APAGÕES DE UM PASSADO… RECENTE

O apagão (que eu não notei por estar dormindo) de ontem foi a terceira matéria, se não me engano, da […]
, ,

O apagão (que eu não notei por estar dormindo) de ontem foi a terceira matéria, se não me engano, da história do blog que falou sobre o assunto blecaute.

Uma dessas matérias marcantes sobre o assunto foi a do dia 28 de abril de 2009, “Quem apagou a luz?

Mais que noticiar uma sequência de blecautes, foi o fato de ter sido gerada no meio deles. É que durante a composição da matéria, faltou luz.

A luz voltou uma hora depois, mas parece que a manutenção falhou, e no momento que eu estava redigindo este texto faltou luz de novo. Após quase uma hora e meia de apagão, ou seja, bem mais longo que o apagão desta tarde, a energia já foi normalizada.

Viu só o que é notícia em movimento? Eu expliquei naquele dia…

Vejam só como é a notícia em movimento: como tudo acontece no momento em que estou escrevendo a matéria, estou dando as informações da falta de energia exatamente na hora em que os apagões acontecem, e tudo por acaso. Tudo em tempo real, no momento em que os apagões aconteceram. Computadores funcionam à energia. E também à bateria.

Outra matéria noticiando um apagão foi publicada no dia 11 de novembro do mesmo ano. Nesse dia faltou luz em nove estados, só que no Sul e Sudeste. Os usuários do Twitter que estavam em frente de seus computadores, smartphones, celulares, etc. foram os primeiros a noticiar o fato em tempo real. Literalmente real.

Um postava no microblog que “acabou de faltar luz em SP”, minutos depois outro posta que “faltou luz aqui no RJ”, e assim, ao associar um problema ao outro, não tive dúvidas: aconteceu alguma coisa errada.

E bem que avisei no último parágrafo daquela matéria…

Um problema que não pode se repetir. E aí está a importância de se investir em novas alternativas de energia. Ou melhor, se investir na melhoria de todo o sistema energético brasileiro.

Mas parece que não me escutaram… Quando será que o blog irá noticiar o próximo apagão?

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes