A SALVAÇÃO DO VELHO GUERREIRO- PARTE 2

No capítulo passado da série, fiz uma introdução rápida – de só 548 palavras – sobre o primeiro celular Android que tive e que até hoje guardo para coberturas externas, como a do fechamento do anel interno da Lagoa. Nesta segunda parte, irei mostrar os dois primeiros aplicativos instalados nele, todos leves, afinal, a memória do celular é extremamente curta.

IPobre

A única maneira de utilizar o Galaxy Y para as funções as quais ele desempenhava no blog e na vida era realmente como uma câmera e como um player. Como uma câmera, pois a câmera dele não decepciona. Como um player, porque ao menos dá para sair de casa ouvindo música nele. O nosso IPobre – como batizamos o nosso Velho Guerreiro em referência ao IPod Touch da Apple, que na prática é um IPhone sem chip de celular – foi devidamente customizado com as funções de player, câmera e social.

Para cumprir os pré-requisitos de player e social, é fundamental ter duas coisas: Wi-Fi e o Google Play. O primeiro para os dois funcionarem, o segundo para baixar os aplicativos necessários para a reintegração de nosso Velho Guerreiro. Cabe lembrar que o Velho Guerreiro não terá chip; a minha linha telefônica – nela inclui-se o WhatsApp – encontra-se no Moto G.

O celular foi requalificado e foram instalados quatro aplicativos para aproveitamento do aparelho, além de suas funções básicas de fábrica. O celular havia passado antes por um root para isso, afinal não sabemos como a Samsung teve a petulância de instalar dois jogos num aparelho tão limitado como esse.

Social: Facebook Lite

Se o aplicativo do Facebook é tão pesado que sozinho ocupa praticamente todo o espaço de memória do Galaxy Y, o Facebook Lite é a solução para o seu problema. O aplicativo não tem nem 50 KB direito e pode ser instalado em qualquer celular Android a partir da versão 2.2 do sistema operacional. O objetivo do Facebook Lite é se adaptar as limitações tanto das redes de telefonia celular, uma vez que funciona em conexões 2G das mais fuleiras, até se adequar ao espaço de celulares igualmente fuleiros.

IMG_20160416_231019

Não foi para menos que conseguimos instalar o aplicativo no nosso Velho Guerreiro. 0,45 MB é fichinha para um aparelho desses, que instalou o aplicativo com tranquilidade. Ele funcionou bem em nossos testes, feitos obviamente com o perfil pessoal do editor deste blog. E olha que o Facebook do editor é bem lotado de informações; o perfil, cinco grupos, cinco páginas para administrar, 100 páginas curtidas, 270 amigos, etc.

Player: PCRadio

Com o funcionamento pleno do Wi-Fi, pude instalar um aplicativo de rádio no Galaxy Y, que complementa o rádio FM que ele já possui instalado de fábrica. Enquanto podemos usar o rádio FM para ouvir as estações locais, o PCRadio permite ouvir estações de vários locais do mundo num aplicativo de nada mais, nada menos do que 3,3 MB.

IMG_20160416_161845

Com velocidade mínima de 2,4 Kb/s, o PCRadio permite a captação de emissoras de rádio de vários pontos do mundo, além de rádios com discografias de artistas e outras rádios online que permitem ouvir tudo no vitrolão; rádio 24 horas só tocando músicas. Um aplicativo muito bem elaborado para o seu tamanho e para o que ele se propõe, e tem cumprido essa função muito bem.

No próximo post mostrarei mais dois aplicativos instalados no Velho Guerreiro. Sim, consegui dar um jeito de arrumar espaço para essa proeza, e é o que mostrarei no próximo post.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *