “La Casa de Los Famosos”. Inclusive, também foi por conta do reality show da TV Globo que o nome da atriz Bruna Griphao aparece na lista.

A atriz norte-americana Jenna Ortega esteve em evidência neste ano por conta de sua interpretação da personagem Wednesday Adams, em Wednesday (ok, o nome em português é Quarta-Feira, mas no Brasil a série e a personagem se chamam Wandinha). Produzida e disponibilizada pela Netflix, a série, baseada no universo da Família Adams, fez bastante sucesso neste ano.

Ok, você já deve ter visto que a primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, apareceu na lista de política por motivos óbvios, sendo bastante presente e participativa nas agendas do presidente Lula.

Por fim, temos a cantora Sandy. A cantora terminou este ano um casamento de 24 anos com o músico Lucas Lima.

Um terço das tabelas já foram ao ar. Amanhã, no terceiro post do dia, tem a última parte da série em que juntos, comentamos sobre os assuntos mais pesquisados do Google no ano de 2023, com as últimas cinco tabelas. Tabelas essas que você vai ver também – em formato de arte, é claro – no meu Instagram.

Não perca nenhum detalhe do mês mais produtivo do site! Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  2. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  3. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  4. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  5. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde
  6. Luneta Sonora 121: Um dia de recados soltos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.