Image

O dezembro que eu esqueci completamente que chegou

Dezembro chegou, e é tanta coisa que aconteceu nesse ano que, acredite, nem eu me lembrei disso. Terminamos mesmo o ano?
, ,

Pandemia. Momentos difíceis. Crises de ansiedade. Turbulências. Preocupações. Responsabilidades. Projetos. Mídias para cuidar. No fim, esqueci completamente do calendário. Como pude? Me dei conta de que novembro acabou. Hoje é 2 de dezembro.

Que ano difícil. E pensar que não conseguimos sair completamente do buraco que nós mesmos como humanos nos enfiamos. Sim, todos nós temos responsabilidades. E responsabilidades pela falta delas também.

Se nos preocupássemos consigo mesmos, se tivéssemos empatia, se tivéssemos mais responsabilidade no que fazemos, com nossas próprias atitudes e entender que cada um de nós se protege e protege o seu semelhante, não estaríamos assim. Mas é o ser humano, que não mede as consequências dos seus atos.

E no fim, causamos danos não só a nossa própria saúde física. Com a qual tenho me preocupado demais. Com a saúde mental também. Será que realmente passei por momentos tão difíceis assim antes dessa crise toda? Ou ainda não me superei o suficiente?

Não imaginava começar o mês assim. Nem terminar o ano. Tudo parece lindo em primeiro de janeiro. Todos nós desejamos paz. Mas ao que parece, não fazemos por merecê-la. O que fazemos pela paz que tanto desejamos?

Por tudo isso, o calendário voou…

..E daí me esqueci completamente que dezembro chegou… E bem, só me resta fazer calendários. Quem dera o próximo ano seja diferente, mas não, estamos deixando o próprio ano de 2020 para terminar no ano que vem.

E nem sei quando será a virada do ano. No dia 31, só vai mudar o ano do calendário. E o Feliz Ano Novo ainda não vem, porque ainda precisamos concluir o que deixamos pendentes no ano velho.

Por um momento, a gente sente que perdeu a noção do tempo. Mas ainda tentamos nos orientar. Afinal, quais os desafios que ainda não vencemos?

E o que aprendemos? São essas as lições que ficam para sempre. E nos fazem entender o sentido do que é uma sociedade.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  3. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  4. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  5. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
  6. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.