Pesquisas do ano no Google: o quanto fomos curiosos em 2021 – Parte 3

E chegamos a última parte do Year in Search do Google na visão deste editor, com as últimas seis tabelas que faltam – eram 18. Você pode ver os outros dois posts da série aqui e aqui. Ao final, todas essas tabelas, que já estão no meu Instagram, virarão web stories que serão publicadas em três dias seguidos, acompanhados dos links destes posts.

E aí, vamos continuar fazendo aquela viagem pelo que foi o ano de 2021 nas buscas do Google? Siga-me na última parte do Year in Search deste ano, e continue descobrindo o que o Brasil mais buscou no ano que tá terminando. Não sou Chapolin Colorado, mas sigam-me os bons.

As letras de músicas mais buscadas de 2021

Nesta tabela estão as buscas pelas letras das músicas, que de certa forma não deixa de ser uma parada de sucessos, com o detalhe de que nem todas as músicas acima descritas foram lançadas neste ano.

A letra mais buscada é a de Girl From Rio, de Anitta, lançada neste ano. A música é praticamente em inglês – mas com partes em português – e ao mesmo tempo que é descrita como uma carta de amor ao Rio de Janeiro, também descreve um pouco das histórias da própria cantora, que veio do bairro de Honório Gurgel e descobriu que tinha outro irmão.

E na tabela encontramos também Estrelinha, de Di Paullo e Paulinho com participação de Marília Mendonça, lançada em 2018, mas que figura nesta tabela justamente por causa não apenas da perda precoce da cantora este ano, mas pelo fato de a letra tratar da perda de uma pessoa querida, de modo que com a morte de Marília, essa canção foi relembrada. Para você ter uma ideia do que foi Marília Mendonça e do impacto de sua perda para a música brasileira, ela aparece nos três posts desta série em várias tabelas.

Batom de Cereja, da dupla Israel e Rodolffo, foi lançada enquanto Rodolffo estava confinado na casa do Big Brother Brasil, tendo feito bastante sucesso na ocasião. Já Chico César foi parar nesta tabela por causa do BBB – a música Deus Me Proteja (que é o nome da música, o Google inclui nas tabelas os termos exatos) foi lançada em 2008 e é um dueto do cantor paraibano com Dominguinhos, falecido em 2013. Como a música foi parar nesta tabela? Por causa de Juliette, que cantava essa música na sua estadia no BBB, sendo uma de suas músicas preferidas.

A canção Saturno, do rapper BIN, foi lançada em dezembro do ano passado.

Também figuram nesta tabela várias canções lançadas neste ano e artistas que fizeram sucesso neste ano também, como João Gomes (forró, vaquejada e piseiro), Jessé Aguiar (gospel) e Olivia Rodrigo (cantora norte americana, pop internacional), além de Luísa Sonza e MC Kevin (falecido neste ano e que também figura nos três posts desta série).

Quanto custa certas coisas em 2021?

A primeira posição desta tabela reflete o que foi o auge da pandemia; quando as pessoas perguntavam quanto custava um cilindro de oxigênio, não tem como não ligar esses resultados ao que aconteceu em Manaus no início do ano, quando faltou oxigênio nos hospitais da cidade, já sobrecarregados dos doentes da COVID-19. Associado também a pandemia, o quanto custa um ECMO, uma espécie de “pulmão artificial” que substitui as funções deste, visto que a COVID mais grave compromete a função do órgão. Também aparece na tabela buscas sobre o quanto custa um teste de COVID-19, mas peraí, não dá para fazer de graça em um posto de saúde?

Nesta tabela também encontramos pessoas preocupadas com o sorriso, perguntando quanto custa um implante dentário ou um clareamento dental. E até com a forma física: o quanto custa uma lipo LAD.

A crise fez com que a gente procurasse saber o preço da grama do ouro e do bitcoin – a mais famosa das criptomoedas. Se você conseguir fazer dinheiro, pode comprar um ingresso do Rock in Rio ou pagar uma faculdade de medicina.

2021 para variar no jantar

Eu sou daqueles que compra Nescau todo mês para tomar leite todas as noites. E quem está no topo da tabela? O brownie de Nescau. Deve ser bom.

Bolinho de chuva é um clássico, assim como bolo de milho verde e bolo de cenoura, nem contei o bolo de caneca que pode ser de milho verde, cenoura ou do que você quiser. Até de Nescau.

Geleia de amora é nova, tanta gente assim queria aprender como fazer? Arroz doce é outro clássico, assim como strogonoff de frango.

E ah, o que na tabela aparece como curau, nós no Nordeste chamamos de canjica. Faz sucesso no São João, mas aqui o povo busca como canjica.

O que o Brasil viu na TV em 2021

Na tabela da TV de 2021 aparecem sete produções da TV Globo, duas da RecordTV e uma do SBT.

É incontestável o sucesso que a vigésima primeira edição do Big Brother Brasil fez, literalmente mobilizando públicos e fazendo até quem não acompanha de certo modo acompanhar ainda que indiretamente. Nunca um reality show foi tão comentado nem nas épocas mais áureas do formato, se bem que esse conceito pode ser aplicado agora que esse formato fez sucesso na pandemia.

Os outros reality shows da TV Globo que aparecem na tabela são o No Limite – que não fez tanto sucesso em seu retorno com ex-BBBs – e o The Masked Singer – programa onde artistas mascarados cantam e só revelam sua identidade ao serem eliminados. Fez sucesso e não é para menos: o brasileiro é movido pela curiosidade.

Ainda no gênero reality show, aparecem as duas produções da RecordTV que figuram na tabela: o Power Couple e A Fazenda 2021 – na verdade, A Fazenda 13, que segue no ar e será encerrado neste mês.

A pandemia fez com que a produção de telenovelas fosse paralisada, fazendo com que as emissoras recorressem a reprises – mas a vacinação fez com que as produções fossem retomadas e essa transição foi captada; aparecem quatro produções da TV Globo na tabela, duas delas reprises: A Vida da Gente – exibida originalmente em 2010 – e A Força do Querer – exibida originalmente em 2017. Salve-se Quem Puder, que teve sua produção interrompida em 2020 no auge da pandemia, teve suas gravações retomadas e posteriormente concluídas, voltou ao ar quase dez meses depois de sua interrupção. Teve sua exibição concluída em julho.

Outra telenovela da TV Globo que aparece nesta tabela é Verdades Secretas 2, porém esta não é exibida na emissora, e sim em sua plataforma de streaming, o Globoplay. Trata-se da continuação da obra que está sendo reprisada atualmente.

A única produção do SBT a figurar na tabela é Carinha de Anjo, exibida entre 2016 e 2018 e atualmente em reprise.

As séries que o Brasil viu em 2021

Todas as séries listadas são de plataformas de streaming: 8 da Netflix – que novamente se firma como referência do segmento e onde todo ano surgem fenômenos – e 2 da Disney+. E de várias nacionalidades diferentes: Coreia do Sul, França, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil…

Creio que você já esperava por essa e não é para menos: Round 6 – o nome original é Squid Game – foi a série mais buscada de 2021. Disponível na Netflix, a série, que é sul-coreana, virou mania e ainda vai ser mencionada por causa disso na próxima tabela.

As duas únicas séries do Disney+ – serviço estreante no Brasil – foram Wandavision e Loki, todas franquias da Marvel, que para quem ainda não sabe e pouca gente sabe disso, pertence a Disney.

É listada uma única série francesa – Lupin. A única série brasileira listada é Cidade Invisível, disponível na Netflix.

O que virou meme em 2021

O primeiro colocado da tabela já foi mencionado aqui no primeiro post, dentro do que as pessoas perguntavam sobre o que era cringe.

O Palmeiras – sim, o clube de futebol – aparece nesta tabela por causa da zoeira dos rivais, que não consideram a Copa Rio de 1951 vencida pelo clube paulista como um Mundial de Clubes.

A ex-atriz pornô Mia Khalifa foi parar nesta tabela por causa da CPI da Pandemia. Isso porque o senador Luis Carlos Heinze havia levado em uma das sessões da comissão uma notícia falsa sobre resultados promissores da hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19, citando uma “médica prodígio” brasileira. Só que a “médica prodígio” da foto era Mia Khalifa. Importante lembrar que a hidroxicloroquina não possui comprovação científica de eficácia contra a COVID-19.

O meme da Pfizer é uma sátira do humorista Esse Menino, parodiando o ponto de vista de como o laboratório alemão enviou vários e-mails para o Governo Federal oferecendo sua vacina contra a COVID-19, que os ignorou de início, mas depois de meses, fechou o contrato de compra. A postura é uma das que ajudou a atrasar o início da vacinação no Brasil, que começou em janeiro enquanto outros países haviam começado um mês antes, em sua maioria justamente com imunizantes da Pfizer.

Cremosinho é o apelido do humorista potiguar Gilderlan André, que neste ano virou meme pelo conjunto da obra nas redes sociais. Tem ainda o meme “mó paz”, que surgiu de uma foto do MC Poze e é usada para simular como a vida era tranquila antes de algo te tirar essa paz.

Também aparecem memes relacionados a Round 6, em todos os aspectos da série como a boneca “batatinha frita 1, 2, 3 e a própria sinopse envolvendo o fato de que os participantes do jogo eram endividados em busca de um prêmio milionário. Além do caminhão de memes do BBB 21, programas de TV e séries citados nas tabelas anteriores.

E memes de frio, é um clássico. Não é bem um específico, mas vários que se acumularam no inverno.

Essa e as demais tabelas estão também no meu Instagram, no formato de arte.

2021 foi isso aí. Um ano que pode ser definido como uma montanha-russa de emoções, mas que estamos conseguindo sair de mais essa turbulência. Mas isso é coisa para se falar lá no final do ano. Que 2022 traga novas histórias para contar, e quem sabe, elas apareçam no Year in Review do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como esconder dados de contatos específicos no WhatsApp A semana no blog- 12 a 18 de junho WhatsApp testa migração de conversas do Android para o iOS A semana no blog- 5 a 11 de junho Você já pode fixar suas publicações no Instagram