Stories que não deram certo: Twitter vai largar os Fleets

Quando algo parece que não é feito para você, não adianta insistir. É assim que o Twitter vai encerrar no dia 3 de agosto os Fleets, que vem a ser a tentativa de stories da rede social. Em outras palavras: as stories do Twitter não deram certo. A justificativa foi de que a ferramenta não fez tanto sucesso quanto eles imaginavam.

A rede social promete implementar as ferramentas que estavam nos fleets nos tweets normais, como a rede é e sempre foi, e diz muito sobre a rejeição dos fleets. O topo da página seguirá ocupado pelo Spaces, que é um formato de áudios ao vivo que remete ao Clubhouse.

O anúncio foi feito hoje no blog do Twitter.

E nem precisa de muito para entender porque o recurso não deu certo, afinal, é mexer em algo que os usuários tem um foco certo: o de compartilhar ideias no instante em que elas acontecem, praticamente.

Foco no que interessa: tweets

O Twitter é uma rede social que trabalha basicamente com palavras. Com pensamentos. E é basicamente aquilo: uma rede social onde você compartilha um pensamento de até 280 caracteres com uma foto, vídeo, ou não. E nada sai sem as palavras. Qualquer outra coisa diferente disso foge do foco e do propósito da rede social.

E bem, guardem essa imagem que é histórica. Definitivamente.

A imagem do primeiro dos muito poucos fleets de Josivandro Avelar. Stories do Twitter que não deram certo. Fim da descrição.
Compartilhe se fez parte da sua infância.

Ao que se vê, o Twitter é uma rede social que entendeu qual é o seu foco e tirou disso uma lição para aprimorar. Já as redes do Facebook, bem, é aquilo que você viu nas últimas semanas com o CEO do Instagram tentando focar na concorrência em vez de aperfeiçoar a ferramenta para aquilo que realmente interessa.

Entender o seu foco é o caminho. O Twitter tem uma essência. E é a essência de cada rede social que precisa ser preservada, afinal, estamos em várias ao mesmo tempo e por vários motivos diferentes, com modos de interagir diferentes.

Estou no Twitter, onde sou @josivandro – o nome “josivandroavelar tem 16 caracteres, os usernames são até 15 caracteres, por isso o “avelar” não coube. E as demais redes sociais que eu estou estão aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Recursos que estão chegando no WhatsApp Recursos de segurança do Instagram Bug da câmera do WhatsApp resolvido Backups mais seguros no WhatsApp WhatsApp em quatro dispositivos O bug da câmera do WhatsApp Fotos em alta qualidade no WhatsApp?! O Instagram não é mais uma rede social de fotos?! Como ganhar dinheiro no TikTok Mídias autodestrutivas no WhatsApp?! Links do Instagram para todos?! Pagamentos pelo WhatsApp liberados para todos