Year in Search: o quanto fomos curiosos em 2020 – Parte 2

Aqui estou eu de volta para continuar mostrando o que foi tendência nas buscas no Brasil em 2020 no Year in Review do Google Trends, quando a gente descobre o quanto fomos curiosos nesse ano. Para que a matéria não ficasse muito alongada, dividi em três partes. Esta é a segunda. E se você perdeu a primeira, você pode ler aqui.

E ah, vocês lembram que eu disse que me livrei do cacoete de colocar as letras dos subtítulos com o mesmo tamanho das letras dos parágrafos? Sigo firme em mais essa mudança de hábito! Porque podemos mudar às vezes, ainda mais em momentos que nos reinventamos completamente.

Os tops são incorporações do Flourish que eu montei usando os dados, porque eu tentei usar o nativo do Google Trends, mas ele só dava certo no primeiro infográfico, e os outros quatro apareciam recolhidos e exibindo só até o sétimo item. O jeito foi dar uma arrumada profissional – esse infográfico é utilizado por veículos de mídia do mundo todo, mas isso é outra história. Vamos a mais cinco tops, sobre o quanto fomos curiosos nesse ano em mais algumas categorias.

Campeonatos e ligas esportivas

No ano em que o esporte praticamente deu uma parada forçada por causa da pandemia, praticamente todos os eventos esportivos voltaram sem público, fazendo com que o torcedor acompanhasse o seu time do coração pelas mídias. Elas foram essenciais mais do que nunca, afinal, eram o único meio dos admiradores acompanharem.

E vendo que esse é um top de esportes, me lembro que 2020 deveria ser o ano da Olimpíada. Deveria, mas… Se não fosse a pandemia, ela tomaria conta deste top 10. Mas ela não aconteceu justamente por causa dela, tamanho foi o estrago que o coronavírus causou. Mas ano que vem ela acontece, assim esperamos, bem como tudo isso passe.

A gente procurou como fazer

Grande parte das coisas que aprendemos foi por causa – adivinha do quê – da pandemia. A fazer máscaras, álcool gel, cadastro do auxílio emergencial para quem precisava dele, e mais recentemente, transferências pelo Pix, novo sistema de transferências bancárias mais ágil que DOC e TED.

Agora uma coisa que só você pode procurar a resposta dentro de si, é de como fazer que as pessoas gostem de você. É uma coisa que você precisa achar em você, e não no Google, porque só você sabe a resposta. Mas talvez nem saiba onde, não é o Google que te dirá.

Em casa, buscamos aprender coisas novas

Até vacina, acreditem. Mas não, isso você não pode fazer em casa, deixa com os cientistas. O resto, olha, dá tranquilo e em qualquer ocasião. Até festa junina em casa a gente aprendeu a fazer – e até escrevi sobre isso. De tanta coisa que fiz, me consolidei no meu endereço de 32 anos.

Aprendi tanta coisa e bem, coloquei em prática tudo para poder exercer o meu trabalho aqui dentro. Porque nunca é tarde para aprender, e nunca é tarde para ensinar também, de tantas experiências que a gente acumula. E como disse, esse ano foi um doutorado.

Cinema em casa

Curiosamente, o filme mais buscado dos dez não é um lançamento deste ano, e sim um filme de 2018, Pantera Negra. A grande procura pelo filme no Google se dá por conta de seu protagonista, Chadwick Boseman, que faleceu este ano.

Nasce Uma Estrela também é um filme de 2018. Foi parar nos trends por causa da sua exibição na TV Globo em 23 de novembro.

Para os gamers que me leem…

…Estes trends são para vocês. Ok, não é a minha praia, mas eu admiro demais vocês.

Este é o segundo post de três, com cinco “tops 10” cada um. A próxima parte é a última sobre o que pesquisamos nesse louco ano de 2020 por aqui, descobrindo o quanto fomos – e continuamos – curiosos.

E tô postando esses tops também nas redes sociais, é só acessar @josivandroavelar. Altas dicas sobre conteúdo, não deixe de seguir, sejam curiosos o tanto quanto fomos curiosos no Google. Não é porque são as minha redes, mas porque por lá você acompanha o que acontece por aqui. E muito mais coisas de bastidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conheça o Instagram Lite Cuidado com o golpe do WhatsApp rosa Recursos de acessibilidade no Blog Josivandro Avelar Como saber se seus dados vazaram do Facebook Falha permite bloqueio de conta do WhatsApp Facebook e Instagram caíram de novo (mas já voltaram mais uma vez) Vantagens do WhatsApp Business Como postar stories do Instagram no computador sem gambiarra Vazamento de dados do Facebook Banco Central autoriza pagamentos pelo WhatsApp Como fazer backup do seu WhatsApp WhatsApp e Instagram caíram (mas já voltaram)