Como você geralmente inicia o processo criativo ao abordar um novo projeto ou desafio?
Pergunta gerada por inteligência artificial e respondida por mim
Para falar a verdade, começa do mais absoluto nada. Eu poderia parar a resposta por aí? Talvez sim. Mas o nada não começa do nada. Começa quando você simplesmente enxerga, se inspira, olha o que o mundo faz.
E eu fico pensando exatamente nos traços que eu ainda não fiz e quero fazer, nas cores que eu não empreguei e quero empregar, nas coisas que eu quero me aprimorar. Tudo surge na velocidade da luz dos neurônios.
Mas de qualquer forma, tudo começa nos cadernos, se bem que muita coisa sai do caderno para os dispositivos eletrônicos e vice-versa. Não gosto de guardar as coisas em um só lugar, gosto de trocar as inspirações de lugar: se eu fiz algo na tela, quero fazer no papel e vice-versa.
O processo criativo começa de várias formas ou nem sempre se dá para explicar como ele começa. O que importa é que as ideias surgem, as coisas fluem, e sei lá: você realmente se inspirou nessa resposta?
Se sim, talvez você tenha uma resposta melhor do que a minha. Mas esse é basicamente o meu conceito de como o meu processo criativo começa.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: