Image

#tbt: acompanhando as mudanças (se é que elas acontecem)

O #tbt nos ajuda a compreender as mudanças que nossa paisagem passa, se é que elas acontecem.
,

Grande parte dos meus #tbts que eu publico nas quintas-feiras (afinal, tbt significa throwback thursday) são de fotos que eu tirei há uns seis, sete anos. E estrategicamente nas quintas-feiras, o objetivo é mostrar imagens antigas para juntos acompanhar as mudanças, se é que elas realmente acontecem, afinal, tem fotos de lugares que eu tirei há vários anos que em 2023 não mudaram muita coisa.

Mas a coluna de cidade de todas as quintas-feiras precisa existir. Porque o projeto que você conhece e lê todos os dias não existe sem ter como plano de fundo e cenário principal a cidade onde eu nasci e moro há 35 anos, de onde eu conheço cada passo e cada palmo, como talvez poucos a conhecem.

Não que eu não tenha vontade de voltar a tirar fotos de paisagens como antes, porque no dia do eclipse eu fiz isso. O pouco que eu consegui fazer, fiz uma coisa memorável e inesquecível, que bem, é uma coisa que a fotografia se encarrega de fazer. E bem, naquela ocasião nem foi #tbt, isso vai ser daqui a uns quatro, cinco anos no mínimo.

O #tbt de hoje e a foto que está no destaque de topo foram com fotos da Avenida Dom Bosco, no Cristo Redentor que é um, digamos, parque linear não reconhecido como tal, já que é uma rua larga com uma faixa de tamanho padrão para carros de um lado, e um calçadão em ziguezague padronizado com várias árvores de outro.

A última reforma realizada nessa via foi em 2012. Hoje, vários pontos da calçada estão rachados e até levantados, e refazer esses pontos não seria caro. É um local que merece atenção, até pelo fato de muita gente utilizar o local para caminhada, e o que encontra é uma pista de obstáculos.

Talvez um dia eu volte a tirar fotos das paisagens do bairro, é verdade, mas para isso eu preciso encontrar um monte de coisas além da câmera: tempo, motivação, afinal, o volume de trabalho da época não era tão grande como hoje. Mas as fotos, elas irão voltar com força total. Como tantas coisas que eu fui voltando a fazer com a agenda que eu estabeleci.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  3. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  4. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  5. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
  6. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.