Agendador do Facebook: Postando no Instagram pelo computador sem gambiarra

Adaptei para cá um post que eu escrevi no blog da 612 Comunicação no ano passado para passar uma dica que vale para tudo, principalmente para você que quer atualizar suas mídias sociais com regularidade nessa quarentena: é o agendador nativo do Instagram, para que você possa postar nessa mídia social puramente mobile pelo computador. Você leu bem, é nativo – o Instagram é do Facebook, ou seja, não tem gambiarra.

A ferramenta é gratuita e está disponível para os proprietários e administradores de páginas do Facebook. Os agendamentos são ilimitados. A 612 Comunicação testou na ocasião – adivinha com quem – com o cliente Ônibus Paraibanos para saber se realmente funciona. Veja os resultados e entenda melhor.

O mais incrível de tudo isso é que depois de quase dez meses que escrevi este post no blog da 612 Comunicação, a ferramenta não mudou absolutamente nada. Logo, não precisaria refazer o teste; pego as fotos que tenho aqui no acervo mesmo. O Facebook deveria ouvir as nossas preces e adicionar mais funcionalidades.

Enquanto isso, vamos com o que temos. Siga os passos e aprenda como é que funciona. É bem simples, logo logo você está um craque.

Onde está o agendador?

Para acessar a ferramenta de agendamento, acesse o Estúdio de Criação do Facebook no seu computador. A tela que você vai encontrar é esta aqui:

Print da página inicial do Estúdio de Criação do Facebook. Fim da descrição.

Aqui em cima, você encontra um seletor entre o Facebook e o Instagram. Daí você seleciona o Instagram e vai encontrar esta tela – é nela que está o agendador de posts que vamos utilizar.

Print da página inicial do Instagram no Estúdio de Criação do Facebook. Fim da descrição.

O máximo que você vai encontrar é a relação de todos os posts das contas que você adicionou. Mas se você ainda não fez isso, vá em “Contas do Instagram” e adicione as contas que você gerencia – não importa quantas, desde que estejam vinculadas as páginas que você gerencia. Se ela já tiver vinculada, você não precisa fazer nada, ela aprece no Estúdio de Criação.

Você pode adicionar e excluir os perfis a partir daqui.

Exibição do Estúdio de Criação do Facebook para Instagram, exibindo as contas disponíveis para agendamento e postagem. Fim da descrição.
Selecionando a conta

Escolhemos o cliente Ônibus Paraibanos para o teste do agendador de posts – bem, acho que já disse isso, mas não custa reforçar.

Vá em “Criar publicação” – que é esse botão azul que aparece à sua esquerda. Você pode selecionar entre “Feed do Instagram”, para postar uma foto ou um vídeo de até 60 segundos, e “IGTV”, para postar vídeos superiores a 60 segundos.

Exibição do Estúdio de Criação do Facebook para Instagram, mostrando a seleção de "Criar publicação" entre "Feed do Instagram" e "IGTV". Fim da descrição.

Na época do post da 612 Comunicação, tinha dito: “Já começou bem, Facebook – sqn”. Com o cada vez maior volume de stories sendo postados no Instagram e a eficiência comprovada desse recurso, eles conseguiram se esquecer desse detalhe. Infelizmente você não pode postar stories aqui. Aquele post é de 10 de agosto de 2019, e você continua sem postar stories aqui.

Lapsos do Facebook à parte, vamos voltar para o “Criar publicação”, e aqui selecionamos “Feed do Instagram”. Abrirá-se uma janela com as contas que você gerencia. Vamos selecionar a do Ônibus Paraibanos neste exemplo.

Exibição do agendador de posts do Facebook mostrando as contas disponíveis para postar no Instagram. Fim da descrição.
Preparando o post

Agora vamos ao post propriamente dito.

Do passo anterior, abrirá-se mais uma nova janela. Nela você tem o espaço de texto com o número de caracteres determinados (2200), e o número máximo de menções (30) e hashtags (30) que você pode adicionar, do contrário seu post não será liberado para ir ao ar. Você pode adicionar a localização do post, se preferir também.

Exibição do agendador de posts do Instagram, mostrando a caixa de texto e localização. Fim da descrição.

No momento em que você selecionar a imagem, vão aparecer as opções “Do carregamento de arquivos”, onde você adiciona uma imagem do seu computador, ou “Da Página do Facebook”, onde você adiciona uma imagem que já foi postada na página do Facebook na qual você vinculou o perfil do Instagram selecionado.

Exibição do agendador de posts do Instagram, mostrando a caixa de adição de fotos, com os seletores carregamento de arquivos e página do Facebook. Fim da descrição.

Vamos selecionar “Carregamento de arquivos” e adicionar a imagem. Aguarde completar 100%, ou seja, completar a carga da imagem. Caso você queira publicar a mesma imagem na página do Facebook com a qual você vinculou o perfil do Instagram, selecione a caixa de seleção abaixo da imagem.

Exibição do agendador de posts do Instagram, com a foto selecionada para o post. Fim da descrição.

E aí você adiciona o texto, respeitando as coordenadas dadas. Você ainda pode adicionar a localização da imagem se preferir.

Exibição do agendador de posts do Instagram, com o texto adicionado com hashtags, respeitando as diretrizes determinadas. Fim da descrição.

Neste texto, ainda poderia adicionar 1963 caracteres – máximo é de 2200 -, mencionar 30 usuários – máximo é de 30, mas não mencionei ninguém -, e ainda adicionar 25 hashtags – máximo é de 30 -, mas optei por usar só cinco. Adicionei ainda a localização.

Colocando no ar pra todo mundo ver

Agora, vamos colocar no ar. Se você quiser colocar no ar agora, clique em “Publicar”. Mas se você quiser agendar, selecione a setinha ao lado do botão “Publicar” e selecione “Programação”. Você só pode estabelecer um horário entre 10 minutos e 6 meses.

Vamos estabelecer o horário de publicação do nosso post para 10 de agosto de 2019 – foi a data que o teste foi feito, então fica de exemplo -, às 03:40.

Exibição da ferramenta de agendamento do Instagram, mostrando a lista de posts que já foram ao ar e o que foi programado para entrar no ar. Fim da descrição.

O post programado já está na listagem. Agora vamos esperar ele de fato entrar no ar.

Exibição do agendador de posts do Instagram, mostrando a lista de posts que já entraram no ar nas contas, além do post que foi programado. Fim da descrição.

E eis o resultado ao vivo:

Avaliação do social media da agência

Achei – e ainda acho – essa ferramenta nativa do Instagram para o computador um pouco principiante e superficial – e meses depois continua sendo – para o que se propõe, principalmente para quem tem que extrair o máximo do Instagram como a 612 Comunicação sempre costuma fazer. Por essa razão, não substituiria a atual ferramenta de agendamento que usamos pela do Facebook.

A impressão que dá é que o Facebook ainda não entendeu o social media – e pelo visto continua sem entender. Na ocasião, publicamos três posts para o cliente usando essa ferramenta nativa. Eu poderia ter marcado os users das empresas que queria marcar nos posts do Ônibus Paraibanos dentro das fotos que divulgam matérias com seus ônibus, como o MLabs me atende nisso em outras contas da agência – e aliás muito bem -, por exemplo. Mas adicionei nos textos.

Como mencionado, não posso postar stories pelo computador – recurso esse ainda não adicionada no agendador nove meses depois. Mas os clientes usam muito esse recurso, como posso abrir mão? Não posso abrir mão de uma ferramenta que me dê reforço na postagem de stories enquanto eu faço isso para o cliente. Ele tem que estar o tempo todo presente.

Conclusão

A ferramenta funciona, é eficiente, cumpre o que faz, mas por não ser muito intuitiva nem oferecer as possibilidades que gostaria de passar para o cliente, eu não recomendaria nem para um iniciante. Nem um calendário para organização tem. Até o Hootsuite consegue ser melhor intuitivo em sua versão gratuita, limitada a 30 agendamentos. E é a ferramenta que estava sendo empregada – e continua sendo – no Ônibus Paraibanos para agendamentos via computador. Melhor continuar usando ela mesmo para o cliente, mas sem desconsiderar esta ferramenta, que aliás o UNIBUS RN já usa.

A melhor ferramenta vai do uso de cada um, e essa é uma impressão que tive sobre ela. O Facebook tem muito a melhorar ainda se quiser manter ferramentas de gerenciamento eficientes e completas para as suas próprias mídias sociais. Tem que ouvir o que os profissionais de social media tem a dizer, sim!

Para todos os bolsos e possibilidades de cada perfil, vale a dica do agendador de posts do Facebook, que é bem fácil de usar, apesar de não ter tantos recursos, porém cumpre o básico e quebra um galho.

Para ter acesso a ferramenta, é só ir até o Estúdio de Criação do Facebook.


Este post foi adaptado do post “O agendador de posts do Instagram realmente funciona? Só testando para ver” que eu escrevi no blog da 612 Comunicação, com algumas pitadas a mais de atualização e informalidade, bem como compartilho os resultados dos testes da época.

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