QUEM APAGOU A LUZ DE NOVO?

Parecia que um problema dessa dimensão não iria acontecer de novo, mas aconteceu. Uma falta de energia apagou nove estados brasileiros na noite de ontem, a incluir São Paulo, Rio de Janeiro e suas respectivas capitais. As duas maiores cidades do país sofreram com a fragilidade do sistema elétrico brasileiro. Coisa que já não é novidade para as pessoas que moram nesses locais, que em 2001 já passaram por um apagão dessas mesmas proporções.

A Paraíba não foi afetada pelo apagão, mas em 28 de abril desse ano viveu algo bem semelhante. Uma pane num transformador gerou nada menos que quatro apagões consecutivos em menos de 12 horas. A matéria “Quem apagou a luz?” ilustra muito bem o que houve naquele dia, já que duas das quatro quedas de energia daquele dia aconteceram bem enquanto a matéria estava sendo redigida.

Quem deu a notícia do apagão em SP e RJ primeiro, antes mesmo dos meios de comunicação, foram usuários do Twitter, pessoas comuns, que residiam nessas cidades. Um postava no microblog que “acabou de faltar luz em SP”, minutos depois outro posta que “faltou luz aqui no RJ”, e assim, ao associar um problema ao outro, não tive dúvidas: aconteceu alguma coisa errada.

De fato, aconteceu. A causa mais provável entre tantas confusas pode estar em uma linha de transmissão que distribui a energia da usina de Itaipu, de onde sai a energia das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mas até aqui vai se demorar muito para se saber o que aconteceu. E é claro que as autoridades precisam tomar providências para que isso não ocorra novamente.

Um problema que não pode se repetir. E aí está a importância de se investir em novas alternativas de energia. Ou melhor, se investir na melhoria de todo o sistema energético brasileiro.

Compartilhe este post