Você viu aqui no Blog Josivandro Avelar que o WhatsApp anunciou o recurso de comunidades, mas ainda não o disponibilizará imediatamente. A Meta só deve liberar esse recurso no Brasil depois das eleições, ou seja, no mínimo até o final de outubro ou início de novembro, se contar a possibilidade de segundo turno. Isso se dá pelo recurso ser praticamente um agrupamento de grupos, o que deve mudar a dinâmica de como lidar com eles.
Isso se deve a um acordo com o TSE, onde a plataforma não iria implementar mudanças tão significativas na plataforma antes das eleições. Ou seja, essa mudança não vai acontecer no período de propaganda eleitoral e antes dela, num esforço de garantir que as plataformas de mensagens não sejam veículos de desinformação. Foi nessa que o Telegram quase se ferrou.
Esse intervalo tão longo de tempo dará tempo para o WhatsApp melhorar o recurso, já que as comunidades terão bem mais amplitude que os grupos em termos de dimensão de onde as mensagens irão chegar. E olha que para a modalidade atual de grupos, o WhatsApp já está limitando ao máximo os encaminhamentos.
A preocupação é válida. Assim sendo, desse modo, o recurso só estará disponível por aqui no final de outubro ou início de novembro. No mínimo. Até lá, como bem dito, o WhatsApp deve aplicar as melhorias que forem possíveis para que o recurso já nasça a prova de eventuais problemas. E é basicamente isso que o WhatsApp não quer nesse momento: problemas.
Siga-me nas redes sociais, em especial no Instagram, para mais informações e dicas. E não perca nenhum detalhe por aqui; quando houver novidades, eu conto.