Surreal, mas é a vida real

Queria imaginar que pudesse ser mentira, mas não é. Quem diria que ficaria quase dez dias inteiros dentro de casa, sem previsão de saída por tempo indeterminado? Já me adaptei a isso e pelos motivos que já expliquei anteriormente, é para preservar a saúde. Como todo mundo está fazendo nesse momento. É algo surreal, mas é a vida real.

Por isso queria chamar atenção para a imagem de abertura deste post. Essa foto é de uma rua de Leeds, no Reino Unido, que mostra na descrição do fotógrafo Dan Burton, que fez essa imagem, uma rua vazia quando as pessoas finalmente levam a sério o distanciamento social. Queria compartilhar com vocês essa imagem sem a arte por cima para você entender o impacto disso tudo.

E do quão perto isso está de nós, de qualquer lugar do mundo até a sua rua.

Foto de Dan Burton no Unsplash

Repare nesse letreiro eletrônico do lado direito, onde se lê:

Stay home
Protect the NHS
Save lives

Traduzindo: Fique em casa; Proteja o NHS; Salve vidas. O NHS é o National Health Service, sistema público de saúde do Reino Unido. Trata-se do segundo maior sistema público de saúde do mundo, perde só para quem? Para o nosso Sistema Único de Saúde brasileiro.

É justamente para não sobrecarregar o sistema de saúde que foi determinada uma quarentena. É uma medida pesada, mas foi necessário para evitar a propagação do coronavírus, que é muito rápida.

Veja aqui a contagem de casos de coronavírus em tempo real

Leeds pode ser muito longe de João Pessoa. Mas está muito perto de nós ao mesmo tempo quando se está também em quarentena. O comércio está fechado. O que é essencial para alimentação e saúde – essenciais como supermercado, padaria, farmácia – funciona. O transporte público aqui em João Pessoa foi inteiramente paralisado, com linhas especiais para profissionais de saúde.

E desde então não saí mais daqui. E nem sei se vou poder.

O mundo anda em marcha lenta, devagar quase parando. Um momento surreal de nossas vidas. Não é mentira, é o mundo real diante de nós.

Compartilhe este post