O dezembro que eu esqueci completamente que chegou

Pandemia. Momentos difíceis. Crises de ansiedade. Turbulências. Preocupações. Responsabilidades. Projetos. Mídias para cuidar. No fim, esqueci completamente do calendário. Como pude? Me dei conta de que novembro acabou. Hoje é 2 de dezembro.

Que ano difícil. E pensar que não conseguimos sair completamente do buraco que nós mesmos como humanos nos enfiamos. Sim, todos nós temos responsabilidades. E responsabilidades pela falta delas também.

Se nos preocupássemos consigo mesmos, se tivéssemos empatia, se tivéssemos mais responsabilidade no que fazemos, com nossas próprias atitudes e entender que cada um de nós se protege e protege o seu semelhante, não estaríamos assim. Mas é o ser humano, que não mede as consequências dos seus atos.

E no fim, causamos danos não só a nossa própria saúde física. Com a qual tenho me preocupado demais. Com a saúde mental também. Será que realmente passei por momentos tão difíceis assim antes dessa crise toda? Ou ainda não me superei o suficiente?

Não imaginava começar o mês assim. Nem terminar o ano. Tudo parece lindo em primeiro de janeiro. Todos nós desejamos paz. Mas ao que parece, não fazemos por merecê-la. O que fazemos pela paz que tanto desejamos?

Por tudo isso, o calendário voou…

..E daí me esqueci completamente que dezembro chegou… E bem, só me resta fazer calendários. Quem dera o próximo ano seja diferente, mas não, estamos deixando o próprio ano de 2020 para terminar no ano que vem.

E nem sei quando será a virada do ano. No dia 31, só vai mudar o ano do calendário. E o Feliz Ano Novo ainda não vem, porque ainda precisamos concluir o que deixamos pendentes no ano velho.

Por um momento, a gente sente que perdeu a noção do tempo. Mas ainda tentamos nos orientar. Afinal, quais os desafios que ainda não vencemos?

E o que aprendemos? São essas as lições que ficam para sempre. E nos fazem entender o sentido do que é uma sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *