Pois é, tão vendo aí como o assunto WhatsApp rende por causa de suas tentativas malfadadas de explicar as atualizações de sua política de privacidade. Tentou demonstrar transparência e confundiu ainda mais os usuários, e isso gera problemas. Quem tem um pequeno negócio sabe como gerenciar crises dá trabalho, afinal, o que ninguém quer é um desgaste na sua imagem.
No meio dessa história toda, estava estudando outros assuntos e já tinha até story pronta sobre agendamento no Estúdio de Criação do Facebook. Ela continua lá, esperando a hora certa, mas tem muito ainda para render a história, já que o WhatsApp solta notas de esclarecimento esperando que alguma dessas notas cole para os usuários. A semana passada foi intensa, mas essa semana eu creio que seja mais calma.
O que eu faço é tentar explicar melhor dentro das informações e do conhecimento entender a situação junto dos leitores. Tentar traduzir e deixar as notas mais didáticas para os leitores. Tentar decifrar o que o WhatsApp quer dizer e muitas vezes termina confundindo mais do que explicando.
E o público ajudou bastante nisso, afinal ninguém estava tão preocupado com a questão de privacidade e gestão de seus dados quanto os leitores, no que acredito que seja a primeira vez que esse tema caiu tão na boca do povo, mesmo sendo antigo demais e já discutido no meio há um bom tempo.
O assunto que mais gerou feedback desde 2009
Vários desses leitores comentaram em vários posts sobre a política de privacidade do WhatsApp. E o coro é um só; transparência e clareza por parte do aplicativo. É a primeira vez que lido com uma cobertura assim e não recebia tantos feedbacks desde a história de amor de Thamires e Jailton lá no começo do blog em 2009, até o momento o post com o número de comentários do blog – foram 14 até o fechamento deste post.
Todos os comentários que recebi nesses últimos dois dias são de insatisfação com o WhatsApp, e não é para menos. Os leitores ainda hoje sentem falta de um esclarecimento mais didático do aplicativo, e aqui elas podem botar a boca no trombone – e se possível ajudo a amplificar a reclamação delas sobre o WhatsApp. Muitas pessoas não entendem muito bem sobre os tantos dados que o WhatsApp coleta e o que faz com eles. Muitas vezes é preciso ser didático e muitas vezes as pessoas terminam sabendo – até um leitor comentou isso – através de terceiros, já que os primeiros não esclarecem direito.
E inclusive, postei até nas mídias sociais sobre isso, como no Instagram. Uma oportunidade para você interagir e ter acesso a conteúdos rápidos.
Resumindo o último esclarecimento – se esse realmente for o último
No post anterior, o WhatsApp mandou um novo esclarecimento e foi além; prorrogou o prazo de aceitação das atualizações de sua política de privacidade. Resumi tudo aqui nessa outra web story – nunca construí tantas sobre um assunto como agora.
E seguimos aquela trilha da transparência. Do que com certeza, será um case de transparência – ou do que a falta dela pode causar de estrago numa empresa. Afinal, reconstruir a imagem do aplicativo pode levar um bom tempo e até lá, é necessário minimizar os estragos. Mas vamos assim mesmo acompanhar os próximos capítulos.