Postando no Instagram pelo computador – literalmente – sem gambiarra

Em ocasiões anteriores, mostrei como postar no Instagram pelo computador sem gambiarra, usando ou o Estúdio de Criação ou o Business Suite. Porém certamente você pode ter recebido uma novidade que é uma mão na roda e que vai facilitar muito a vida do social media. Vou além: do usuário comum. De você que está lendo. Sim, esse post é para você!

Porque este post é para você? Porque agora o Instagram está dando a possibilidade de qualquer usuário, seja ele conta pessoal, criador de conteúdo ou comercial, postar no computador. E direto, no site da rede social pelo computador.

O recurso permite que você poste imagens e vídeos (de até 60 segundos) pelo computador de forma direta, como gosto de dizer, sem gambiarra. Aliás, essa é a definitiva para perfis pessoais, já que criadores de conteúdo e contas comerciais contam, como já bem disse, com o Estúdio de Criação e o Business Suite, mas também contarão com esse novo recurso.

Prova disso é que o tutorial que eu vou ensinar a seguir foi feito na conta do podcast Luneta Sonora, que é criador de conteúdo, tem gerenciamento pelo Estúdio de Criação e Business Suite, porém recebeu o recurso. O que a minha própria conta, por exemplo, ainda não recebeu.

E como eu tenho que ensinar de qualquer maneira, atualizei o Luneta Sonora duas vezes; na apresentação em vídeo que você vê no TikTok, IGTV e YouTube, e nesses prints que você verá aqui e na web story.

Então, bora lá?

Olha como é fácil

1- Acesse instagram.com e adicione o login e senha da sua conta. Verifique se existe um botão de + na barra de cima, entre o botão de Direct (mensagens) e o de Discover (descobrir).

Só para você entender a diferença, a minha conta principal não tem ainda esse botão.

2- Se sim, clique nele. Você vai encontrar esta tela. Clique em “Selecionar do computador” para abrir a janela de arquivos.

Você pode selecionar de uma até dez imagens ou vídeos de até 60 segundos – o máximo permitido para um post, ou seja, você pode postar carrossel se quiser.

Se o vídeo passar de 60 segundos, já não é aí. É formato de IGTV e há um espaço de upload específico também pelo computador.

Por ora, você só pode postar fotos e vídeos (feed e IGTV). Ainda não é possível postar stories (pelo computador, só no Business Suite) e reels.

3- Selecione um formato para a imagem. Se não precisar, pule para a próxima etapa.
4- Selecione um filtro caso deseje, se não, pule para a próxima etapa.
5- Você pode marcar pessoas na foto se desejar. Se não desejar, pule para a próxima etapa.
6- Adicione a legenda da foto, e se desejar, as hashtags.

Abaixo você pode adicionar a localização, um texto alternativo (para leitura da imagem para pessoas com algum tipo de deficiência visual) e em “Configurações avançadas”, você pode definir se permite ou não comentários na foto.

Concluído tudo isso, clique no botão azul “Compartilhar”.

8- Aguarde…
9- Seu post está no ar.

E aí está ele.

Dá uma olhada no resultado ao vivo:

No formato preferido da galera

Sim, criei web stories com o passo-a-passo que você viu acima, e certamente muitos vão chegar neste post através delas. Então, confere aí se você ainda não viu.

E aí, chegou para você?

Se não chegou, não se desespere: vai chegar. Como bem disse, está chegando aos pouquinhos. E logo vai ser mais um meio para você postar no Instagram pelo computador sem depender tanto assim do celular.

E aí, curtiu? Tem mais dicas rápidas assim nas minhas redes sociais, bem como no Instagram. Siga-me por lá e confira muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

100 histórias A mudança das cores do WhatsApp Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos Celulares onde o WhatsApp vai parar de funcionar Como funciona a verificação de contas no Instagram Como aparecer na pesquisa do Instagram Lista Telefônica é da sua época? Onde o WhatsApp vai parar de funcionar O Instagram bugou de novo! Ouvindo áudio antes de postar no WhatsApp Web Política de privacidade do WhatsApp ajustada para o Brasil Instagram dá fim ao “arrasta para cima”